Conheça os assuntos que mais caem nesse caderno e prepare-se para arrebentar no exame
Faltando quase 50 dias para o Enem 2017, não há mais tempo a se perder – seus estudos devem estar organizados e direcionados para fazer uma revisão eficiente.
Você sabe o que deve estudar para o caderno de Ciências Humanas? Sabe quais são as matérias que mais caem nessa área de conhecimento? Está preparado para mandar muito bem no Enem?
Então, vem com a gente! Vamos te apresentar a estrutura do Enem e te mostrar o que você deve priorizar em seus estudos:
De acordo com o edital do Enem, divulgado pelo Inep, esta avaliação é formada por 4 provas objetivas e uma redação:
A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologia do Enem contém 45 questões de múltipla escolha sobre História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Para selecionar os conteúdos que costumam aparecer com frequência no Enem, fizemos um mapeamento com a ajuda dos professores Dimas, Érico, Eduardo e Braian durante o período de 2012 a 2016.
Confira agora quais são os tópicos mais recorrentes de cada disciplina e veja quais conteúdos priorizar em seus estudos:
Neste tópico, é importante se atentar principalmente aos movimentos abolicionistas, da crise do escravismo. Revise também o contexto da economia cafeeira que recebia os imigrantes europeus para trabalhar nas lavouras e café.
Por fim, dê uma olhada na Guerra do Paraguai, pois ela representa justamente a transição entre o Segundo Reinado e a proclamação da República.
O Enem costuma cobrar questões associadas à cidadania. Então, estude a conquista do direito ao voto, pois esse tema pode aparecer. Analise também a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial e revise o período do Estado Novo.
Quando o assunto é regime militar, um dos tópicos que sempre aparecem é sobre os atos institucionais – a sugestão do prof. Dimas é revisar o AI-1, AI-2 e AI-5. Outra dica é se atentar às consequências do Milagre Econômico Brasileiro.
Neste tópico, você vai encontrar questões sobre a democracia. Por isso, é muito importante você entender esse conceito na Grécia Antiga e comparar com o sistema democrático brasileiro.
Já em Roma, você tem que se atentar para as características da fase republicana, quando acontece a expansão territorial. Além disso, revise o governo de Otávio Augusto, com a política de pão e circo.
O Enem adora cobrar a questão da justificativa ideológica do processo de domínio de colônias na África e Ásia por potências europeias. Então, estudo o darwinismo social e a “missão civilizadora”.
É muito bom estudar os fatores de causa do neocolonialismo e suas consequências.
Contudo, foi apenas no século XX que grande parte desses países garantiram sua independência.
É muito importante lembrar quais são as característica da ideologia nazifascista – como o totalitarismo, nacionalismo exacerbado, anticomunismo, etc. Além disso, outro tópico que é cobrado com frequência é a Guerra Civil Espanhola.
Neste tópico, é comum aparecer perguntas sobre o sistema de capitanias hereditárias e sobre a questão indígena, desde o contato com os colonizadores até o escambo.
O prof. Dimas indica que você estudo os fatores que levaram a independência do Brasil. Veja como as ideias iluministas repercutiram em solo nacional e confira como a vinda da família real contribuiu para isso.
“Vale lembrar que nossa independência não teve caráter heroico e participação popular. Foi um processo elitista que não apresentou mudança na estrutura socioeconômica”, lembra o prof.
O Enem não costuma cobrar assuntos muito específicos de determinado presidente – por isso, não se preocupe em decorar. O que você precisa é a respeito dos movimentos sociais e características políticas do período.
Sobre Juscelino Kubitschek, costuma cair o plano de metas e suas consequências. Foi o então presidente que criou uma nova capital para o Brasil, em Brasília.
No governo de José Sarney, é importante lembrar que esse foi o período de maior inflação brasileira. Sobre o Collor, vale revisar o movimento “Caras Pintadas”. Já a respeito de Fernando Henrique Cardoso, pode cair o Plano Real e o neoliberalismo.
Agropecuária
Sobre agropecuária, podemos encontrar questões que relacionem a questão cultural e a questão econômica da produção – tecnologias e métodos de cultivo, por exemplo.
De acordo com o prof. Érico, a grande questão é analisar a consequência da Nova Ordem Mundial. O Enem costuma abordar a imigração e as contradições da globalização (do sistema capitalista).
Esse é outro tema que costuma cair muito no Enem. É preciso se atentar aos fenômenos demográficos, principalmente ao que diz respeito a taxa de natalidade.
Neste tópico, você pode encontrar questões sobre mudanças climáticas, efeito estufa, ilhas de calor, destruição da camada de ozônio e chuva ácida. Além disso, revise os recursos hidrográficos e solos.
É preciso se atentar ao processo de urbanização no Brasil – fatores de causa e consequências. Revise as características das cidades, duas funções e estrutura.
Dentro do tema de cartografia, você precisa dominar elementos básicos como as escalas. O Enem vai esperar que você saiba fazer a leitura e relacionar informações do mapa como dados, legendas, gráficos e temas.
Em Geografia Física, você deverá mostrar domínio em temas como a vegetação, o relevo, os recursos hidrográficos e o clima.
Fique atento para identificar os modelos econômicos – pode aparecer alguma questão no Enem abordando as características do socialismo e do capitalismo. Além disso, revise a transformação da economia mercantilista até a Revolução Industrial.
Muita atenção no conteúdo de Migrações e Refugiados, pois é um tema muito quente para o Enem. O processo seletivo costuma querer saber qual é o papel de países potência diante da economia mundial.
Neste tema, podem aparecer questões sobre contrato social embasadas em John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau. Além disso, prepare-se para responder perguntas sobre ética, senso comum e, inclusive, sobre a formação do indivíduo.
É importante se atentar ao Renascimento, ao Iluminismo Francês e ao Empirismo Britânico.
Em Filosofia Antiga vamos encontrar os pensamentos principalmente de Platão e Aristóteles.
“No caso de Platão, é discutida a questão do Mito da Alegoria da Caverna. Já em relação à Aristóteles, são apresentados textos sobre política e a relação ética no contexto da cidade”, explica o prof. Eduardo.
Neste tópico, nossa dica é revisar a questão do existencialismo e se aprofundar na Escola de Frankfurt – com Max Horkheimer, Theodor Adorno e Jürgen Habermas.
Em Sociologia Temática você vai encontrar perguntas sobre Cultura, Trabalho e Contratos Sociais.
Esse é um tema que o Enem gosta muito. Revise os elementos da cultura indígena, europeia, africana e preste atenção como elas influenciam no nosso comportamento atual.
Neste tópico, você vai encontrar questões sobre a liberdade, o acesso à informação digital e a forma como esse comportamento impactou a sociedade. Leia a respeito de Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.
É preciso ter muito claro em sua mente o conceito de cidadania e conhecer os direitos (civis, políticos, sociais e Direitos Humanos).
O Enem é um processo seletivo que gosta de cobrar os fatores de causa e consequências dos movimentos sociais negro, agrário, LGBT, feminista e ambientalista.
O processo de industrialização e a formação do capitalismo na Europa costumam ser abordado na prova. A partir desses tópicos, você deve saber principalmente quais foram suas consequências.
Fique muito atento também aos modelos de produção e a divisão social do trabalho.
Quer saber tudo sobre os principais cadernos do Enem e se preparar para o exame? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite.
Já pensou em fazer sua graduação fora do Brasil, mas não sabe como? Nos últimos…
Imagine poder fazer seu curso de Ensino Superior em uma das melhores universidades do nordeste…
Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode parecer um grande desafio,…
A estratificação social é um fenômeno presente em todas as sociedades e se manifesta de…
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma referência nacional em educação, pesquisa e…
A Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais mais ricas e autênticas do Brasil,…