Se você é um vestibulando e tem visto algum jornal ultimamente, com certeza ficou preocupado com a manchete: “Horário de verão começará no mesmo dia que o Enem”.
E se você perder a hora no dia? E se adiantar seu relógio errado? Calma!
O Stoodi vai te explicar todas as mudanças que estão envolvendo o horário de verão e ainda te dar dicas de como não perder o dia que pode mudar o seu futuro! Vamos lá?
O horário de verão é uma medida que foi implementada em 1931 e tem o intuito de promover maior economia de energia no território brasileiro.
Hoje, apenas alguns Estados adotam essa medida. São eles: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul , Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.
Esse procedimento consiste em adiantar o relógio em uma hora, durante 5 meses. Contudo, este ano o tempo dedicado à isso foi diferente.
Desde o ano passado, há discussões no Governo Federal para dar fim ao horário de verão. Contudo, essa política ainda não foi implementada, algumas alterações passaram a ser feitas com relação ao tempo de duração deste horário.
O Presidente Michel Temer atendeu um pedido do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilmar Mendes para adiar a implementação do horário de verão no ano de 2018. Isso se deve ao fato de evitar que o dia da mudança coincida com o dia da votação do segundo turno nas eleições presidenciais.
Assim, tradicionalmente, o horário passa a ser implementado no terceiro domingo de outubro. Com esta nova medida, o horário de verão começa no primeiro domingo de novembro, ou seja, no dia 4 de novembro, à meia noite.
A prova do Enem será realizada em dois domingos consecutivos: 4 e 11 de novembro. Essas datas foram divulgadas desde 18 de janeiro pelo Ministério da Educação (MEC).
No primeiro dia de prova, serão cobradas as seguinte matérias: questões de linguagem, ciências humanas e a redação. A duração prevista da prova é de 5h30.
Já no segundo dia, serão pedidas as questões de ciência da natureza e matemática. A duração prevista da prova é de 5h .
Para ambos os dias, a abertura dos portões será às 12h e, o fechamentos, às 13h.
O Ministério da Educação pediu ao Presidente Michel Temer que adie o horário de verão deste ano. Isso porque, segundo o MEC, a mudança pode gerar confusão para os alunos, levando-os a até perderem o horário da prova.
Todos os anos, vemos diversos alunos que chegam tarde demais para fazer o exame, os atrasados do Enem. Um dos principais motivos do pedido do MEC é justamente para evitar que este cenário ocorra com mais frequência, prejudicando cada vez mais o candidato.
Na quinta-feira, dia 4 de outubro, o governo federal anunciou que o horário de verão seria adiado, mais uma vez, para evitar atrasos para os participantes do Enem. Agora o horário de verão terá início no terceiro domingo de novembro, ou seja, no dia 18. Acha que ficou tudo resolvido? Não!
Na segunda-feira, dia 15 de outubro, o Palácio do Planalto voltou atrás e estabeleceu que o horário de verão começará no dia 4 de novembro, o mesmo domingo que marca o primeiro dia do Enem! Não foram dadas maiores justificativas para tal decisão.
Também ficou nervoso? Calma. Olha essa dica que o Stoodi separou pra você não se atrasar neste dia!
Se você está com receio de ser pego como um dos atrasados do Enem neste ano, é bom ficar atento às dicas do Stoodi! Vem com a gente!
Mas lembre-se: você não será o único à caminho do Enem. Calcule como você pode fazer para evitar o trânsito e a multidão do domingo!
Se você se mantiver organizado, com certeza não vai esquecer deste dia. Marque ele já na sua agenda!
E aí, gostou das dicas? Então não perca tempo e cadastre-se gratuitamente no Stoodi! Só assim você vai ter o melhor conteúdo para gabaritar no Enem!
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…