Uma prática muito comum dos estudantes que estão se preparando para o Enem e vestibular é fazer vários simulados ao longo do ano. Você já fez algum? Se a sua resposta for não, vamos te dar 5 motivos para participar do próximo simulado do Stoodi.
Como o próprio nome diz, esse exercício é uma simulação do dia da prova. Então, você vai fingir que chegou a hora de fazer o Enem (ou qualquer outro vestibular), vai separar a quantidade de horas disponíveis para o exame, levar uma garrafa de água e alguns chocolates para o seu quarto e vai resolver todas as questões, sem consulta, sem conforto e com toda a pressão possível.
Fazer simulado é legal por dois motivos:
Fazendo simulados, você vai entender a dinâmica do processo seletivo do Enem, vai precisar administrar o tempo de cada questão e vai fazer a interpretação de texto dentro das condições específicas.
1. Se preparar psicologicamente para o momento da prova
Uma das coisas mais difíceis de gerenciar durante os processos seletivos é o nervosismo. Com os simulados, é mais fácil se acostumar com aquela atmosfera séria que envolvem as provas oficiais.
2. Funciona como uma lista de exercícios
O simulado é como uma lista de exercícios direcionada para o seu vestibular. Você encontrará questões antigas ou novas, formuladas dentro do mesmo padrão. Sendo assim, você pode colocar em prática tudo que viu na teoria.
3. É um termômetro para as suas expectativas
Os vestibulares costumam acontecer uma vez ao ano. Já pensou ter que esperar tudo isso para “medir” o seu desempenho? Às vezes, esperamos um resultado e nos surpreendemos com outro.
O simulado te dá um norte, nesse sentido. Com o resultado de cada aplicação, você pode saber administrar melhor as suas estratégias e expectativas.
4. Te ajuda a entender o formato das questões
Outro quesito muito interessante dos simulados é que você pode entender o jeitão da sua prova.
Cada vestibular tem uma abordagem um pouco diferente, tem dicas específicas e espera algo diferente do candidato. Por isso, leia com muita atenção cada enunciado e procure analisar qual é o contexto de cada pergunta.
5. Mapeia suas competências
No simulado, você testa os seus conhecimentos. Será por meio do resultado e do gabarito que você vai identificar as matérias que ainda possui dúvidas e precisa revisar antes da prova oficial.
Esse recurso é um dos mais estratégicos para o estudante que vai prestar o vestibular, pois ele te ajuda a direcionar os seus esforços para aquilo que tem grandes chances de aparecer nas provas e te garantir mais pontos.
Viu só como participar de simulados pode te ajudar nos estudos?
Não perca o próximo simulado Enem grátis do Stoodi que ocorrerá no periodo de 28 de setembro a 08 de outubro – Atenção: As incrições se encerram dia 7 de outubro. O simulado pode ser um ótimo treino pertinho da data do Enem 2018.
“Nosso simulado é avaliado pelo sistema TRI e apresenta cerca de 20% das questões de provas anteriores para garantir uma nota mais próxima possível do exame oficial”, conclui Camila Pereira.
Clique aqui e se inscreva gratuitamente no próximo simulado Stoodi- O Simulado é 100 % online e gratuito. Fique atento, pois as inscrições encerram dia 7 de outubro, faça sua inscrição já!
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…