A prova do Enem é, sem sombra de dúvidas, o maior vestibular do Brasil. Com cerca de 5 milhões de inscritos todos os anos, esse exame ajuda milhares de pessoas a ingressar no curso superior dos seus sonhos. Mas o caminho para a aprovação é bem árduo, não é mesmo?
E então? Você sabe o que mais cai no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem? Conhece a estrutura da prova e sabe o que ela espera de você? Se alguma resposta sua foi “não”, fique tranquilo. Hoje, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para se preparar para esse exame.
Continue a leitura e confira algumas perguntinhas mágicas para otimizar seu estudo para a prova de Linguagens, além de aprender dicas importantes que certamente vão ajudar bastante na sua preparação para esse caderno do Enem. Vamos lá?
O exame é composto por 4 provas objetivas e uma redação:
Hoje, nós vamos descobrir quais são os detalhes da prova de Linguagens. Preparado? Esperamos que sim!
O caderno de Linguagens é composto por 45 questões múltipla escolha e será aplicado no primeiro dia de prova (junto com Ciências Humanas e a Redação). Ele contém muito mais do que simplesmente perguntas sobre a Língua Portuguesa, de acordo com o edital do Enem.
Serão abordados também conteúdos de Literatura, Tecnologias da Informação e Comunicação, Língua Estrangeira (você pode optar por Inglês ou Espanhol), Artes e inclusive Educação Física.
Segundo o edital, você precisa conhecer a norma culta padrão da Língua Portuguesa e saber usar as línguas estrangeiras como instrumento de acesso à informação e a outras culturas para mandar bem nessa prova.
O Enem afirma, em sua Matriz de Referência, que é preciso analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando com os contextos apresentados em cada questão.
As perguntas do Enem têm um formato bem característico: costumam abordar temas nacionais e são contextualizadas por grandes textos. Por isso, ter calma para interpretar os enunciados vai te ajudar a não cair em pegadinhas.
De acordo com o prof. Eduardo, de Filosofia, as perguntas do Enem apresentam o “Elemento de Distração”. Entre as cinco alternativas de cada questão, a banca insere duas afirmações corretas — porém, apenas uma diz respeito ao enunciado.
Como é preciso fazer diversas leituras durante a avaliação, uma das grandes dificuldades dos estudantes é gerenciar o tempo de prova. Por isso, trace uma estratégia para resolver as questões do exame.
Isso não significa que a prova será formada apenas por perguntas de interpretação de texto — a tendência do Enem é ser cada vez mais conteudista. Desta forma, é necessário que o aluno apresente os conceitos adquiridos durante seus estudos no ensino médio.
A prova de Linguagens do Enem possui muitas questões de:
Para resolver a prova, você deve dominar os conceitos de cada tema destacado. Falaremos mais sobre cada um deles a seguir!
Agora, chegou a hora de conversarmos sobre cada um dos temas abordados nessa prova. Vamos lá?
As questões de interpretação de texto são formadas por textos jornalísticos, literários, em verso, científicos, publicitários, crônicas, charges ou quadrinhos, imagens e letras de música.
Os veículos de jornalismo que costumam aparecer na prova são Folha de S. Paulo, Veja, Revista Superinteressante, Revista Época, Estado de S. Paulo e Revista IstoÉ. Já em relação aos autores literários, destacamos Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Graciliano Ramos e Mário de Andrade.
Nos textos em verso, costumam marcar presença Luís Vaz de Camões, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Ferreira Gullar e Drummond novamente. Já em relação às crônicas, destacamos Luis Fernando Verissimo, Rubem Braga, Fernando Sabino e Rubem Alves.
Para resolver as questões que envolvem charges e cartoons, nossa dica é estudar as do Garfield, Calvin e Hobbes, Frank & Ernest, Mafalda e Hagar — pois são as mais utilizadas no Enem.
Além de estudar as características dos principais autores, a prova de Linguagens do Enem aborda muito os movimentos literários — Realismo, Romantismo, mas principalmente o Modernismo.
Perguntas interdisciplinares podem surgir com a Semana de Arte Moderna de 22, por exemplo. Por isso, é muito importante que você conheça como se deu o processo de transição do movimento e domine o que foi o Modernismo.
Em Gramática, você vai encontrar muitas perguntas sobre sintaxe — ou seja, orações coordenadas, orações subordinadas, pontuação, crase, concordância e até regência. Não pense que esses conceitos serão cobrados de forma técnica. Na maioria das vezes, eles são inseridos em um contexto para você fazer uma análise.
Além disso, é importante conhecer as classes de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, verbo, preposição, conectivos, advérbios…) e seu processo de formação, pois questões de morfologia também serão abordadas.
Às vezes, acontece de a prova apresentar um vocabulário regional e pedir uma análise do candidato. Além disso, prepare-se para resolver algumas questões de ortografia.
Podemos dividir as figuras de linguagem em 4 grupos: Figuras de Pensamento, Figuras de Tropos, Figuras de Harmonia e Figuras de Construção.
Lembre-se de revisar:
Nas questões de Teoria da Comunicação, você terá que fazer uma análise da combinação dos elementos verbais. Será pedido que você identifique o significado de expressões e aponte as estruturas de textos e os padrões da composição de texto.Será neste momento em que você deve identificar o objetivo do texto, a função da linguagem — respondendo como e o que os textos comunicam.
A prova de Língua Estrangeira do Enem é composta por 5 questões e apresenta somente perguntas de interpretação de texto — nada de ficar preocupado com a gramática, ok?
Em grande parte, são apresentados textos da própria internet com vocabulário médio. Geralmente, pelo menos uma pergunta contém texto não verbal (como charges, por exemplo).
Pode acontecer de cair alguma letra de música no exame — principalmente se ela estiver dentro do padrão de diversidade cultural do Enem.
Muitos candidatos de primeira viagem não sabem, mas a prova de Linguagens do Enem possui algumas questões de Artes — cerca de 5 por edição.
Fizemos um mapeamento entre as provas de 2013 e 2016 e descobrimos que Arte Contemporânea foi o tema que mais apareceu nos últimos 4 anos, com 6 questões sobre o assunto.
Outro tópico bastante abordado é o Modernismo, com 3 questões específicas sobre o Modernismo Europeu e mais 2 sobre o Modernismo no Brasil.
Confira as matérias de Artes que mais caem no Enem:
Agora, confira algumas dicas bacanas para fazer um bom cronograma para estudar Linguagens e Códigos para o Enem!
Quando montamos um cronograma, o ideal é priorizar os conteúdos mais difíceis e intercalá-los com os que consideramos mais fáceis. Fique de olho!
O ideal quando o assunto é fazer um cronograma é não saturar seu cérebro. De nada adianta estudar muitos temas considerados difíceis de uma só vez. Busque o equilíbrio e misture as matérias de modo a deixar sua mente interessada em estudar.
A resolução de questões é fundamental para uma preparação de qualidade para o vestibular. Por isso, não deixe de fazer simulados e responder o maior número de exercícios que conseguir!
As revisões também são fundamentais para o seu sucesso. Faça pelo menos uma revisada mensal nos conteúdos, a fim de mantê-los sempre fresquinhos na sua cabeça.
Para ajudar tanto no momento do estudo quanto nas revisões, faça mapas mentais ou resumos de qualidade, que possam ser utilizados para revisar a matéria no futuro.
O Stoodi é um cursinho online idealizado para ajudar pessoas como você a entrarem no curso dos seus sonhos!
Em nossa plataforma, você vai encontrar todo o suporte necessário para mandar super bem na prova de Linguagens e em todos os outros cadernos do Enem (e outros vestibulares).
Por aqui, você encontra:
É conteúdo que não acaba mais, né?
Além disso, temos um Plano de Estudos feito especialmente para você a para suas necessidades, sem contar na monitoria frequente e vários outros diferenciais. Vem estudar com a gente!Quer ver muitos outros conteúdos completos como este? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite todo o material desenvolvido pelos nossos professores para arrebentar no Enem e nos principais vestibulares!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…