Crédito: sisu.mec.gov.br/
Os estudantes que fizeram o Enem 2018 e querem tentar uma vaga em universidade pública no segundo semestre já têm uma data para iniciar o processo. As inscrições do Sisu 2019.2 irão começar no dia 4 de junho e ficarão abertas até as 23h59 do dia 7 de junho.
Para poder se inscrever no Sisu e concorrer a uma das vagas oferecidas pelas universidades públicas, é preciso ter participado do Enem 2018 e não ter zerado a prova de redação.
O sistema permite a escolha de até dois cursos universitários, que devem ser indicados em ordem de prioridade. O estudante pode alterar quantas vezes quiser os cursos escolhidos enquanto o sistema estiver aberto para inscrição.
O Ministério da Educação (MEC) ainda não informou a quantidade de vagas oferecidas pelas universidades para essa edição do Sisu. O prazo para retificação do Termo de Adesão das Universidades vai até o dia 17 de junho.
Para a classificação de candidatos, cada instituição de ensino pode atribuir pesos diferentes para cada prova do Enem.
Por isso, existe um critério de desempate definido para classificar os estudantes que tiverem notas iguais e estiverem concorrendo às mesmas vagas.
O resultado do Sisu 2019.2 será divulgado no dia 10 de junho, em chamada única. As matrículas deverão ser feitas entre os dias 12 e 17 de junho.
Para os candidatos não aprovados, será obrigatório a manifestação de interesse em participar da lista de espera. Esse processo deve ser feito entre os dias 11 e 17 de junho. É permitido demonstrar interesse em apenas um dos cursos escolhidos no momento da inscrição.
Em caso de aprovação na chamada regular, o estudante não poderá participar da lista de espera do Sisu.
Descubra tudo sobre pseudofrutos e se prepare para o ENEM
A Unesp — Universidade Estadual Paulista é uma das faculdades mais renomadas no Brasil. Quer…
A Unesp é uma universidade renomada, preparada para os desafios do mercado de trabalho e…
Entre as grandes universidades públicas do país, explore tudo que você precisa saber sobre a…
A UFPI (Universidade Federal do Piauí) é uma das instituições de ensino superior públicas e…
O garimpo ilegal é a extração de minerais sem as licenças governamentais e ambientais necessárias…