Saiba quais os documentos são necessários para o Fies
Quando você decide fazer faculdade, a sua primeira preocupação é onde vai estudar. A segunda preocupação, para quem escolhe uma instituição particular, é como vai fazer para pagar os estudos. A solução que muitos estudantes encontram é apostar no Fies, o programa de Financiamento Estudantil do governo nacional.
Se você está pensando em se candidatar a um financiamento, precisa se organizar para entregar todos os documentos necessários para o Fies dentro do prazo. A falta de um documento pode fazer com que você perca essa oportunidade.
Nesse post, nós vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o Fies, incluindo a questão da documentação. Leia com atenção e tire todas as suas dúvidas!
Podem participar do Fies os estudantes matriculados em instituição particular de Ensino Superior que tenham participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, tirando 450 pontos ou mais na prova, sem zerar a redação. O curso de graduação deve ter avaliação positiva pelo MEC.
Outro requisito é que o estudante tenha um certo perfil socioeconômico, definido pela renda. Para quem deseja participar do Fies 1, o teto de renda familiar per capita é de até três salários mínimos (ou seja, R$ 2.862) por mês. Para quem deseja participar do Fies 2 ou Fies 3, esse limite é um pouco mais alto: até cinco salários mínimos (equivalente a R$ 4.770) por pessoa, por mês. Esses valores são brutos.
O programa atende, ainda, professores da rede pública de ensino básico (Fundamental e Médio) que desejam fazer um curso de licenciatura.
Antes de continuar, é importante lembrar que, para ser aprovado no Fies, o estudante não pode ter um outro financiamento pendente com o programa, nem estar com a matrícula trancada na faculdade.
Para participar do Fies, é necessário começar realizando a inscrição no sistema online, o SisFIES. É um processo simples; basta acessar o site e fornecer os dados solicitados. Nessa fase, acontece uma pré-seleção entre todos os inscritos.
Os estudantes pré-selecionados precisam acessar novamente o sistema, dentro de um prazo de cinco dias após a divulgação de seu nome. Nesse momento, você informa quais são as características do financiamento solicitado.
Em seguida, o estudante tem mais dez dias para confirmar as informações prestadas diretamente com a sua instituição de ensino, procurando a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).
Finalmente, é o momento de comparecer — junto com um fiador, se for o caso — a uma instituição bancária que seja agente financeiro do Fies (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para fazer a contratação do financiamento. Outro aviso importante é que o MEC exige a contratação de um seguro de vida, que também será feita nesse momento.
Na etapa da inscrição, realizada por meio do sistema do Fies, você não precisa de documentos. Porém, será necessário fornecer algumas informações. As principais são:
Na hora de ir até a instituição e conversar com a CPSA, será preciso apresentar documentos para a validação das informações prestadas no sistema. São três grupos principais de documentos para o Fies: para a identificação, para a comprovação da residência e para a comprovação da renda.
Lembre-se de que é preciso comprovar a identidade de todas as pessoas declaradas como parte do seu grupo familiar, e também os rendimentos mensais de cada um.
Para a identidade, você pode levar documentos como carteira de identidade (RG), carteira de habilitação (CNH), carteira de trabalho (CTPS) ou passaporte. Basta um documento para cada familiar.
Para a comprovação de residência, basta um documento para a família toda. Para não ter erro, opte por contas de luz, água, gás, telefone fixo ou celular. Guias de IPTU ou IPVA também são aceitas.
Por último, para a comprovação de renda, a lista é um pouco mais complexa. Afinal, existem muitos tipos de renda, como a de trabalhador com carteira registrada, trabalhador rural, autônomo, aposentado e assim por diante. A maneira mais simples de resolver a questão é apresentar a declaração mais recente do Imposto de Renda de cada membro da família, sem esquecer o recibo de entrega à Receita Federal e a notificação de restituição.
A última etapa, o banco. Nesse momento, os documentos necessários para o Fies podem ser divididos em dois grupos: aqueles relativos ao aluno e aqueles relativos ao seu fiador. Leve originais e cópia de cada um deles.
O aluno deve apresentar os seguintes documentos à instituição bancária:
O fiador deve apresentar os seguintes documentos à instituição bancária:
Depois de comparecer ao banco e assinar o contrato do financiamento, você começa a pagar as mensalidades da fase de utilização. Esse pagamento é realizado via boleto.
O grande perigo de esquecer algum documento é que você pode perder os prazos. Como a inscrição do Fies não é contínua durante o ano, quem perde o momento certo acaba tendo que esperar pelo próximo semestre. É claro que você não quer que isso aconteça, então, comece o quanto antes a reunir todos os documentos necessários para o Fies e fique atento ao calendário do programa.
Antes de fazer sua inscrição no Fies, no entanto, você precisa encarar os processos seletivos para o Ensino Superior, como o Enem e vestibulares. Então, que tal fazer seu cadastro gratuito no Stoodi e conhecer as principais ferramentas do site para ajudar nos seus estudos?
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…