Prof. Eduardo faz um resumo e ressalta pontos principais do pensamento do filósofo
O Enem está chegando e vamos aproveitar o pouco tempo que nos resta para revisar um dos mais importantes pensadores da antiguidade: Aristóteles. Como o professor Eduardo deu a dica para ficar por dentro de nomes clássicos, como Sócrates e Platão, hoje chegou a vez dele.
O primeiro ponto importante de Aristóteles é que ele não era grego “puro sangue”. Na verdade, ele era um estrangeiro em busca de uma liberdade plena e viveu por muito tempo em Atenas – veio da Macedônia, de uma cidade chamada Estagira.
Depois de ser educado, doutrinado e discípulo de Platão, ele volta a sua terra natal para criar uma escola de filósofos. “Deu certo. Ele cai nas graças da corte macedônica e se torna o tutor pessoal de Alexandre Magno”, comenta o professor Eduardo.
Foi por isso que quando Alexandre Magno conquistou o mundo grego, ele acabou preservando a cultura e incorporando a esse novo império. Esse é o motivo pelo qual considera-se que Aristóteles é diretamente responsável pela manutenção dessa cultura.
É muito importante ressaltar que Aristóteles foi um discípulo de Platão, mas construiu o seu pensamento filosófico na oposição a ele. Aristóteles vai justamente no contraponto de Platão (que era o defensor da teoria das ideias).
– Nossa, o que ele dizia?
Platão acreditava que conseguimos atingir o conhecimento através das ideias. Para Aristóteles, são os sentidos que vão permitir o conhecimento – ele fala em um “mundo sensível”, no sentido de tudo aquilo que a gente toca, vê e entra em contato.
Um dos mais importantes pensamentos é a Metafísica de Aristóteles. Para ele, existem dois mundos: o mundo que nós sentimos e um mundo que está além da física (o metafísico).
“A metafísica é um assunto extremamente importante para Aristóteles, onde ele vai indicar grande parte das suas discussões, falas e ideias”, conclui o professor. Esse mundo metafísico é onde você vai encontrar a estrutura e a origem de todas as coisas que possuímos no mundo que sentimos.
Dentro de seu conceito ético e político, Aristóteles vai falar de dois tipos de relacionamento:
Ético – relacionamento com outro ser humano cujo objetivo é a felicidade pessoal.
Político – relacionamento que visa o bem comum. Ele tem o objetivo de promover a felicidade coletiva através das instituições.
Para o filósofo Aristóteles, o ser humano tem que buscar viver a sua vida plena por meio de seus talentos. “Quando eu descubro quais são os meus talentos, eu passo a viver a plenitude”, explica o professor.
O prof. Eduardo chama a atenção também para o fato de termos, a partir disso, um pensamento individual. Toda essa discussão está retratada em sua obra “A ética a Nicômaco”.
Agora que você já sabe quem foi Aristóteles assista nossas videoaulas e resolva alguns exercícios e fique afiado no assunto.
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…