O que estudar para o Enem 2024?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um daqueles termos que, se você está no Ensino Médio, vai ouvir falar bastante dele. Afinal, a prova é uma das mais importantes dessa fase em sua vida e pode ser responsável por ajudá-lo a realizar o sonho de entrar no seu desejado curso de graduação.
Mas, para arrasar no exame e conquistar a pontuação necessária para sua aprovação, é preciso saber o que estudar para o Enem 2024. O conteúdo é bem extenso — afinal, ele incorpora o conteúdo de três anos de estudos, não é mesmo?
Mas sabendo quais são os pontos-chave que não podem faltar no seu cronograma, fica muito mais fácil! Vem com a gente saber mais sobre o assunto!
O que é o Enem?
O Enem é a prova realizada ao final do Ensino Médio e que, originalmente, era utilizada como uma avaliação da qualidade de ensino nessa fase da vida dos estudantes. Porém, desde 2010, ele é a principal prova de acesso ao Ensino Superior no país.
Pois é, os principais programas federais utilizam a pontuação na prova no processo seletivo. É o caso, por exemplo, dos programas:
Sistema de Ingresso Seletivo Unificado (Sisu): principal programa de acesso às universidades e institutos federais do Brasil;
Programa Universidade para Todos (Prouni): concede bolsas de estudos de 50% e 100% para estudantes que se enquadram nos requisitos do programa;
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): permite que o estudante possa financiar o valor da sua formação, reduzindo os custos com mensalidades e só sendo pago após a conclusão do curso.
Além disso, hoje boa parte das universidades e faculdades particulares permitem o acesso a elas por meio da nota do Enem. Ou seja, arrasar nesse exame abre, realmente, muitas portas importantes para o seu futuro.
Como funciona a prova do Enem?
O formato atual do Enem foi implementado a partir da edição de 2009. Nela, os estudantes fazem o exame em dois dias, com duas provas em cada um deles. Além disso, ainda há a redação no primeiro dia.
O formato unifica as disciplinas que você vê, de forma separada na escola, em um formato interdisciplinar. Ou seja, em vez de fazer uma prova de física, química e biologia, encontrará a área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.
Assim, as áreas de conhecimento abordadas em cada prova são:
- Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física;
- Ciências Humanas e Suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Matemática e Suas Tecnologias: Matemática.
E, além disso, há a redação, que deve ser escrita em um modelo dissertativo-argumentativo, conforme o tema proposto. A divisão fica da seguinte forma:
- Primeiro dia: Redação, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias, com 5 horas e 30 minutos de duração;
- Segundo dia: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.
As provas são feitas em dois finais de semana diferentes, aos domingos, no horário da tarde. Fique atento para não perder o horário e fazer parte do rol de atrasados do Enem.
O que estudar para o Enem 2024?
Apesar da prova ter um perfil interdisciplinar (ou seja, muito provavelmente você verá questões que abordam múltiplos temas em um mesmo enunciado), fato é que alguns temas específicos de cada disciplina aparecem com maior frequência.
O ideal é que você consiga rever todo o conteúdo do edital antes da prova. Porém, muitas vezes, não é possível, não é mesmo? Afinal, como ver vários anos em poucos meses? Ou, ainda, quais são os pontos que merecem mais sua atenção, pois são quase certos de cair?
Saber esse ponto ajuda a planejar seus estudos com maior precisão e saber o que priorizar, caso o tempo esteja curto. Então, vem com a gente e conheça mais sobre o que estudar para o Enem 2024.
Para fins didáticos, separamos os temas conforme a prova que encontrará no Enem e as disciplinas que compõem essa área. Porém, lembre-se: é uma prova interdisciplinar! Não raro, você vai esbarrar com questões que trazem, por exemplo, Biologia e Químicas juntas.
Vamos nessa?
Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
Dentro da prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, você encontrará as disciplinas de Biologia, Química e Física. Conheça a seguir os temas mais importantes a estudar em cada uma delas.
Física
Estão entre as matérias que caem com frequência no Enem e, muito provavelmente, estarão em sua prova:
- Mecânica clássica;
- Acústica;
- Calorimetria;
- Usinas/instalações residenciais;
- Óptica;
- Ondas;
- Hidrostática;
- Eletricidade.
Química
Já referente ao conteúdo de Química, muito provavelmente você encontrará questões no Enem com os seguintes temas:
- Unidades de concentração;
- pH e pOH;
- Estequiometria;
- Cadeias carbônicas;
- Radioatividade;
- Soluções;
- Oxidações;
- Eletroquímica.
Biologia
Por fim, na prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, você encontrará, referente às questões de Biologia, os seguintes temas:
- Ciclos de carbono, nitrogênio e água;
- Citologia;
- Genética e mutações;
- Imunização;
- Evolução;
- Ecologia e sustentabilidade;
- Problemas ambientais.
Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Já no campo das humanas, temos as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Confira a seguir os temas que mais caem na prova, de acordo com cada área de conhecimento.
História
A disciplina de História é dividida em ciclos e, por isso, separamos, apenas de forma didática, quais são os temas que mais caem sobre História do Brasil e História Geral.
Começando pela História do Brasil, temos:
- Período colonial;
- República;
- Período escravagista;
- Era Vargas;
- Ditadura Militar;
- Era populista.
- Já sobre História Geral, temos:
- Idade Média;
- Idade Moderna;
- Primeira e Segunda Guerras Mundiais;
- Nazismo, Holocausto e Fascismo;
- Liberalismo;
- Guerra Fria.
Geografia
Já na Geografia, alguns temas são coringas, ou seja, aparecem com bastante frequência. Estão entre eles:
- Agricultura brasileira;
- Impactos no meio ambiente;
- Migrações;
- Geologia;
- Planos e blocos econômicos;
- Desenvolvimento humano e social.
Filosofia e Sociologia
Aqui unimos os dois campos apenas porque muitos dos temas são compartilhados entre as áreas. Estão entre os assuntos que mais caem nas provas nesse ponto:
- Globalização e suas consequências;
- Iluminismo;
- Existencialismo;
- Marxismo;
- Contratualismo;
- Relações de trabalho;
- Cultura de massas;
- Movimentos Sociais;
- Fé e Razão;
- Filosofia Antiga.
Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
Na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, temos o maior número de temas diversos e, por isso, é uma das que possui maior variação nas questões abordadas todos os anos. Porém, ainda assim, é possível identificar alguns pontos que aparecem com maior frequência.
Confira a seguir os principais, conforme a área de conhecimento.
Literatura
Na Literatura, o mais comum é cair questões relacionadas com movimentos literários. Os que mais aprecem são:
- Barroco;
- Quinhentismo;
- Modernismo;
- Naturalismo;
- Realismo.
Mas, além disso, outros temas que aparecem rotineiramente são:
- Gêneros literários;
- Interpretação de texto;
- Figuras de linguagem;
- Obras clássicas brasileiras;
- Poesias concretas;
- Literatura contemporânea.
Língua Portuguesa
A prova aqui pode ter uma grande diversidade, pois é possível contemplar diferentes temas em uma mesma questão (por exemplo, mesclar interpretação de texto com funções de linguagem e gêneros textuais). Estão entre os principais temas que surgem nessa prova:
- Funções de linguagem;
- Gramática;
- Interpretação de textos;
- Norma cultura e coloquial;
- Morfologia;
- Linguística;
- Sintaxe;
- Gêneros textuais.
Educação Física e Artes
Por fim, estão entre os temas ligados à Educação Física e Artes que podem cair no seu exame:
- Esportes
- Músicas;
- Movimentos artísticos;
- Grafites;
- Renascimento.
Matemática e Suas Tecnologias
Na prova de Matemática e Suas Tecnologias, alguns dos temas que mais aparecem são:
- Porcentagem;
- Razões e proporções;
- Leituras e interpretações de gráficos;
- Medidas para dados simples;
- Geometria espacial;
- Regra de três.
Redação
Esse é um ponto que deixa muitos estudantes aflitos: ok, e para Redação, o que eu posso estudar? Bom, nesse caso, o pulo do gato é estar atento para as discussões mais importantes e atuais.
Alguns temas podem ser os favoritos de um ano para o outro, devido a algum acontecimento marcante naquele período. Por exemplo, o tema de redação do Enem 2009 foi “O indivíduo frente à ética nacional”, em um período no qual o assunto estava em alta devido a escândalos de corrupção.
Outro tema alinhado com a discussão recente foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, devido às questões suscitadas com o caso da Cambridge Analytica.
Outros temas não são tão datados, mas são discussões que tem ganhado força no cenário social. Foi o caso, por exemplo, da redação do ano de 2023: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Esse tema está alinhado com discussões recentes sobre o feminismo e como o cuidado é, também, uma forma de cuidado, mas muitas vezes invisibilizado. Mas não ocorreu um evento específico que trouxe esse tema à tona, no caso.
Então, como se preparar para a redação? Estar atento às notícias e às principais discussões do momento. Além disso, contar com um cursinho preparatório ajuda bastante, pois os professores já possuem um olho mais treinado para trazer potenciais temas, com um bom percentual de acerto, inclusive!
Estude para o Enem com o Stoodi!
Como você viu, o que não faltam são temas extensos que caem com frequência no Enem! E, muitas vezes, alguns deles podem não cair em uma edição e outros temas fora das listas aparecer na sua prova.
Para estar preparado para todos os cenários, conte com o Stoodi! Com a gente, você terá uma preparação de ponta, abordando ao máximo o edital e chegará preparado para todos os desafios que o exame proporcionar.
Faça sua assinatura no Stoodi e comece já sua preparação!