É sua primeira vez no Enem e está perdido? Sempre que a gente se depara com algo novo, surgem muitas dúvidas, e na hora de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio isso não é diferente. Pensando nisso, trouxemos este post com um passo a passo do Enem.
Dessa maneira, você conseguirá se preparar melhor para essa prova tão importante. Afinal, é por meio dela que as portas da universidade se abrirão, pois diversas instituições e programas utilizam a nota do Enem para admitir seus alunos. Então, vamos parar de enrolação e ir ao que interessa? Boa leitura!
O Exame Nacional do Ensino Médio, começou em 1998 para a avaliação do desempenho dos estudantes do ensino médio tanto de escolas públicas quanto de particulares.
Desde 2009, ele é usado para conseguir bolsas em programas do Governo Federal, como Sisu e Prouni, além de substituir o vestibular em algumas instituições públicas e privadas.
Por esses motivos, é tão importante ter uma boa nota na prova. Dito isso, vamos entender mais sobre cada etapa do Enem, desde a inscrição até o resultado.
Antes de mais nada, é preciso ficar ligado na data de inscrição do Enem. Ela costuma ser antes do fechamento do primeiro semestre do ano. Então, não dê bobeira e acompanhe as notícias pela internet e na televisão. Se você perder o prazo, terá que esperar um ano para fazer o próximo.
Existe uma taxa a ser paga para validar a sua inscrição, mas é possível pedir a isenção dela, desde que você esteja nas condições estipuladas. O prazo para esse requerimento é anterior ao da inscrição, por isso, no começo do ano já busque mais informações sobre as datas.
Na verdade, para quem quer se sair bem e ter uma boa média no Enem, os estudos devem vir antes da inscrição. Aliás, bem antes. Como ele é uma avaliação do ensino médio, todos os seus conhecimentos dessa etapa serão testados.
Sendo assim, veja quais são as matérias mais recorrentes no Enem para ter um guia por onde começar a estudar. As 4 áreas de estudos cobradas no Exame são:
Além disso, a redação tem um peso importantíssimo na nota. Dessa forma, é necessário estudar temas variados, estar por dentro das atualidades, aprender o que é avaliado e praticar muito!
Se você não quer virar meme dos “atrasados do Enem“, chegue com antecedência ao lugar da prova. Os portões se fecham exatamente na hora marcada e nenhum segundo a mais é permitido, não há tolerância.
No dia anterior, já deixe tudo o que precisa arrumado: documento, cartão de inscrição impresso, roupa, sapato, lanche (embrulhado em plástico transparente), garrafinha de água e canetas esferográficas de tinta preta feita em material transparente.
Saia bem antes do horário marcado para a prova, mesmo que seja perto, pois nesse dia muitas pessoas farão o mesmo trajeto, o que pode provocar trânsito e outros convenientes.
A prova do Enem é dividida em duas partes, sendo aplicada em dois domingos consecutivos. No primeiro dia, o candidato deve responder a 45 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas, além de escrever sua redação, em um tempo total de 5 horas e 30 minutos.
No segundo dia de exame, são 90 questionamentos objetivos: metade de Matemática e metade de Ciências da Natureza, em 5 horas.
No total, o candidato precisa responder 180 questões e redigir uma redação com no mínimo 7 linhas e no máximo 30.
Vale dizer que tudo deve ser passado para o cartão-resposta e a folha de redação dentro do tempo estipulado. A organização do Enem não corrige o caderno de perguntas ou qualquer tipo de rascunho. Sendo assim, não se atrase para não correr o risco de deixar em branco.
Alguns dias depois da realização da prova do Enem, é divulgado o gabarito. Como você pode levar o caderno de questões para casa, dá para ter uma noção dos seus erros e acertos no exame. Porém, como a redação tem peso grande, não é possível ter muita ideia do valor da sua nota.
Além disso, a TRI (Teoria de Resposta ao Item) faz com que o resultado seja diferente mesmo os candidatos tendo o mesmo número de acertos nas questões objetivas.
Isso porque o algoritmo usado identifica, pelo padrão de acertos e erros do candidato, se ele acertou porque sabia (tendo a pontuação cheia) ou se apenas chutou (não pontuando total). Dessa maneira, a nota final independe do número de questões acertadas, e sim do nível de dificuldade tanto das respostas certas quanto das erradas.
Assim, só esperando mesmo sair o resultado para saber qual foi o seu desempenho no Enem. Geralmente, a pontuação é divulgada no começo do próximo ano.
Como é feita a inscrição do Enem? É presencial? É online? Paga na hora? Como faz? As dúvidas nessa hora sempre pipocam na cabeça. Por isso, trouxemos um passo a passo da inscrição do Enem, a seguir.
Essa é uma das preocupações dos candidatos : qual é a nota mínima para passar no Enem? Primeiramente, só passar no exame não garante nada. Você precisa ter os demais requisitos para ser aceito nos programas. A seguir, confira o que cada um pede em relação às notas:
Saber sobre o Enem pelo passo a passo é bem mais fácil, não é verdade? Agora é se programar para esse exame tão importante na vida do estudante, tirar uma excelente nota e garantir o seu passaporte para universidade.
Para te ajudar a mandar muito no Enem, faça o seu plano de estudos com o Stoodi e aproveite todas as videoaulas, exercícios e muito mais! Experimente agora mesmo!
Para quem está buscando um ensino superior de excelência, com alta qualidade nos cursos de…
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma instituição de Ensino Superior de…
Imagine um mundo sem leis, autoridades ou estruturas que guiem a convivência entre as pessoas.…
O Present Continuous é um dos tempos verbais do inglês utilizado para descrever ações que…
Quando falamos de mecânica, polias e roldanas são conceitos que aparecem com frequência. Trata-se de…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição de ensino superior pública e…