Categorias: Enem

Aplicativo Enem: o que é, como funciona e mais!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, hoje, a principal forma de ingressar no ensino superior para os estudantes no Brasil. Por meio dele, é possível concorrer a vagas em praticamente todas as grandes universidades públicas do país.

Nesse contexto, foi inevitável que os responsáveis pelo exame investissem em sua evolução, acompanhando a era da internet móvel. Assim, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem, lançou a nova versão do Aplicativo Enem.

Quer saber mais sobre este app? Então, continue a leitura para descobrir como ele funciona e como pode ajudar na sua preparação!

O que é o aplicativo Enem?

Disponível para celulares iOS e Android desde a versão 2016 do Enem, o Aplicativo Enem tem como objetivo facilitar a vida dos vestibulandos, reunindo todas as principais informações sobre o exame para que possam ser acessadas diretamente pelo celular.

A cada ano, a usabilidade do aplicativo melhora, de modo que a sua versão 2019 encontra-se no seu auge. Com o aplicativo Enem, é possível ver notícias sobre o exame, conferir informações de situação da inscrição, ver o cronograma de provas com datas e locais e ter acesso ao cartão de confirmação.

Além dessas funcionalidades, o aplicativo do Enem 2019 ainda traz o gabarito das provas e o resultado individual após o exame ser realizado, e até mesmo o espelho da redação.

Vestibulandos podem definir alertas sobre informações específicas e atualizações do cronograma do exame, evitando perder novidades do Enem.

O app oferece a função de checklist das etapas concluídas, facilitando o acompanhamento e a resolução de possíveis pendências. Já a função de Mural de Avisos dá ao candidato a possibilidade de acessar avisos e notificações oficiais do próprio Inep, o que é muito útil para acompanhar alterações na edição do Enem.

Por fim, caso ainda haja alguma dúvida, o aplicativo do Enem traz uma seção de FAQ – Perguntas Frequentes, que reúne as dúvidas mais comuns entre os vestibulandos.

Como baixar o aplicativo Enem?

O aplicativo Enem está disponível para as duas principais plataformas mobile do mercado: Android e iOS. Para garantir a segurança na utilização do app, procure sempre as lojas oficiais de aplicativos do seu celular.

Dessa forma, você evita disponibilizar suas informações de inscrição e dados pessoas a fontes desconhecidas. A melhor maneira de verificar a confiabilidade do aplicativo é conferir se o nome do desenvolvedor, na App Store ou na Play Store está definido como Inep.

Atualmente em sua versão 3.1.11 (para Android), o aplicativo do Enem já conta com mais de um milhão de downloads e quinze mil avaliações.

Aplicativo Enem: como funciona?

Como não poderia deixar de ser, o aplicativo do Enem é voltado apenas para aqueles candidatos inscritos no exame do ano corrente. Dessa forma, a cada ano o Inep libera para download uma versão específica do app, de modo que você só consegue fazer o cadastro no aplicativo correspondente ao ano do exame em que está inscrito.

Cadastro no aplicativo Enem: passo a passo

Fazer o cadastro no aplicativo Enem é muito fácil. É só seguir o passo a passo descrito a seguir:

  1. Baixe o aplicativo para o seu celular;
  2. Após entrar no aplicativo, toque em “Pular”, no canto esquerdo superior, para passar pelas telas de apresentação;
  3. Toque na faixa amarela na qual está escrito “Fazer Login”;
  4. Para realizar o login no aplicativo, basta inserir o seu CPF e a senha que você cadastrou no momento da inscrição no Enem. Caso você tenha esquecido a senha, é necessário entrar no sistema de chat do Inep;
  5. Aceite os termos de uso do aplicativo para prosseguir.

Funcionalidades do aplicativo Enem

O aplicativo do Enem 2019 traz uma série de funcionalidades interessantes. A seguir, você verá como acessar cada uma delas:

  • cronograma completo – na aba “Participante”, é só tocar em “Ver cronograma completo” para verificar as datas mais importantes do Enem;
  • perguntas frequentes – na aba “Informações”, toque em “acessar perguntas” e escolha o filtro que melhor se adéqua à sua dúvida. As opções disponíveis são: “antes da inscrição”, “depois da inscrição”, “no dia da prova” e “depois da prova”;
  • busca – o campo de buscas da parte superior do aplicativo permite pesquisar respostas para as perguntas mais frequentes. Para encontrar a resposta, é só tocar nos itens dos resultados para expandir o texto;
  • informações da inscrição – na aba “Perfil” você encontra todos os dados sobre a sua inscrição. No menu “Gabarito” estão os gabaritos oficiais da prova por cor de caderno, por exemplo. Quem já realizou o exame antes, ainda consegue conferir os resultados anteriores no item “Histórico de notas”;
  • senha – o aplicativo do Enem oferece a possibilidade de alterar a senha do seu cadastro no item “Alterar senha”, da aba “Perfil”.

Infelizmente, uma função muito aguardada, mas que não foi disponibilizada na versão do aplicativo Enem deste ano é a de realização da inscrição no Exame. Para se inscrever, ainda é necessário acessar o site do Inep pelo navegador, preferencialmente em um computador.

Aplicativos para estudar para o Enem

Além do aplicativo oficial do Enem 2019, você pode contar com ferramentas especiais para se preparar para o exame esse ano — a principal delas é o aplicativo Stoodi – Enem 2019!

Disponível para celulares Android e iOS, o app do Stoodi traz uma base de dados completa com videoaulas de todas as disciplinas cobradas no exame. Além disso, o aplicativo conta com vários exercícios selecionados especialmente nos moldes do Enem para você praticar os seus conhecimentos e se preparar da maneira mais completa!

Com o app do Stoodi, você ainda consegue acesso a uma das funcionalidades mais interessantes da nossa plataforma: fazer o download das videoaulas para assistir onde quiser, a hora que quiser, sem gastar o seu plano de dados. Assim, você consegue estudar sem se preocupar com o limite da sua internet!

Curtiu esse conteúdo? Então não deixe também de acessar o nosso Plano de Estudos! Com ele, você consegue programar a sua rotina de estudos, aumentando sua produtividade e as chances de conseguir uma vaga na universidade em que deseja!

Stoodi

Postagens recentes

Melhores universidades particulares do Mato Grosso

Para quem está em busca de uma universidade particular para fazer seus estudos e garantir…

% dias atrás

Como fazer um prompt perfeito

Para quem usa o ChatGPT como um aliado nos estudos, sabe que, muitas vezes, pode…

% dias atrás

Como escolher o melhor cursinho para o Enem?

Sempre é o melhor momento para começar a preparação para a prova do Enem, não…

% dias atrás

O que é Chat GPT?

Se você não esteve isolado da internet no último ano, com certeza já ouviu falar…

% dias atrás

Quais são as diferenças entre universidade municipal, estadual e federal?

O Ensino Médio é um momento de transição, no qual você está, provavelmente, já de…

% dias atrás

Isenção Enem 2024: confira as datas e como solicitar

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa já! Afinal,…

% dias atrás