Cálculos, gráficos, símbolos e fórmulas. Muitos alunos ficam assustados só de pensar nas provas de Matemática e Ciências da Natureza que serão aplicadas no domingo dia 10 de novembro no Enem.
Para completar esse cenário obscuro, é muito comum os estudantes acharem que não foram tão bem quanto gostariam na primeira parte do exame – o que nem sempre é verdade, visto que o critério de avaliação TRI é sempre uma caixinha de surpresa.
O resultado dessa união não é dos melhores: os vestibulandos podem ir para o segundo dia de provas do Enem com nervosismo e sem estabilidade emocional.
Isso não é muito bom. A verdade é que a confiança é um fator fundamental que influencia no momento da prova e pode otimizar o nosso desempenho.
Para te mostrar que não é preciso se pressionar, separamos 5 motivos que vão te deixar mais tranquilo para o Enem. Confira:
Muita atenção para não negligenciar os seus estudos. A primeira coisa que você deve lembrar é que se dedicou muito durante o ano e aprendeu uma série de novos conteúdos.
Não fique preocupado em saber todos os temas abordados pela banca de prova. É muito difícil (quase impossível) dominar completamente os assuntos descritos no edital do Enem.
Então, relaxe e lembre-se que você tem um repertório (cultural, intelectual e cotidiano) muito grande. Confie nele.
Com a nova banca de avaliação, muito alunos ficaram inseguros, sem saber o que esperar do exame. Ao fazer as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, deu para ver que as questões estão basicamente no mesmo nível de dificuldade das edições passadas.
Se possível, resolva provas antigas antes do Enem e aproveite essa tranquilidade.
Outra coisa que pode te deixar um pouco mais tranquilo é o formato das questões Enem.
Falar sobre circuitos elétricos de forma técnica e objetiva, por exemplo, é uma coisa. Agora, abordar esse tema com situações cotidianas que relacionam a energia elétrica de uma casa ou outros exemplos práticos, é outra completamente diferente.
Fique tranquilo em relação aos exercícios da avaliação, pois eles apresentam questões contextualizadas no dia a dia do estudante.
No segundo dia de provas do Enem você não vai ter que se preocupar em fazer a redação. Desta forma, fica um pouco mais tranquilo gerenciar o tempo durante o exame.
Lembre-se de que você tem cerca de 3 minutos para responder cada questão. Então, se ficar preso em alguma pergunta, passe para outra e responda depois – isso evita que você perca ritmo de prova.
Para fechar com chave de ouro, temos mais um motivo para você ficar tranquilo: nossos professores mapearam as provas dos últimos anos e montaram ebooks completinhos, cheios de dicas dos conteúdos que mais caem no exame.
Se você já passou horas estudando e, dias depois, percebeu que esqueceu quase tudo, saiba…
O vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre os mais disputados do país.…
Estudar para o Enem e vestibulares exige estratégia, o que também envolve aprender o máximo…
Se você está buscando informações completas sobre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), chegou ao…
Você já ouviu falar na geração de 1945? Essa fase marca um novo momento da…
Se você é um candidato para vagas no Ensino Superior no próximo ano, um dos…