Em algumas regiões do nosso imenso país, a pronúncia do R em final de palavra é tão fraquinho que quase desaparece: em Minas Gerais, por exemplo, na fala coloquial pronuncia-se “colocá”, “brincá” e “nadá” em vez do soante “colocar”, “brincar” e “nadar” dos paulistas.
Essa é uma riqueza cultural do Brasil, característica de sua diversidade. Porém, a escrita é unificada e normatizada, e não dá para confundir quando coexistem as duas formas: vê ou ver? Siga a leitura e descubra quando usar cada uma delas.
Vê ou ver: quando usar? Não se desespere, é muito fácil. Vamos, primeiro, diferenciar as duas palavras: ver é o verbo no infinitivo e vê é a forma verbal conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo. Para você não se perder, acompanhe a conjugação completa:
Ficou na dúvida ainda? Veja os exemplos!
Viu a diferença entre ver e vê?
Viu como não é complicado? Vê tem sempre um sujeito que pode ser substituído por ele. Uma outra dica é conjugar o verbo em outro tempo e modo, só para tirar a dúvida. Vamos tentar o pretérito perfeito, usando os exemplos anteriores?
A palavra é usada, nesse caso, na terceira pessoa, mas ela também pode ser usada com a segunda pessoa do singular (tu) no modo imperativo afirmativo. E o que significa ver? É o que falaremos no próximo tópico, logo após os exemplos.
O verbo ver pode ser usado em muitos sentidos, como presenciar, reparar, olhar, enxergar, calcular, supor, entre outros. Depende do contexto em que aparece. Nos exemplos a seguir fica mais claro:
Ver ou vê? Já sabe que os dois estão corretos e podem ser usados na Língua Portuguesa, não é? Só não pode se deixar levar pela pronúncia! Você também pode ver nossos conteúdos especiais: exercícios e videoaulas. Cadastre-se gratuitamente no Stoodi:
Quem está começando a se aventurar no mundo dos concursos públicos ou já é concurseiro…
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…