Tudo sobre o resultado do Enem nesse guia completo
Todos os anos o processo se repete entre estudantes que estão em busca da tão sonhada vaga na universidade. São meses, às vezes anos, dedicados ao estudo durante boa parte do dia, incluindo finais de semana. Tudo isso para fazer a prova do Enem e controlar a ansiedade aguardando o resultado.
Mas você sabe tudo sobre o resultado do Enem? Para que serve a nota do Enem e como você pode utilizá-la? Já ouviu falar em sistema Teoria da Resposta ao Item (TRI) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu)? Iremos te explicar tudo em detalhes nesse post, para que você saiba exatamente o que fazer quando ficar sabendo o resultado do Enem.
Assim como a organização da prova, a divulgação do resultado do Enem é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, também conhecido como Inep.
Em parceria com o MEC, o Inep organiza a realização do Enem e fica responsável por divulgar o resultado da prova assim que as correções forem concluídas. O resultado é divulgado no próprio site do Inep. Mais abaixo, iremos explicar em detalhes como o estudante ou professores e profissionais da educação podem acessá-lo.
O resultado do Enem é calculado a partir do sistema de avaliação TRI, que deixa muitos estudantes confusos, especialmente quando comparam o número de acertos com outros candidatos que fizeram a prova. Isso tudo porque as questões não têm o mesmo peso na prova, cada uma vale uma pontuação diferente, dependendo do grau de dificuldade percebido entre os participantes.
Chegou o dia de descobrir o resultado do Enem. E agora, o que fazer? É bastante simples. Basta acessar o site do Inep e inserir o número do seu CPF e a senha cadastrada para conseguir visualizar o resultado da prova.
Algo bastante comum de acontecer logo que o resultado é divulgado é o site do Inep sobrecarregar e ficar fora do ar por algum tempo, deixando os estudantes ainda mais ansiosos. Mas, historicamente, quando o Inep define a data de divulgação do resultado, ele fica disponível na data informada.
Você já estudou, fez a prova e conferiu o seu resultado do Enem. E agora? Como interpretar essa nota? Ela foi boa, foi ruim? Tenho chances de fazer o curso que tenho vontade na universidade em que quero estudar? Para tentar minimizar um pouco essa dúvida, nada melhor do que acompanhar o histórico de notas de corte do Sisu, do Prouni e do Fies.
Não é garantido que a nota de corte será mantida ao longo dos anos. Mas consultar o histórico passa um posicionamento médio de como foi o desempenho dos alunos aprovados nos anos anteriores. A partir desse histórico da nota de corte, você tem uma base de comparação sabendo que ela pode oscilar para baixo ou para cima.
Desde 2009, o Inep e o MEC alteraram o formato da prova do Enem e passaram a utilizá-la como porta de entrada para universidades e instituições públicas de ensino. Em muitos casos, a nota do Enem serve como único requisito necessário para o ingresso na faculdade. Algumas instituições fazem uso parcial dessa nota, ainda realizando provas específicas para a aprovação do estudante.
O estudante que participa do Enem consegue se inscrever em programas de governo federal que estimulam a entrada dos alunos no sistema superior de ensino. É possível usar a nota do Enem em programas como o Sisu, o ProUni e o Fies. Também existe uma série de universidades em Portugal que aceitam a nota do Enem.
Com a nota do Enem, o estudante pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e tentar conquistar a vaga em uma das universidades ou instituições públicas de ensino que utilizam o Enem como forma de seleção para os seus cursos.
Veja também: os segredos da aprovação de Gustavo Luz, aprovado em 1º lugar em Direito na USP, pelo Sisu!
Os estudantes que prestarem o Enem poderão se inscrever no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e concorrer a bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) para estudar em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Quem fizer o Enem também pode usar a nota para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e utilizar esse programa do Ministério da Educação para possibilitar o pagamento dos seus estudos.
A data de divulgação do resultado do Enem varia de um ano para o outro, mas geralmente é divulgado durante o mês de janeiro, cerca de dois meses após a data de realização da prova. A nossa aposta para o Enem 2018 é que o resultado seja divulgado entre os dias 10 e 31 de janeiro.
Não existe um horário pré-determinado para a divulgação do resultado do Enem, mas, historicamente, ele é liberado a partir das 9h do dia em que foi confirmada a sua publicação.
O ano está apenas começando, mas muita coisa já passa na cabeça do estudante que vai prestar o Enem no segundo semestre. Pensando em tentar ajudar a controlar um pouco da ansiedade estudantil, resolvemos dar uma olhada nas provas anteriores e fazer um apanhado de informações para tentar entender o que pode ser cobrado na prova deste ano.
As médias gerais do Enem se mantiveram parecidas nas edições dos últimos anos, com variações pequenas tanto para notas mais altas quanto notas mais baixas. Já na edição de 2017, a queda na média geral foi significativa.
Em todos os cadernos, incluindo a redação, a queda da média geral foi de pelo menos 24 pontos. Isso mostra que essa prova foi mais conteudista e exigente que as anteriores, o que fez com que a média reduzisse.
Para este ano, baseado nesse resultado de 2017, é esperado que a média do Enem apresente uma subida em todos os cadernos. Em Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, a média deve ser superior aos 510 pontos. Já na Redação, a nota deve retomar o crescimento após a queda de 2017, e ficar acima dos 560 pontos.
A edição de 2009 do Enem foi a 1ª com o novo formato e também já valendo como porta de entrada para universidades públicas do país. Por ser um formato novo, apresentou diversos problemas, antes, durante e depois da prova. O início do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) também foi conturbado.
Por ser o 1º ano em que as vagas de universidades públicas foram ofertadas aos estudantes por meio do resultado do Enem e inscrição no Sisu, muitas falhas aconteceram até que fosse possível chegar a um sistema eficiente.
Veja qual foi o resultado do Enem em 2009.
Caderno de Ciências da Natureza
Nota mínima: 263,3
Nota máxima: 903,2
Média: 572
Caderno de Ciências Humanas
Nota mínima: 300
Nota máxima:887
Média: 569
Caderno de Linguagens
Nota mínima: 224,3
Nota máxima: 835,6
Média: 563
Caderno de Matemática
Nota mínima: 345,9
Nota máxima: 985,1
Média: 562
Redação
Número de notas 1000: 2802
Média: 627
Edição de 2010 foi marcada por uma série de falhas operacionais, que acabaram atrapalhando a organização da prova e também interferindo de forma negativa na percepção dos estudantes sobre o teste.
Chegou-se a cogitar a anulação da prova devido às falhas acontecidas, mas esse pedido não foi adiante e o Enem de 2010 continuou valendo normalmente.
Veja qual foi o resultado do Enem em 2010.
Caderno de Ciências da Natureza
Nota mínima: 297,3
Nota máxima: 844,7
Média: 541
Caderno de Ciências Humanas
Nota mínima: 265,1
Nota máxima: 883,7
Média: 595
Caderno de Linguagens
Nota mínima: 254
Nota máxima: 810,1
Média: 564
Caderno de Matemática
Nota mínima: 313,4
Nota máxima: 973,2
Média: 590
Redação
Número de notas 1000: 2365
Média: 633
A percepção dos estudantes que prestaram o Enem em 2011 foi de que o caderno de Matemática apresentou as questões mais difíceis, com muitos gráficos a serem analisados. Além de ter cobrado muita interpretação de texto e cálculos.
A redação abordou o uso da internet e qual a relação entre as informações públicas e privadas.
Veja qual foi o resultado do Enem em 2011.
Caderno de Ciências da Natureza
Nota mínima: 265
Nota máxima: 867,2
Média: 526
Caderno de Ciências Humanas
Nota mínima: 252,6
Nota máxima: 793,1
Média: 529
Caderno de Linguagens
Nota mínima: 301,2
Nota máxima: 795,5
Média: 568
Caderno de Matemática
Nota máxima: 321,6
Nota mínima: 953
Média: 606
Redação
Número de notas 1000: 3694
Média: 633
Na edição de 2012 do Enem a maior dificuldade apontada pelos estudantes que fizeram a prova foi o caderno de Matemática. A expectativa era grande pelo tema da redação e sua possível dificuldade, mas falar sobre “O movimento imigratório para o Brasil do século XXI” pareceu tarefa mais simples.
Veja qual foi o resultado do Enem em 2012.
Caderno de Ciências da Natureza
Nota mínima: 303,1
Nota máxima: 864,9
Média: 525
Caderno de Ciências Humanas
Nota mínima: 295,6
Nota máxima: 874,9
Média: 570
Caderno de Linguagens
Nota mínima: 295,2
Nota máxima: 817,9
Média: 533
Caderno de Matemática
Nota mínima: 277,2
Nota máxima: 955,2
Média: 593
Redação
Número de notas 1000: 2802
Média: 579
A prova do Enem de 2013 passou a ser mais conteudista e começou a cobrar bastante matéria vista pelos estudantes durante o Ensino Médio. Em anos anteriores, as questões eram mais interpretativas e cobravam mais cultura geral dos candidatos.
Com adesão cada vez maior de universidades e instituições de ensino público ao Enem como porta de entrada para os estudantes, mais o exame se adapta ao formato dos vestibulares para selecionar os alunos de forma consistente.
Veja qual foi o resultado do Enem em 2013.
Caderno de Ciências da Natureza
Nota mínima: 311,5
Nota máxima: 901,3
Média: 525
Caderno de Ciências Humanas
Nota mínima: 299,5
Nota máxima: 888,7
Média: 568
Caderno de Linguagens
Nota mínima: 261,3
Nota máxima: 813,3
Média: 536
Caderno de Matemática
Nota mínima: 322,4
Nota máxima: 971,5
Média:
Redação
Número de notas 1000: 481
Média: 593
A edição de 2014 foi marcada por uma forte queda no desempenho dos estudantes na redação do Enem. O tema da redação foi a publicidade infantil, menos debatido ao longo do ano, acabou causando uma queda de 9,4% na média da nota na comparação com a edição de 2013.
Veja qual foi o resultado do Enem em 2014.
Caderno de Ciências da Natureza
Nota mínima: 330,6
Nota máxima: 876,4
Média: 537
Caderno de Ciências Humanas
Nota mínima: 324,8
Nota máxima: 862,1
Média: 591
Caderno de Linguagens
Nota mínima: 306,2
Nota máxima: 814,2
Média: 552
Caderno de Matemática
Nota mínima: 318,5
Nota máxima: 973,6
Média: 550
Redação
Número de notas 1000: 250
Média: 598
A edição de 2015 do Enem foi considerada uma das mais difíceis pelos estudantes após a mudança da prova, em 2009. As questões apresentadas no caderno de Ciências da Natureza tinham muito mais conteúdo do que o padrão usado pela prova até então.
O caderno de Matemática também apresentou dificuldade mais alta e cobrou bastante conteúdo. Já os cadernos de Linguagens e Ciências Humanas seguiram o padrão dos anos anteriores.
Veja qual foi o resultado do Enem em 2015.
Caderno de Ciências da Natureza
Nota mínima: 334,3
Nota máxima: 875,2
Média: 530
Caderno de Ciências Humanas
Nota mínima: 314,3
Nota máxima: 850,6
Média: 599
Caderno de Linguagens
Nota mínima: 302,6
Nota máxima: 825,8
Média: 549
Caderno de Matemática
Nota mínima: 280,2
Nota máxima: 1008,3
Média: 545
Redação
Número de notas 1000: 104
Média: 626
A edição de 2016 do Enem apresentou questões mais complexas nas matérias de física e matemática. Além disso, a prova deu bastante destaque para questões de filosofia e sociologia.
As questões de matemática seguiram os padrões de vestibular, cobrando mais conteúdo. Português trouxe questões consideradas mais fáceis pelos estudantes e trouxe o tema intolerância religiosa para o desenvolvimento da redação.
Veja qual foi o resultado do Enem em 2016.
Caderno de Ciências da Natureza
Nota mínima: 316,5
Nota máxima: 871,3
Média: 534
Caderno de Ciências Humanas
Nota mínima: 317,4
Nota máxima: 859,1
Média: 581
Caderno de Linguagens
Nota mínima: 287,5
Nota máxima: 846,4
Média: 560
Caderno de Matemática
Nota mínima: 309,7
Nota máxima: 991,5
Média: 558
Redação
Número de notas 1000: 77
Média: 633
A edição de 2017 do Enem trouxe questões bastante conteudistas e seguindo um padrão já adotado pela prova em outros anos, de muita interdisciplinaridade entre as questões apresentadas.
A prova contou com muitas questões interdisciplinares e contextualizadas, mas que permitiam facilmente ao estudante identificar de qual matéria era cada pergunta. A redação nesta edição trouxe o tema sobre as dificuldades e desafios na educação de pessoas surdas no Brasil.
Veja qual foi o resultado do Enem em 2017.
Caderno de Ciências da Natureza
Nota mínima: 298
Nota máxima: 885,6
Média: 510
Caderno de Ciências Humanas
Nota mínima: 307,7
Nota máxima: 868,3
Média: 519
Caderno de Linguagens
Nota mínima: 299,6
Nota máxima: 788,8
Média: 510,2
Caderno de Matemática
Nota mínima: 310,4
Nota máxima: 993,9
Média: 518
Redação
Número de notas 1000: 53
Média: 558
Agora que você já viu como foram as provas do Enem desde 2012, a gente reuniu em um só lugar todos os gabaritos dessas provas. Parte importante do processo de estudo e preparação para a prova do Enem é resolver as edições anteriores para entender o conteúdo da prova e conhecer a forma como as questões são apresentadas.
Veja os gabaritos do Enem de 2012 a 2017:
Gostou das dicas e quer saber mais sobre o mundo dos vestibulares? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e entenda tudo!
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…