Algumas palavras no vocabulário da Língua Portuguesa geram bastante dúvida, principalmente se considerarmos a forma como se escreve e como se fala. Muitas vezes, erros acabam passando batido.
Palavras que apresentam em sua grafia “s” ou “c” com a mesma sonoridade podem confundir muita gente. Esse é o caso de “sido” e “cido“. Descubra agora como escrever essa palavra corretamente!
A forma correta de se escrever essa palavra é com “s”, sido. “Sido” consiste na conjugação do verbo “ser”, no particípio. Este é um verbo bastante irregular, sendo utilizado em vários contextos diferentes e para uma infinidade de funções.
Pode significar o ato de estar, de existir, de viver, de tornar-se, de acontecer, entre diversas outras variações. O tempo do particípio é responsável por transmitir noções de conclusão da ação, indicando sua finalização. Muito utilizado em tempos compostos, orações reduzidas e locuções verbais.
Abaixo, você confere a conjugação verbal do verbo “ser” no futuro do presente do indicativo e no presente do subjuntivo, observando que em nenhuma das flexões aparece a letra “c”:
Futuro do presente do indicativo:
Presente do subjuntivo:
Como é possível perceber, não há grafia de “c” na palavra “sido”. O mesmo acontece nas formas nominais do verbo:
Agora, exemplos da aplicação de “sido”:
Curtiu nosso post? Então, fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português! Cadastre-se grátis:
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…