O novo acordo ortográfico, de janeiro de 2009, trouxe para os brasileiros uma série de dúvidas. Algumas palavras perderam a acentuação, enquanto outras mudaram totalmente a forma de escrever.
Esse é o caso de “veem” e “vêem”. Quer saber como escrever essa palavra corretamente? Então continue lendo este post!
Segundo a Nova Ortografia, promulgada em 2009, os verbos conjugados na terceira pessoa do plural, terminados em -eem, não serão mais acentuados com o acento circunflexo. Isso vale para verbos como: ver (veem), dar, crer, ler, entre outros.
O acordo ortográfico de 2009 retirou o acento das palavras flexionadas com terminação em -eem. Entretanto, as palavras terminadas em -em não perderam o acento, o que significa que verbos como “vir” e “ter”, conjugados na terceira pessoa do plural do presente do indicativo mantêm o acento.
“Veem” é a forma conjugada do verbo “ver”, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo. Esse verbo tem vários significados, podendo indicar ações de enxergar, assistir, visitar, observar, avaliar, lembrar, descobrir, entre várias outras.
Dessa forma, a conjugação do verbo “ver”, no presente do indicativo, é:
A palavra “veem” pode ser aplicada em frases como:
A aplicação das novas regras do acordo ortográfico pode ser confusa, mas estudando com calma o que mudou você consegue entendê-las e não errar mais!
Curtiu o post? Tirou suas dúvidas? Então fique ligado para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios incríveis para ficar fera no português! Cadastre-se grátis:
O vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre os mais disputados do país.…
Estudar para o Enem e vestibulares exige estratégia, o que também envolve aprender o máximo…
Se você está buscando informações completas sobre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), chegou ao…
Você já ouviu falar na geração de 1945? Essa fase marca um novo momento da…
Se você é um candidato para vagas no Ensino Superior no próximo ano, um dos…
Foi num cenário marcado pela censura religiosa, pela força do absolutismo e pelo domínio do…