Sisutec: tudo que você precisa saber!
Você sabe o que é o Sisutec? Hoje, vamos falar sobre essa incrível alternativa que, infelizmente, não é muito conhecida pela maioria dos estudantes. Esse processo seletivo é uma ótima opção para quem procura boas oportunidades para a vida profissional.
Para facilitar sua vida, veremos isso em alguns tópicos, que responderão às principais dúvidas e questionamentos dos candidatos sobre o tema. Assim, você vai aprender o que é o Sisutec, quais os cursos oferecidos, quem pode se candidatar e quais são as exigências.
Você vai saber tudo que precisa para encontrar um caminho satisfatório, em algumas das áreas que mais precisam de profissionais capacitados no mercado nacional. Preparado? Então, vamos lá!
O Sisutec é a sigla para Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. É um processo seletivo gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), em que instituições privadas e públicas de ensino superior, profissionalizante e técnico, oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos.
Ele foi criado no ano de 2013, como um subprojeto chamado Bolsa Formação, realizado pelo Pronatec. Hoje, a seleção é realizada apenas com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Participar do Sisutec permite ao estudante ter acesso a cursos bem específicos que podem abrir novas portas na vida profissional e garantir uma formação de qualidade. Esse processo seletivo tem uma única etapa de inscrição e duas chamadas.
Talvez você não saiba, mas o Brasil é um país carente de técnicos formados nas mais diversas áreas. E esses profissionais são extremamente requisitados pelo mercado de trabalho, o que gera uma situação bem complicada: há vagas, mas poucos profissionais qualificados para ocupá-las.
Sendo assim, investir no Sisutec é uma ótima forma de conquistar uma qualificação rápida para quem precisa ingressar rapidamente no mercado de trabalho e começar a trabalhar o quanto antes.
Antes de falarmos dos cursos, vamos nos concentrar em explicar direitinho para você o que é o Sisutec.
O Sisutec tem um processo seletivo muito próximo ao do Sisu. Por meio dele, você pode se aplicar para vagas de diversos cursos por todo o país. O processo é completamente online e gratuito.
Você deve realizar a inscrição na página do Sisutec e, a partir do momento que estiver logado, poderá ver todas as opções de cursos oferecidos pelo sistema. Dessa forma, será possível filtrar as informações por localidade, curso desejado e a instituição de escolha.
Assim como o Sisu, o Sisutec também permite a escolha de modalidades (cotas ou ampla concorrência), além de duas opções de curso de interesse, sendo priorizados como primeira e segunda opção.
O processo de inscrição do Sisutec apresentará a sua nota do Enem da edição anterior, assim como as notas de corte necessárias para cada curso. Esta última será atualizada todos os dias, à meia noite, durante todo o processo de inscrição.
Assim, a cada dia, é possível alterar as opções escolhidas para que, assim, sua nota do Enem se adeque à nota de corte mais acessível.
No final do processo de inscrição, é divulgada a lista para a primeira chamada e, caso seja aprovado, procure a universidade para ter mais informações de matrícula. Afinal, cada instituição tem seu próprio regulamento.
Mas lembre-se: se selecionado em sua primeira opção, não terá acesso à sua segunda opção de escolha. Contudo, caso você tenha sido aprovado apenas para a segunda opção, poderá ser selecionado na segunda chamada do Sisutec, que é divulgada após o período de matrícula.
Para se candidatar para o Sisutec, é preciso:
É importante estar ciente de que o Sisutec dedica 85% de suas vagas para candidatos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas ou privadas, porém, com bolsa integral.
Assim, o sistema busca democratizar as vagas para o Ensino Técnico, fazendo com que pessoas que tiveram um ensino muitas vezes deficitário possam ter oportunidades iguais àqueles que foram privilegiados nesse quesito.
E, com isso, percebemos também quem não pode participar do Sisutec. Nesse caso, falamos de pessoas que ainda não terminaram o ensino médio, não fizeram o último Enem ou que zeraram a redação nessa prova. Fique de olho!
Por meio do Sisutec você pode concorrer a vagas para cursos técnicos e profissionalizantes em instituições públicas, privadas e instituições de educação profissional e tecnológica.
Existem diversos cursos disponíveis. Veja algumas das opções:
A lista é bem longa e continua, viu? Então, não fique achando que essa lista representa todas as opções que você vai encontrar.
O Sisutec é um programa que abrange muitas instituições em todo o Brasil. Essa lista, no entanto, é constantemente atualizada e por isso, o indicado é que você busque informações que estejam condizentes com o ano em que você está lendo este texto!
Não há nenhum lugar melhor do que aquele que tem as informações prestadas pelo próprio Governo do Brasil. Por isso, para ver a lista completa dos cursos e instituições participantes, confira diretamente a página oficial do MEC.
Desde o início, o Sisutec foi pensado como uma forma de atender a duas demandas da sociedade, com alguns objetivos bem claros, envolvendo inclusão, capacitação e melhoria da economia das comunidades.
De um lado, um dos objetivos é ampliar o acesso aos cursos técnicos e profissionalizantes de acordo com a política geral do Pronatec. Do outro, servir como instrumento de inclusão social, reservando cerca de 85% das vagas para estudantes da rede pública e pessoas que se declaram pretas, pardas e indígenas.
O processo seletivo do Sisutec é realizado duas vezes ao ano, no início de cada semestre. Para participar, você precisa se cadastrar na página oficial, utilizando seus dados de acesso ao Enem.
O processo é bastante simples:
Depois disso, basta esperar o prazo de encerramento das inscrições e verificar no próprio site do Sisutec se foi aceito em algum dos cursos que escolheu.
Por isso, é fundamental que você esteja sempre alerta sobre o edital do Sisutec e, claro, do Enem. Não perca a data das provas e de outros processos que envolvem o Exame Nacional do Ensino Médio. Anote tudo na sua agenda para evitar contratempos!
Vale lembrar que não há a cobrança de qualquer tipo de taxa, sendo esse um processo seletivo completamente gratuito. O único pagamento que pode precisar ser feito é o da inscrição do Enem. No entanto, se você tem isenção para se inscrever para a prova, pode ficar despreocupado!
O mais importante é estar atento e não esquecer de um detalhe muito importante, sobre o qual falaremos a seguir.
Confira as regras que o MEC específica para essas modalidades, considerando o que está previsto na Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 2012) e na Lei do Pronatec (Lei nº 12.513, de 2011):
Nas duas chamadas do Sisutec, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência disputará apenas com os candidatos que tenham escolhido essa mesma opção. O sistema levará em conta quem teve a melhor nota no Enem para selecionar o candidato.
É sua responsabilidade se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada às ações afirmativas e de que tem os documentos que serão exigidos no momento da matrícula, em caso de aprovação.
A documentação necessária será informada no boletim do candidato, na página do Sisutec, juntamente dos demais documentos exigidos para matrícula.
Às vezes, pode acontecer de você ficar com a mesma nota que outro candidato, que também se inscreveu para o mesmo curso que você. Nesses casos, é necessário decidir quem vai ficar com a colocação mais alta.
O desempate acontece da seguinte maneira: caso as notas sejam iguais, será avaliado o desempenho dos dois candidatos por cadernos do Enem. A ordem observada será: Redação, depois Linguagens, depois Matemática, depois Ciências da Natureza e, por último, Ciências Humanas.
Ou seja: mesma nota na média? É observada a nota da Redação. Mesma nota? É olhado, então, a pontuação obtida na prova de Linguagens, e assim por diante.
Os dois processos seletivos são destinados à concessão de vagas em cursos técnicos de todo o Brasil. No entanto, a diferença está na modalidade de ensino aplicada.
Enquanto os cursos Sisutec são exclusivamente presenciais, os do Pronatec também oferecem a modalidade à distância (EAD). Isso também é observado no Sisu (que só oferece vagas para cursos presenciais) e Prouni (que também abrange as graduações EAD).
Resumindo, o Sisutec separa 85% das vagas para estudantes da rede pública de educação. Essa condição também é válida para quem estudou em escolas particulares, mas com bolsas de estudo integrais (100%).
Há também opções de cotas para pessoas que se identificam como pretas, pardas ou indígenas.
IMAGEM: https://www.stoodi.com.br/wp-content/uploads/2020/01/sisutec-1024×683.jpg
O aplicativo do Sisutec foi desenvolvido para facilitar o seu acesso às principais ferramentas do processo seletivo. Por meio dele é possível acompanhar o número de vagas ofertadas, os turnos, cidades e instituições do Sisutec.
Você pode selecionar os seus cursos de preferência, ter acesso às principais datas e ainda receber notificações! O aplicativo está disponível para Windows Phone, Android e iOS. Por isso, não precisa se preocupar, já que é bem provável que o seu celular rode o programa, independentemente de qual for a marca ou modelo.
Os editais do Sisutec deram uma pausa desde 2016, após o final do governo Dilma Rousseff. No entanto, é preciso continuar de olho nos noticiários e nos portais oficiais da Presidência para descobrir quando eles serão divulgados.
Mas é claro que você não precisa ficar de braços cruzados enquanto espera! Aproveite para pesquisar sobre os cursos disponíveis e ficar de olho nos que te interessam. Quando o edital for publicado, você saberá o que quer e vai ficar mais fácil fazer sua inscrição.
Fique de olho aqui no blog também! Assim que o Edital do Sisutec for divulgado, atualizaremos este post com as informações. Dê uma olhadinha também nas nossas redes sociais, como o Facebook. Por lá, você recebe um montão de notícias sobre vestibulares e concursos em geral.
Lembrando que a leitura do edital é essencial para a sua aprovação. Nele, você encontra todas as informações necessárias para se preparar, como as datas envolvidas no cronograma, as regras para o processo seletivo e muito mais. Então, fique ligado.
Depois de ser aprovado, é hora de cair em campo e fazer a sua matrícula! Não perca os prazos mostrados no portal, hein?
Além disso, é de muita importância levar toda a documentação solicitada pelo portal do Sisutec. Caso você não tenha algum dos documentos em mãos, será impedido de realizar a matrícula e pode até mesmo perder a sua vaga. Então, organize tudo direitinho e providencie a matrícula quanto antes.
Se o seu interesse é conquistar uma boa pontuação na prova do Enem para arrasar no Sisutec, não feche a página! A seguir, você vai conferir algumas dicas que vão te ajudar bastante nesse processo. Vamos lá?
O primeiro passo para você ir bem no processo seletivo do Sisutec é passar pela prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Então, ler o edital também faz parte desse processo. Tire as suas dúvidas e veja quais são as regras para essa prova!
No edital, também há uma relação de todas as matérias que podem cair no Enem. Por isso, dar uma lida nesse material é o primeiro passo para que você possa elaborar um cronograma realmente eficiente para guiá-lo rumo à aprovação.
Um cronograma bem feito é aquele que prioriza as disciplinas tidas por você com mais “difíceis”, mas sem deixar de intercalá-las com as matérias que você ama estudar. É, portanto, uma organização que leva em conta a sua produtividade, e não o tempo passado estudando. Lembre-se que é melhor estudar pouco, mas guardar as informações, do que ficar horas lendo sem retê-las.
Uma boa maneira de estudar é fazer resumos e mapas mentais. Mas essa não é a única vantagem dessa estratégia, que também é supereficiente para que você possa revisar o conteúdo em apenas alguns instantes!
As revisões, por sinal, são um tópico extremamente importante para quem quer ter um bom desempenho no Enem. Ao longo do ano, é comum esquecermos uma série de informações relevantes para as provas e, portanto, revisá-las periodicamente é uma estratégia interessante para evitar “brancos”.
Fazer simulados é uma boa para quem precisa conhecer o estilo da prova do Enem, que traz perguntas muito extensas e interpretativas. No entanto, é importante também para ajudá-lo a aprender a se organizar no dia da prova, evitando surpresas desagradáveis com o tempo.
Não deixe para fazer a sua primeira redação no dia do Enem. Cerca de uma vez por mês (ou com uma frequência maior, se preferir), selecione um tema e faça uma redação para treinar. Assim, no momento do exame, você estará bem mais “solto” e seguro do que realmente precisa fazer.
Por fim, escolha um cursinho que o ajude com todas as questões mencionadas acima: cronograma de estudos, redação, simulados, questões variadas, revisões… e o melhor de tudo é que você não precisa nem pensar muito para escolher, já que o Stoodi traz todas essas vantagens e muito mais!
Gostou de saber mais sobre o processo seletivo do Sisutec? Investir em um curso técnico é uma boa pedida para quem quer ingressar rapidamente no mercado de trabalho. No entanto, a preparação deve ser completa! Por isso, faça o seu cadastro no Stoodi e conte com todo o suporte necessário para que você conquiste a vaga que tanto deseja!
Descubra tudo sobre pseudofrutos e se prepare para o ENEM
A Unesp — Universidade Estadual Paulista é uma das faculdades mais renomadas no Brasil. Quer…
A Unesp é uma universidade renomada, preparada para os desafios do mercado de trabalho e…
Entre as grandes universidades públicas do país, explore tudo que você precisa saber sobre a…
A UFPI (Universidade Federal do Piauí) é uma das instituições de ensino superior públicas e…
O garimpo ilegal é a extração de minerais sem as licenças governamentais e ambientais necessárias…