Amplamente divulgado nos meios de comunicação, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre é pauta no noticiário e atrai a atenção de milhões de pessoas de todas as faixas etárias. No entanto, muita gente ainda não sabe para que serve o Enem. Além de garantir a entrada em várias faculdades, uma boa pontuação pode ajudar na conquista de uma bolsa de estudos.
De olho em sua conscientização, vamos trazer, ao longo deste post, informações imperdíveis sobre o exame. Confira!
O Enem é uma prova que acontece todos os anos, sendo conduzida pelo Ministério da Educação por meio do Inep, com foco na seleção dos alunos para as melhores faculdades públicas e privadas do Brasil.
Iniciado em 1998, no primeiro momento o exame era uma avaliação da qualidade do Ensino Médio, servindo como uma prova para atestar o conhecimento dos alunos que estavam se formando.
No entanto, com o passar dos anos, o Enem ganhou novos formatos e chegou ao patamar de substituir vários vestibulares, inclusive de faculdades renomadas.
A pontuação obtida no Enem abre ainda muitas oportunidades, como concessão de bolsas de estudo via ProUni, Sisu, das próprias faculdades e Fies.
Dessa maneira, muita gente que faz o Enem já está no mercado de trabalho e utiliza a prova como um caminho para ajudar na qualificação profissional.
Desde 2020, acontece também o Enem digital. Ele foi criado para evitar as aglomerações em razão do combate ao coronavírus e é feito online nos próprios locais de prova. Somente a redação continua na forma impressa.
Portanto, trata-se da prova mais importante do ano no Brasil, reunindo milhões de candidatos.
O Enem é realizado em dois domingos consecutivos, com uma prova de 180 questões objetivas em cada e mais uma redação que acontece no primeiro dia do exame.
Para evitar fraudes, o Inep elabora cinco provas com cores diferentes, com o mesmo conteúdo em perguntas situadas em lugares diferentes. Nas avaliações, há questões que englobam as matérias do Ensino Médio, divididas nos tópicos:
No primeiro dia, são 5h30 para terminar as questões e redação. Já no segundo domingo, 5h. Os portões se fecham às 13h nos locais de prova e quem chegar um minuto atrasado fica do lado fora.
A redação do Enem tem um peso maior em comparação às demais disciplinas, ou seja, faz grande diferença na pontuação final.
A nota pode chegar a 1.000, o que equivale a 750 pontos no cálculo que chega a média geral. A redação é corrigida por dois avaliadores que analisam vários aspectos, como domínio da Língua Portuguesa, entendimento da proposta, entre outros.
A redação deve ser escrita no sistema dissertativo-argumentativo e sempre tem um assunto principal. Textos, infográficos, imagens e outros recursos apresentam um suporte para ajudar no desenvolvimento do texto.
Como já mencionamos, a nota do Enem serve para o estudante conseguir uma aprovação nas faculdades públicas ou privadas, pois muitas instituições de ensino utilizam o exame como vestibular.
Além disso, obter uma boa pontuação é um passo a mais para conquistar uma bolsa de estudo, ou seja, trata-se de um passaporte para o ensino superior.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa que permite o ingresso em faculdades públicas federais e estaduais por meio da pontuação no Enem.
Para participar, além de prestar o Enem, é preciso se inscrever no portal do programa. Depois, seu nome concorre com os demais candidatos, tendo como diferencial a pontuação no exame.
Para conseguir uma bolsa de estudo via Programa Universidade para Todos (ProUni) é necessária média geral de 450 pontos no Enem sem zerar a redação.
É importante informar que o Programa oferece bolsas que variam de 50% a 100%, ou seja, nada melhor que uma preparação adequada para se sair bem no Enem.
Um dos critérios para o governo federal liberar o Financiamento Estudantil (Fies) é o candidato ter feito o Enem.
Mas simplesmente fazer a prova não basta. É preciso obter uma pontuação acima de 450 e também não pode zerar na redação. Assim, o Enem é muito importante para várias situações.
Se você ainda se questiona para que serve o Enem, saiba que a sua pontuação é uma porta de entrada para inúmeras faculdades, pois a maioria das instituições de ensino utiliza a nota como meio de ingresso.
Isso porque a prova é bem-elaborada e conta com profissionais qualificados na correção das redações, ou seja, hoje, ela substituiu quase todos os vestibulares.
Portanto, se o seu sonho é cursar uma faculdade, fazer o Enem é uma atitude fundamental, principalmente para conseguir uma vaga em faculdades concorridas, como as públicas.
Além das faculdades brasileiras, a nota do Enem também serve para a entrada em universidades de Portugal. Esse avanço foi possível graças a um acordo entre Brasil e o país europeu.
Com ele, o estudante tem a possibilidade de escolher mais de 30 faculdades portuguesas que já aceitam a nota do exame como meio de ingresso. Bom, não é mesmo?
A dica é se empenhar no melhor caminho para se sair bem na prova. E o que fazer para transformar o sonho de entrar em uma faculdade em realidade?
A primeira dica é montar um cronograma de estudos, criando uma rotina de leituras, práticas de exercícios, treinamento de redação, além de fazer simulados e provas anteriores.
Para um melhor entendimento das matérias, nada como contar com o auxílio de professores qualificados, como os existentes na plataforma Stoodi. As videoaulas são um suporte interessantíssimo para você arrasar no Enem.
Portanto, agora que você já sabe para que serve o Enem, tenha disciplina no seu dia a dia, invista na motivação e se esforce para se dedicar com foco em sua preparação de olho em um futuro promissor.
E aí, quer saber mais sobre o Enem? Então, aproveite e leia este post e saiba tudo sobre o assunto, e faça o seu cadastro para começar sua preparação.
Já pensou em fazer sua graduação fora do Brasil, mas não sabe como? Nos últimos…
Imagine poder fazer seu curso de Ensino Superior em uma das melhores universidades do nordeste…
Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode parecer um grande desafio,…
A estratificação social é um fenômeno presente em todas as sociedades e se manifesta de…
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma referência nacional em educação, pesquisa e…
A Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais mais ricas e autênticas do Brasil,…