Categorias: Geografia

O que é escala? Saiba o que significa e aprenda as diferenças

Confira a dica do prof. Érico e não caia mais em pegadinhas

Falar sobre cartografia e mapas nem sempre é tão simples assim. Para dominar esses assuntos, você precisa revisar alguns conceitos da Geografia Física, como é o caso das escalas.

“Escala é um tema que pode aparecer em provas de vestibular e concursos públicos. Por isso, é bom ter essa noção para conseguir resolver os exercícios com tranquilidade”, afirma o prof. Érico.

O que é escala?

Escala é uma relação entre o tamanho real de algo e sua representação. Por exemplo, o mapa do Brasil representa o tamanho do país. As miniaturas de carros e bonecos também envolvem o conceito de escala, pois os representam.

Isto é, quando falamos de escala, estamos nos referindo a mecanismos de ampliação e redução. Então, eu posso ampliar o tamanho da representação ou reduzir essa imagem – sempre usando um sistema de coordenadas de referência.

Como saber se uma escala é grande ou pequena?

Essa é uma dúvida que aparece muito nas monitorias de Geografia. Para resolver esse impasse, contaremos com a ajuda do prof. Érico.

Vamos usar o mapa-múndi como exemplo. Digamos que nós estamos estudando por um mapa com escala de 1:80.000.000. Isso significa que cada um centímetro do mapa corresponde a 80 milhões centímetros no mundo real.

Já a planta de uma casa possui uma escala de 1:100. Nesse caso, um centímetro equivale a 100 centímetros de terreno. Você percebe que tivemos que reduzir muito menos esse objeto para colocá-lo no papel? Nós estamos muito mais próximos de uma casa do que estamos do mundo como um todo.

Aí é que está a questão: quando eu estou mais próximo, significa que a escala é grande – eu preciso reduzir poucas vezes para ficar mais próximo do real (1:1). Já a escala 1:80.000.000, foi muito mais reduzida para caber no papel, então ela é uma escala pequena.

(gif surpresa)

Percebe que o número 80 milhões é muito maior que 100? Isso não significa que é uma escala grande. Na verdade, isso quer dizer que eu tive que reduzir muitas vezes e, desta forma, a relação com o mundo real é muito menor.

Então, não caia na pegadinha de encontrar um número grande e associar, automaticamente, que aquela escala também é grande. Outro ponto que você precisa se atentar é que os termos “escala grande” e “grande escala” não possuem o mesmo significado.

A escala grande é aquela que você está cada vez mais próximo do mundo real e, por isso, o número vai diminuindo. Já o termo grande escala pode se referir a algo de grande magnitude, fugindo da nossa ideia inicial.

Qual a diferença entre escala grande e escala pequena?

Para ter certeza que você aprende como diferenciar as escalas e não vai se esquecer, veja a dica:

Escala grande é quando estou cada vez mais próximo do mundo real. Por isso que o número vai diminuindo. Exemplo: planta de uma casa e o mapa de um bairro.

Escala pequena é quando estou me afastando do objeto real, por isso que o número vai aumentando. Exemplo: mapa do mundo, mapa da América do Sul e mapa do Brasil.

Grande escala é o termo que se usa para se referir a algo grandioso, de grande magnitude. Por exemplo: “esse é um fenômeno de grande escala”.

Agora que você já sabe o que é escala e quais as diferenças entre elas, compartilhe esse post com seus amigos para que ele possam aprender também e cadastre-se grátis no Stoodi para mais dicas:

Leia também:

Geografia: Qual a diferença entre escala numérica e escala gráfica?

Geografia: tudo sobre Escala para você mandar bem no Enem

Stoodi

Postagens recentes

Melhores universidades particulares do Mato Grosso

Para quem está em busca de uma universidade particular para fazer seus estudos e garantir…

% dias atrás

Como fazer um prompt perfeito

Para quem usa o ChatGPT como um aliado nos estudos, sabe que, muitas vezes, pode…

% dias atrás

Como escolher o melhor cursinho para o Enem?

Sempre é o melhor momento para começar a preparação para a prova do Enem, não…

% dias atrás

O que é Chat GPT?

Se você não esteve isolado da internet no último ano, com certeza já ouviu falar…

% dias atrás

Quais são as diferenças entre universidade municipal, estadual e federal?

O Ensino Médio é um momento de transição, no qual você está, provavelmente, já de…

% dias atrás

Isenção Enem 2024: confira as datas e como solicitar

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa já! Afinal,…

% dias atrás