Categorias: Dicas rápidas

Tucano: características, fotos e mais!

O tucano é um dos principais símbolos brasileiros. Conhecido por ser uma espécie visualmente agradável, ele apresenta grande importância ecológica, já que dispersa diversas sementes por todo seu habitat.

Assim, é importante ficar atento às suas principais características, já que elas podem aparecer no vestibular. Boa leitura!

Características dos tucanos

Os tucanos pertencem à ordem Piciforme, da família Raphastida, sendo encontrados principalmente no México, Brasil e Argentina. Por fazerem parte dessa família, os tucanos são capazes de projetar a sua cauda para frente, criando um local seguro para dormir.

É importante destacar que as aves não apresentam hábitos migratórios, optando por viver em bandos e cuidar das proles, alimentando-se de frutas, insetos e pequenas presas.

Comportamento dos tucanos

tucano

Não é incomum ver diversos tucanos juntos, alisando suas penas e dormindo no mesmo local. Isso acontece porque eles se desenvolvem em conjunto, sendo bastante dóceis e inteligentes.

Além disso, os tucanos se reproduzem durante a primavera e o verão, criando em média quatro ovos. Esses devem ficar incubados por 18 dias, sendo cuidados tanto pelo macho quanto pela fêmea.

Onde vivem os tucanos?

Mas, afinal, onde os tucanos vivem? Eles podem ser encontrados nas árvores de regiões tropicais, principalmente em fendas e ocos. Esses locais devem apresentar segurança para garantir a vida em bando.

Espécies de tucanos

Atualmente, existem muitas espécies conhecidas de tucanos nas regiões tropicais. Dê uma olhada nas principais:

  • Tucanunçu, encontrado no Brasil (Amazônia e cerrado), Paraguai, Bolívia e Argentina. Pode chegar até 56 centímetros, com bico alaranjado e uma mancha preta na ponta. Suas penas são negras, com o redor dos olhos laranja e pálpebras azuis.
  • Tucano-grande-de-papo-branco, encontrado no Brasil, Venezuela e Bolívia. Pode chegar a 58 centímetros, com peso de 700 gramas.
  • Tucano-de-bico-preto, presente em maioria no Brasil. Possui apenas 42 centímetros e há quatro sub-espécies pelo país.
  • Tucano-de-bico-verde, presente no Brasil (região sudeste), Paraguai e Argentina. Pode chegar a 48 centímetros, de papo amarelo e o bico é verde.

Estudar sobre o reino animal, principalmente as espécies características do Brasil, é uma etapa fundamental na preparação para o vestibular. Aproveite e aprofunde seus conhecimentos em biologia com nossos exercícios!

Stoodi

Postagens recentes

O que é o P-Fies e como conseguir?

Durante muito tempo, o acesso ao Ensino Superior privado era considerado difícil para muitos estudantes,…

% dias atrás

Tudo que você precisa saber sobre a UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é um lugar que pode abrir muitas portas…

% dias atrás

Heteroidentificação: como funcionam as bancas de verificação de cotas?

A política de cotas raciais é uma das principais ferramentas para promover a inclusão e…

% dias atrás

Tabela de Pontos ENEM: Um Guia

Saiba quais são as notas de corte do Enem para cada curso, onde utilizar essas…

% dias atrás

Tudo sobre a Nota de Corte do Sisu 2025

O processo de entrada no Ensino Superior passa por diferentes métodos de seleção, dependendo da…

% dias atrás

Tudo que você precisa saber sobre a UFES

Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…

% dias atrás