Categorias: Enem

O que levar para comer no Enem?

É comum nos sentirmos ansiosos, especialmente quando estamos prestes a fazer aquela prova tão importante — como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesses casos, a alimentação pode ser uma grande aliada para aliviar esse nervosismo. Por isso, é importante pensar o que levar para comer no Enem.

O excesso de tensão pode trazer prejuízos sociais e para a saúde, além de prejudicar nosso bom desempenho no vestibular. Para contornar esse problema de forma natural, alguns alimentos contêm vitaminas e aminoácidos essenciais, que atuam diretamente na redução do estresse, combatendo a ansiedade e elevando os níveis de serotonina — hormônio responsável pelo relaxamento e bem-estar.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar o que levar para comer no Enem e o que evitar. Confira!

O que pode levar para comer no Enem?

Confira os principais alimentos para levar no dia da prova e ter um bom desempenho.

Castanha-do-pará

A castanha-do-pará, assim como nozes e amêndoas, é rica em selênio, nutriente que reduz a inflamação causada pelo estresse e melhora o humor. Ela também tem propriedades antioxidantes que ajudam a tratar a ansiedade e são benéficas para evitar danos celulares.

A vitamina E é outro nutriente importante encontrado nas castanhas. Baixos níveis dessa vitamina pode ser um fator para o desenvolvimento da ansiedade em algumas pessoas.

Como o consumo de selênio deve ser moderado, pois pode causar efeitos colaterais, basta levar apenas 3 ou 4 castanhas no dia da prova. Assim, você consome a quantidade diária recomendada, que é de 400 microgramas.

Sementes de abóbora

Sabia que você pode comer até as sementes da abóbora? Elas são uma excelente fonte de potássio e podem ajudar no gerenciamento da pressão arterial e na normalização do equilíbrio de eletrólitos. Além disso, alimentos ricos nesse nutriente (como a banana, fica a dica) também ajudam a diminuir os sintomas de ansiedade e estresse.

As sementes de abóbora também contêm zinco, fundamental para o desenvolvimento cerebral e nervoso. A deficiência nesse nutriente pode comprometer negativamente o humor, fazendo com que você se sinta mais desmotivado.

Você pode levar as sementes para comer como se fossem um snack. Para isso, basta lavar os grãos, temperá-los com sal e ervas desidratadas (como orégano) e colocar no forno por 15 minutos. Eles ficam sequinhos e crocantes!

Chás

O chá de camomila é muito utilizado como remédio por causa das suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e relaxantes. Além disso, os flavonoides presentes na bebida têm propriedades capazes de controlar os sintomas da ansiedade.

O chá-verde é outra boa opção para combater a ansiedade durante os dias do Enem. A bebida tem um aminoácido chamado teanina, que apresenta potencial para controlar o humor e tem efeitos calmantes e relaxantes, sem causar sonolência.

Além disso, esse composto pode aumentar a produção de dopamina e serotonina (neurotransmissores que atuam diretamente no cérebro). Se você não estiver acostumado a beber chá-verde, não exagere.

No entanto, é muito importante que você não se hidrate apenas com os chás. Por isso, não se esqueça de levar uma garrafinha com água para beber durante a prova.

Chocolate meio amargo

O chocolate é fonte de flavonoides, substâncias que reduzem a neuro inflamação, melhoram o fluxo sanguíneo e diminuem a morte celular no cérebro. Já a versão mais amarga, especificamente, é uma boa fonte de magnésio, capaz de reduzir os sintomas da ansiedade e do estresse.

Quanto mais cacau, maior é a capacidade de melhorar o humor. O chocolate meio amargo também tem alto teor de triptofano — aminoácido que o organismo transforma em neurotransmissores, como a serotonina, para melhorar o humor.

Por isso, se sentir falta de um docinho durante a prova, prefira comer um pedaço de chocolate meio amargo. As versões ao leite ou branca são ricas em açúcar e gordura e podem prejudicar seu desempenho no exame.

O que evitar comer no dia do Enem?

Alimentos gordurosos e de digestão lenta, como um belo prato de feijoada, podem interferir na concentração durante o exame e atrapalhar o seu desempenho cognitivo. O excesso de açúcar também deve ser evitado.

Os doces podem provocar desequilíbrio na glicemia, causando uma condição clínica que aumenta o cansaço e diminui a atenção e concentração durante o Enem, podendo prejudicar a sua performance na prova.

Outro problema é o consumo de alimentos ultra processados — como salgadinhos, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, refrigerante etc. Eles são pobres em nutrientes e ricos em corantes, conservantes artificiais e açúcares, o que promove o desequilíbrio do organismo e pode interferir no seu estado de raciocínio e cognição. Além disso, têm elevado teor de sódio e podem aumentar a retenção hídrica e gerar uma possível desidratação.

Não pule o café da manhã nos dias das provas. Essa refeição é importante para melhorar o bem-estar, repor os nutrientes e começar o dia com mais energia.

Como a alimentação pode ajudar no Enem?

Não é fácil aguentar horas de prova sem se cansar e mantendo a concentração. Por isso, além de estudar, é fundamental contar com a alimentação para ter um bom resultado. Algumas pessoas tendem a comer demais por conta do nervosismo, o que acaba prejudicando seu rendimento no dia da prova.

Os alimentos fornecem os nutrientes que nosso corpo precisa para se concentrar e aprender. Além de causar doenças, uma alimentação desbalanceada pode afetar a memória, reduzir a energia e a capacidade de focar, prejudicar o sono e aumentar o estresse.

Por isso, não basta apenas se alimentar. É necessário fazer refeições equilibradas, completas e baseadas em alimentos naturais.

Ao escolher o que levar para comer no Enem, prefira alimentos que oferecem um bom valor nutricional. Para isso, associe as calorias com nutrientes essenciais, como carboidratos integrais, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Assim, você fica menos ansioso e garante uma boa nota na prova!

Além de uma boa alimentação, um Plano de Estudos é fundamental para a sua aprovação no vestibular! Não deixe também de ficar por dentro dos assuntos mais relevantes do Enem por meio do nosso blog!

Stoodi

Postagens recentes

Melhores universidades particulares do Mato Grosso

Para quem está em busca de uma universidade particular para fazer seus estudos e garantir…

% dias atrás

Como fazer um prompt perfeito

Para quem usa o ChatGPT como um aliado nos estudos, sabe que, muitas vezes, pode…

% dias atrás

Como escolher o melhor cursinho para o Enem?

Sempre é o melhor momento para começar a preparação para a prova do Enem, não…

% dias atrás

O que é Chat GPT?

Se você não esteve isolado da internet no último ano, com certeza já ouviu falar…

% dias atrás

Quais são as diferenças entre universidade municipal, estadual e federal?

O Ensino Médio é um momento de transição, no qual você está, provavelmente, já de…

% dias atrás

Isenção Enem 2024: confira as datas e como solicitar

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa já! Afinal,…

% dias atrás