Na língua portuguesa, muitas palavras com a mesma sonoridade e grafias diferentes têm significados distintos, confundindo até mesmo os falantes mais estudados.
É este o caso de “sede” e “cede”. Quer saber como usar cada uma? Então continue lendo este post e descubra: sede ou cede!?
Tanto “sede” quanto “cede” existem na língua portuguesa e estão grafadas corretamente. Enquanto uma é um substantivo, a outra é a conjugação de um verbo.
“Sede” escrito com S é um substantivo que indica, principalmente, a vontade de beber. Para esse sentido, a palavra deve ser pronunciada com vogal fechada na primeira sílaba (ê).
Também pode significar uma cidade, empresa, prédio ou estabelecimento principal, como a sede de algo. Nesse caso, deve ser pronunciada com vogal aberta na primeira sílaba (é).
“Sede” também pode ser a conjugação do verbo “sedar”, sinônimo de anestesiar. As aplicações podem ser vistas nos exemplos abaixo:
Já a palavra “cede” escrita com C é uma forma conjugada do verbo “ceder”. Assim, “cede” é a conjugação desse verbo na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou também na segunda pessoa do singular do imperativo. Pode ser conjugado como:
No imperativo, conjuga-se:
A aplicação pode ser vista nos exemplos abaixo:
Conseguiu entender as diferenças entre as palavras sede ou cede? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi!
Faça já o seu cadastro no Stoodi, e aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera nos conceitos da Língua Portuguesa!
A primeira fase do Modernismo brasileiro fez parte de uma série de movimentos culturais no…
Está em busca de uma universidade pública de qualidade e excelência no Nordeste? A Universidade…
Descubra tudo sobre pseudofrutos e se prepare para o ENEM
A Unesp — Universidade Estadual Paulista é uma das faculdades mais renomadas no Brasil. Quer…
A Unesp é uma universidade renomada, preparada para os desafios do mercado de trabalho e…
Entre as grandes universidades públicas do país, explore tudo que você precisa saber sobre a…