Se existe um conjunto de palavras que mais causa dúvidas na hora de se escrever um texto, esse é o dos porquês (porque, porquê, porque, por quê). Muito discutido e com muita confusão em torno da sua aplicação, o assunto gera dúvidas até entre os escritores mais experientes.
Para que o uso dos porquês seja feito da maneira correta, é fundamental entender e distinguir cada uma das suas quatros formas. Confira!
Vamos aprofundar e apresentar exemplos para todos os porquês, mas aqui vai um macete para o uso dos porquês:
O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.
Porquê, junto e com acento, é usado quando se pretende indicar um motivo, razão ou causa. Aparece precedido de artigo ou junto de um pronome ou numeral. Pode ser substituído por o motivo, a causa, entre outros.
O por que, separado e sem acento, é utilizado no início de uma pergunta ou para relacionar com um termo anterior. Como pergunta, é substituído por por qual motivo, por qual razão etc. Já como um termo relativo, pode ser trocado por pelo qual, por qual, entre outros.
O uso do por quê, com acento e separado, é feito em interrogações, sempre no final da frase. Deve ser seguido de um ponto final ou de interrogação. Pode ser substituído por por qual motivo ou por qual razão.
Viu só? Não é tão difícil assim. O importante é entender bem as regrinhas de cada um para conseguir fazer seu texto utilizando os porquês corretamente. Se quiser aprender essa e outras matérias para o Enem, aproveite e cadastre-se no Stoodi para ter acesso a mais conteúdos:
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está no seu radar de universidades para tentar uma…
Se você já passou horas estudando e, dias depois, percebeu que esqueceu quase tudo, saiba…
O vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre os mais disputados do país.…
Estudar para o Enem e vestibulares exige estratégia, o que também envolve aprender o máximo…
Se você está buscando informações completas sobre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), chegou ao…
Você já ouviu falar na geração de 1945? Essa fase marca um novo momento da…