Quer saber o que levar para o Enem? Calma, o Stoodi te explica!
O Enem chegou e a principal preocupação dos estudantes é se preparar para acertar o máximo de questões, conseguir uma boa pontuação e conquistar uma vaga no curso e na faculdade dos sonhos. Se esse é seu caso, nós sabemos bem como se sente!
Mas você sabe o que precisa levar para o Enem? Aliás, sabe o que não pode levar com você de jeito nenhum no dia da prova? No edital do Enem tem essas e outras informações muito importantes, mas para te ajudar o Stoodi fez um resumo prático e claro do que você pode ou não levar, além do que deve ter em mãos para fazer seu exame tranquilamente. Confira!
Para o dia da prova do Enem, você precisa levar consigo três itens:
Mas nem todo tipo de item pode ser portado. Alguns são capazes até de desclassificar um candidato antes mesmo da realização da prova. Por isso, é importante saber quais documentos levar, que tipo de alimento é permitido e qual o material necessário.
Quanto à alimentação, é fácil: leve água ou sucos leves e alguns biscoitos ou barrinhas de cereal. Nada gorduroso, que possa manchar seu caderno de provas e cartão-resposta e também sugar a sua energia.
Também não leve salgadinhos de pacote (como Cheetos). Além de sujar as mãos, você pode ter problemas com o aplicador do exame, já que a embalagem é grande e não é transparente, além de incomodar os outros estudantes com o cheiro e barulho da mastigação.
O material também não tem segredos: basta levar caneta de tinta preta com tubo transparente. O edital do Enem não permite preencher o cartão-resposta com caneta de outra cor e, como explicaremos, é proibido levar lápis e borracha. Assim, o ideal é ter mais de uma caneta (para o caso de falhas), mas todas na cor preta.
Tudo o que você necessita é um documento de identidade oficial e original que contenha uma foto. São aceitos:
Se você não puder apresentar a via original de nenhum dos documentos oficiais aceitos por ter perdido, sofrido furto ou roubo, ainda poderá fazer a prova do Enem. Mas, para isso, terá que apresentar o Boletim de Ocorrência (BO) emitido pela polícia há no máximo 90 dias da data da primeira prova.
Também será preciso passar por um processo de identificação diferenciado, no qual seus dados e sua assinatura serão coletados em um formulário especial.
Caso seu documento de identidade esteja com a validade vencida ou tenha algum problema (na foto, assinatura ou caracteres) que impeça a identificação completa, você não será impedido de fazer a prova, mas também terá que passar pelo processo especial.
Pessoas com deficiência visual podem levar equipamentos específicos, como:
Mas é preciso lembrar que esses materiais devem ficar à disposição da revista pelo aplicador.
Agora que você já sabe quais documentos precisa levar no Enem, vamos a outra questão importante: o que você não pode levar. Pode parecer estranho, mas existem alguns itens com os quais você fica proibido de entrar no local de prova.
Bom, e o que NÃO vale como documento de identificação para o Enem? Confira:
Mesmo que ache desagradável, saiba que isso é para que o exame tenha segurança e garanta igualdade de condições a todos. Essas medidas dificultam e até evitam fraudes no processo.
O Enem reserva o direito de fazer revista eletrônica nos participantes. Isso significa que você pode ser submetido a um detector de metais a qualquer momento: antes e durante o exame. Quem se recusar é eliminado do Enem.
Antes de entrar na sala de prova, você recebe um envelope que serve como porta-objetos. Nele, é preciso colocar seu celular e qualquer item eletrônico, sempre desligados. Os itens proibidos (que vamos listar a seguir) também devem ficar nesse envelope lacrado.
Lacre e identifique esse envelope antes de entrar na sala. Assim que sentar, coloque-o embaixo da carteira. Ele deve ficar lá até que você entregue a prova. Ao sair da sala, não abra o envelope ainda — faça isso apenas quando tiver deixado o local de prova.
Então, vamos à lista de itens com os quais você não pode entrar na sala de prova:
Também não é permitido entrar na sala usando óculos escuros ou qualquer tipo de chapéu (boné, gorro, touca etc). Caso sua religião determine o uso de alguma vestimenta específica — como as burcas ou os quipás — você deve permitir que sejam revistados pelo aplicador.
Não é preciso levar o cartão de confirmação no dia do exame. Você definitivamente não vai ser impedido de fazer sua prova sem ele. Como dissemos, precisa portar apenas seu documento de identificação, caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente, água e alimentos leves.
O cartão de identificação contém dados importantes, incluindo seu número de inscrição no Enem, a data, o horário e o local de prova. Lá também consta sua opção de língua estrangeira e qualquer tipo de atendimento especial solicitado. Portanto, vale a pena mantê-lo com você para evitar qualquer dúvida.
Agora você já sabe o que precisa levar para o Enem. Também está ciente do que não deve levar, assim pode fazer uma prova tranquila e sem surpresas, certo?
Então, concentre-se nos estudos: acesse as aulas disponíveis no Stoodi, faça os exercícios e acompanhe os posts do blog. Esteja 100% pronto para obter uma pontuação excelente!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…