Categorias: Geografia

Agropecuária: o que é, tipos de sistemas e mais!

A agropecuária está presente entre os diversos assuntos abordados no Enem e nos vestibulares. Afinal, o Brasil é um país que tem esse setor muito forte, por isso ele é tão discutido no dia a dia.

Porém, para se dar bem na prova é preciso saber o que é, qual a sua importância e os sistemas utilizados. Para ajudar nessa missão, trouxemos este post, que conta mais sobre essas questões. Então, para aprender mais em relação ao assunto, continue a leitura. Vamos lá?

O que é agropecuária e qual sua importância?

A agropecuária é o termo que une os conceitos de agricultura e de pecuária. Sendo assim, o primeiro se refere ao conjunto de técnicas de cultivo do solo para obtenção de matérias-primas e alimentos, para humanos e animais.

Já o segundo é o nicho que engloba a criação de gado para alimentação. Podemos incluir na agropecuária a atividade extrativista, que nada mais é do que a extração de recursos naturais para a sobrevivência ou fins lucrativos, como por exemplo, madeira e frutos.

A produção agropecuária é desenvolvida no espaço rural, isto é, em áreas que se caracterizam pela tranquilidade e a presença de cobertura vegetal original e de animais silvestres.

Bom, como essa categoria tem como principal objetivo destinar os seus produtos, como carne, leite, grãos, couro e vegetais, para a alimentação e fabricação de outros itens, ela é considerado setor primário da economia.

Sem a agropecuária não seria possível que outras atividades econômicas fossem exercidas, pois precisam das matérias-primas obtidas por meio da pecuária, agricultura e extrativismo.

Agropecuária brasileira

Como dissemos, a agropecuária é um setor muito relevante no Brasil. Ela representa mais de 20% do PIB nacional (Produto Interno Bruto) — que é a soma de todas as riquezas de um país. Para ter ideia, a cada 3 empregos, 1 vem desse setor, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os produtos originados dela servem para abastecer tanto o mercado interno quanto o externo. Aliás, a agropecuária brasileira é a terceira maior do mundo em exportação, ficando atrás apenas dos EUA e da União Europeia.

Não é para menos. Ela foi responsável pelo povoamento do interior do país, primeiro com a cana-de-açúcar, depois com o café e a criação de gado, sendo uma das primeiras atividades econômicas do Brasil.

Alguns fatores que contribuíram para isso são as condições climáticas e de solo muito favoráveis ao plantio e à criação de gado e a grande população com perspectivas de mercado interno.

Porém, não é só isso, o desenvolvimento da agropecuária brasileira levou à mecanização do cultivo do solo, que, consequentemente, impulsionou a indústria de maquinários, como os necessários para a preparação da terra, a colheita, o abate e outros.

É preciso dizer que, em razão do processo histórico, há uma concentração fundiária no país. Isso quer dizer que existem muitas terras em propriedade de poucas pessoas e o restante se distribui para muita gente, gerando desigualdade.

Sistemas agropecuários

A atividade agropecuária é exercida por pequenos e grandes produtores. Sendo assim, ela pode ser classificada por sistemas para a nossa maior compreensão. A seguir, veja quais são e como funcionam.

Agropecuária extensiva

Ao contrário das anteriores, em que a produção é maior, o sistema extensivo é caracterizado pela ausência de tecnologia e uma baixa produtividade. Ele é praticado comumente por agricultores familiares, que utilizam a queimada como forma de preparo da terra e a mão de obra da própria família.

A criação de animais é feita em grandes áreas, o gado fica solto no pasto e procura o seu próprio alimento. Ou seja, é a forma de agricultura e pecuária ligada às técnicas mais antigas e tradicionais, com maior atividade humana em todos os processos.

Agropecuária intensiva

Esse sistema visa a alta lucratividade dos proprietários, extraindo maior produtividade da terra com pouca mão de obra. Nesse caso, há menor interferência humana direta. Para isso, ele usa diversos recursos tecnológicos, como:

  • Equipamentos agrários;
  • Adequação do solo conforme o plantio;
  • Beneficiamento de sementes;
  • Utilização de fertilizantes;
  • Implementos agrícolas;
  • Confinamento do rebanho;
  • Uso de agrotóxicos para controle de pragas.

Agropecuária intensiva com mão de obra

A agropecuária intensiva com mão de obra é parecida com a anterior, no que se refere aos objetivos de obter o maior lucro daquele solo. No entanto, ela não conta com tanta tecnologia, e é praticada em regiões subdesenvolvidas.

Dessa forma, ela também se assemelha com a extensiva, em que a interferência humana direta e os métodos tradicionais de cultivo e manejo são os principais recursos. A diferença é que a mão de obra vem de muitos trabalhadores, não ficando restrita aos familiares.

A atividade agropecuária é muito importante, pois faz parte da economia primária. É ela quem fornece alimentos e matérias-primas para a produção de outros itens.

As condições de clima e de solo brasileiro são excelentes para esse setor, que participa de grande fatia do PIB nacional. Por conta disso, essa é um assunto pedido no Enem e vestibulares e que não podemos deixar de estudar.

Agora que você já está por dentro do que é agropecuária e sobre as questões relacionadas ao tema, que fazer alguns exercícios? Além disso, você também pode criar um planos de estudos personalizado. Experimente!

Stoodi

Postagens recentes

Quais são os principais pseudofrutos? Fuja das pegadinhas!

Descubra tudo sobre pseudofrutos e se prepare para o ENEM

% dias atrás

Vestibular Unesp 2025: todos os detalhes que você precisa saber

A Unesp — Universidade Estadual Paulista é uma das faculdades mais renomadas no Brasil. Quer…

% dias atrás

Tudo que você precisa saber sobre a Unesp

A Unesp é uma universidade renomada, preparada para os desafios do mercado de trabalho e…

% dias atrás

Tudo que você precisa saber sobre a UFBA

Entre as grandes universidades públicas do país, explore tudo que você precisa saber sobre a…

% dias atrás

Tudo que você precisa saber sobre a UFPI

A UFPI (Universidade Federal do Piauí) é uma das instituições de ensino superior públicas e…

% dias atrás

O que é garimpo ilegal e quais as diferenças para a mineração?

O garimpo ilegal é a extração de minerais sem as licenças governamentais e ambientais necessárias…

% dias atrás