Para chegar ao final feliz e conquistar o sonhado “aprovado” no curso desejado, é preciso ter um ótimo roteiro nesse importante filme da sua vida: ou seja, ter uma preparação de sucesso. E um dos exames mais importantes para isso hoje, é o Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente Enem.
Mas afinal, como passar no Enem? Quanto antes você conhecer os principais passos para isso, melhor poderá caminhar nessa jornada, superar desafios e alcançar aquilo que tanto está buscando.Confira 8 dicas incríveis para passar no Enem e comece já uma preparação de sucesso.
Um dos primeiros passos para passar no Enem é definir o seu cronograma de estudos. Ele será o seu guia, o roteiro impecável para chegar à sonhada aprovação. Nele, você deverá considerar:
Bom, com isso, dá para perceber um ponto importante, não é mesmo? O cronograma precisa ser personalizado para suas rotinas, demandas, necessidades. Por exemplo, o seu tempo livre pode ser bem diferente de um colega de escola e, por isso, cada um terá um roteiro próprio de estudos.
Sabia que o ambiente influencia diretamente nos seus estudos? Quanto melhor preparado ele for, maiores as chances de melhorar o aprendizado e absorver mais os conteúdos.
Por exemplo, uma iluminação adequada, confortável (normalmente em tons quentes) e na intensidade evita que você sinta sono ou tenha dificuldade em seguir com as leituras, acompanhamento de vídeo e simulados.
Mas não é só a iluminação que faz diferença: buscar um ambiente calmo, quieto, com uma mesa e cadeira nas alturas adequadas ajudam bastante. Deixar também tudo que você precisará perto de você (tablet, canetas, papel para anotação, entre outros) também facilitará a rotina.
Algo importantíssimo que não podemos deixar de falar sobre como passar no Enem é: valorize o seu descanso e o lazer. Muitas pessoas acreditam que todo o tempo livre deve ser dedicado para os estudos e não é bem assim.
Estudos mostram que nosso cérebro assimila tudo que estudamos, justamente, em nosso descanso. Se você dormir pouco ou chegar à exaustão, poderá passar, justamente, por problemas de memória e, até mesmo, problemas físicos que vão comprometer a sua preparação.
Outra dica sobre como passar no Enem é criar um cronograma focado para o curso que você está buscando aprovação. Isso porque, no Sisu, as áreas que estão relacionadas com o curso ganham peso extra.
Por exemplo, para quem está focado em passar em Medicina, é preciso ter boas notas nas áreas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (especialmente biologia e química). Já para quem fará Jornalismo, o foco será nas disciplinas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.
Revisar conteúdos é uma parte importante da sua preparação, mas não pode ser a única. Os simulados são essenciais, justamente, para que você esteja mais familiarizado com as dinâmicas da prova.
Afinal, o Enem é uma prova diferente dos exames tradicionais, por exigir maior leitura, realiza conexões entre temas, traz uma demanda de maior interpretação de texto e, para quem não está acostumado, pode ser um pouco mais exaustiva.
Com eles, o estudante consegue treinar a dinâmica de prova, ter uma noção de quanto tempo ele demora para cada questão e se acostumar com o modelo.
Com maior contato com a prova, você consegue identificar quais são as melhores estratégias para fazer o exame e encontrar formas de aumentar as chances de sucesso. Afinal, apesar de toda a preparação, você não sabe o que estará esperando naquele ano.
Por exemplo, o que é melhor, começar pela redação ou pelas questões? Insistir em uma questão que esteja passando por dificuldades ou pular ela e ir para aquelas que são mais fácil? Por qual prova do dia é melhor começar?
Cada uma dessas perguntas dependerá dos seus objetivos e da forma como você elabora a prova nos simulados. Pensar nessas questões ajuda a evitar uma das grandes falhas que comprometem os resultados dos estudantes: não conseguir finalizar a prova a tempo e precisar “chutar” questões.
Outra dica importante sobre como passar no Enem é dedicar um tempo para a redação. Ela é uma parte fundamental da sua nota, compondo 50% dela. Ou seja, pode ser o diferencial para passar à frente dos concorrentes.
O treino passa tanto por melhorar a sua técnica, pensando em estruturação de texto, manter coesão e coerência, corrigir falhas de ortografia e gramática quanto, também, aprender mais sobre os principais temas que podem cair nas provas.
Afinal, mesmo que os conteúdos tenham os textos-base e que ajudarão para a elaboração da redação, se você estiver mais ambientado com o tema, poderá construir argumentações mais sólidas. Isso é um ótimo passo em busca da nota 1000.
O treino também é fundamental para identificar quanto tempo você demora para fazê-la e pensar em formas de agilizar o processo sem perder qualidade na produção. Então não deixe de priorizar essas questões, ok?
A maior parte das dicas aqui são facilitadas com o apoio do melhor cursinho online para o Enem. Por meio dele, é possível acompanhar os melhores simulados, treinar redação e ter o acompanhamento de monitores que ajudarão a tirar dúvidas, além de trazer o foco para a sua área de interesse no curso superior.
O primeiro e mais importante passo é contar com quem realmente entende do assunto e pode proporcionar a melhor qualidade de estudos para seu dia a dia. E o Stoodi está aqui para ajudar nesse roteiro em busca desse final feliz.
Aqui você encontra simulados atualizados, conteúdos exclusivos, acompanhará dicas dos mais prováveis temas de redação, terá suporte com nossos monitores e todo o acompanhamento necessário para proporcionar o melhor preparo para o exame!
Qual o cursinho online que mais aprova? O Stoodi, é claro. O Stoodi é o maior cursinho online preparatório do país. Somos o cursinho online com o maior índice de satisfação dos alunos, e boa parte dos alunos que fazem um vestibular no Brasil, incluindo treineiros, são nossos alunos que tentarão uma vaga de primeira na Fuvest, no ENEM, na Unicamp, etc.
Possuímos os professores mais qualificados do mercado, com uma ementa estruturada e capaz de fazer você passar na prova do vestibular logo na primeira tentativa. Faça seu cursinho pré-vestibular online no Stoodi e tire uma nota maior do que a necessária para fazer o curso dos seus sonhos.
Além das aulas virtuais, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.
Fizemos um estudo com mais de 12 mil estudantes e comprovamos que quem utilizou o Stoodi regularmente teve um desempenho no Enem 35% melhor em relação aos outros concorrentes.
Ou seja, quanto mais você fazer exercícios, assistir as aulas e seguir nosso cronograma de estudos, maior é a chance de você passar no curso e universidade dos seus sonhos!
Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos cursos preparatórios por 14 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento.
Faça sua inscrição e conte com toda a experiência Stoodi!
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…