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Guia de acessibilidade no Enem: atendimento especializado

Conheça 12 serviços e recursos disponibilizados no Exame Nacional do Ensino Médio

 

Você sabia que candidatos com deficiência momentânea ou definitiva podem solicitar atendimento diferenciado para realizar a prova do ENEM? Isso quem descobriu foi Rachel Coelho, nossa aluna do Stoodi.

Em 2013, Rachel sofreu um acidente de trânsito e tornou-se deficiente física e visual. Hoje ela faz uso de muletas, estuda por meio de materiais com alto contraste e letras ampliadas – em sua maioria digitando, já que sua mobilidade da mão direita não é mais a mesma.

Em decorrência do tratamento, ela teve que interromper sua graduação na PUC-RS, onde cursava Letras. Mas agora já está tudo certo. Com a rotina adaptada, o foco atual é entrar na UFRGS – e, para isso, nossa aluna prestará o ENEM com alguns recursos e serviços especiais.
 

Mas não pense que Rachel é uma das poucas nesse barco. Para se ter uma ideia, na edição de 2015 o exame contou com mais de 57 mil atendimentos a candidatos com alguma condição especial ou deficiência. O número de pessoas com deficiência física foi de aproximadamente 21 mil. Já o número de estudantes com baixa visão somou mais de 11 mil, por exemplo.

O Inep atendeu outros 101.340 pedidos de recursos ou auxílios, como o auxílio de ledor, intérprete de libras, entre outros. “Solicitei três: a Prova Ampliada, Sala de Fácil Acesso e Auxílio Transcrição”, explica nossa aluna.

 


Mesa de estudos de Rachel Coelho. Foto: Arquivo Pessoal

 

Conheça os serviços e recursos disponibilizados no ENEM

Ao todo, o ENEM possui 12 serviços profissionais e recursos oferecidos para dar autonomia e segurança para o candidato:
 

1. Prova em braille: código em relevo para a leitura de deficientes visuais.

2. Provas ampliadas (macrotipo): essas provas são impressas com a fonte no tamanho 18 e imagens maiores.

3. Tradutor-intérprete de Libras: profissional à disposição de candidatos com deficiência auditiva para orientar e esclarecer dúvidas.

4. Leitura labial: serviço utilizado para orientar e comunicar-se com deficientes auditivos que não desejam a comunicação por libras.

5. Auxilio ledor: serviço de leitura da prova para pessoas com deficiência visual, intelectual, autismo, déficit de atenção ou dislexia.

6. Auxilio para transcrição: serviço de preenchimento de provas e cartão de respostas para os candidatos impossibilitados de escrever.

7. Guia-intérprete: profissional especializado para se comunicar e intermediar a comunicação com pessoas com surdocegueiras.

8. Mobilidade acessível: mesas, cadeiras ou carteiras destinadas a cadeirantes, gestante, obesos e outros.

9. Sala de fácil acesso: salas com rampas, sem degraus e com banheiros próximos

10. Sala para lactentes (para amamentação): locais reservados para a acomodação de crianças em fase de amamentação.

11. Sala especial: sala exclusiva para pessoas que não podem entrar em contato com outros candidatos, como é o caso de pessoas com doenças infectocontagiosas.

12 Classe hospitalar: ambiente localizado no interior de hospitais para os pacientes internados.

 


Simulado do ENEM com provas ampliadas, aplicado no Colégio Estadual de Brumado. Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
 

Para encontrar essas informações Rachel confessa que foi difícil. “Achei o Wally. Achei a Carmen Sandiego. Achei D. Sebastião de Portugal. Menos informações consistentes de como ou quando são os atendimentos especiais”.

Elas estão, de fato, um pouco escondidas, mas isso não precisa mais ser impedimento para prestar o exame. Veja como solicitar seu atendimento diferenciado:

O candidato deve solicitar logo no momento da inscrição do ENEM. Depois disso, o Inep entrará em contato para confirmar a necessidade do serviço ou recurso especial. Vale lembrar que para conseguir o atendimento diferenciado é preciso atestar a necessidade.
 

“Uma coisa importante que eu gostaria de destacar é que, no ato da inscrição, se a pessoa for pedir atendimento especial ela não conseguirá anexar os laudos na página do participante, num primeiro momento”, explica a nossa aluna.

O Inep informa que os laudos podem ser requeridos a qualquer momento e que o estudante não precisa se assustar se não conseguir anexá-lo logo no ato da inscrição.

Eles explicam ainda que se o candidato com deficiência ou mobilidade reduzida se esquecer ou simplesmente desconhecer esses serviços no momento da inscrição, ele pode solicitar no dia da prova e ser atendidos segundo a disponibilidade.
 

 

Confira algumas condições especiais

Tempo de prova: os alunos que comprovarem a necessidade de mais tempo para realizar o exame poderão contar com mais uma hora (60 minutos) em cada dia de prova.
 

Recursos permitidos: o Inep garante aos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida o direito de utilizar “produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologia adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida”.

Vale destacar que os candidatos precisam ter prévia autorização do Inep para usar calculadora e outros recursos. O acesso do cão-guia também é permitido.

Atendimento ao idoso: o participante idoso tem atendimento preferencial no dia da prova.

 

 

 

Agora vai uma dica especial: se você quiser saber qual é o atendimento mais indicado para o seu caso, o Inep divulgou uma sugestão relacionando a necessidade dos candidatos com os recursos especiais.
 

Baixa visão: ledor, transcritor, prova ampliada, sala de fácil acesso;

Cegueira: prova em Braille, ledor, transcritor, sala de fácil acesso;

Deficiência física: transcritor, sala de fácil acesso, mesa e cadeira sem braços, mesa para cadeira de rodas, apoio para perna;

Deficiência intelectual: ledor, transcritor, sala de fácil acesso;

Deficiência auditiva: tradutor-intérprete Libras, leitura labial;

Surdez: tradutor-intérprete Libras, leitura labial;

Surdocegueira: guia-intérprete, prova ampliada, prova em Braille, tradutor-intérprete Libras, leitura labial, ledor, transcritor, sala de fácil acesso;

Autismo: ledor, transcritor;

Déficit de atenção: ledor, transcritor;

Dislexia: ledor, transcritor;

Gestantes e lactantes: sala de fácil acesso, mesa e cadeira sem braços, mesa para cadeira de rodas, apoio para perna;

Idoso: sala de fácil acesso.

 


Rachel Coelho, aluna do Stoodi que solicitou atendimento diferenciado
 

É de suma importância divulgar esse tipo de informação porque muitas pessoas deixam de realizar a prova simplesmente porque desconhecem esse tipo de atendimento. Nossa aluna aproveita para incentivar a todos, mandando um recado:

 “A vida de uma pessoa com necessidades especiais é carregada de resiliência, persistência e superação. A educação, o acesso à universidade e tudo o que ela tem para oferecer de cultura e aprendizado é um caminho que também deve fazer parte da trajetória dessas pessoas.

Se você tem alguma condição especial, isso não te torna inferior, somos tão ou mais capazes intelectualmente do que qualquer um. Corra atrás dos seus direitos e faça valer a sua voz, ela é muito importante para a construção de uma sociedade verdadeiramente justa e inclusiva”.

Stoodi

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