Foto: G1
Sempre foi comum na história mundial países vizinhos geograficamente estreitarem as suas relações econômicas, facilitando assim a comercialização de várias mercadorias locais, desde alimentos até bens de consumo duráveis. No atual panorama econômico mundial não é diferente, como exemplo, podemos destacar o Prosul na América do Sul.
Nesse contexto, por se tratar de um tema bastante atual, bem como envolver diretamente o Brasil, os estudantes que vão fazer o Enem ao final do ano precisam ficar atentos com esse assunto, até porque, o estudo de atualidades é constantemente cobrado na prova.
Desse modo, confira abaixo o que significa Prosul, qual a sua influência para a economia, onde ele se diferencia do Unasul e muito mais!
O Foro para o Progresso da América do Sul – Prosul, nada mais é do que um bloco de países sul-americanos que visam intensificar o diálogo interno para viabilizar transações econômicas locais mais eficientes. Em outras palavras, é um fórum regional que propõe a desburocratização do comércio entre os próprios países da América do Sul.
Criado em março de 2019, os 8 países integrantes desse bloco reafirmaram que essa união estará isenta de posicionamentos políticos, ou seja, o tratado tem como objetivo principal criar ferramentas para que todas as nações participantes se beneficiem comercialmente, não importando assim qual for a ideologia política adotada.
Assinaram esse acordo os seguintes políticos líderes de governo:
Percebemos que nem todos os países que estão na América do Sul fazem parte desse acordo, alguns deles são o Uruguai, Bolívia e Suriname, que foram convidados, mas, negaram a entrada no bloco.
Já a Venezuela (que atualmente enfrenta um conturbado cenário sócio-político) nem chegou a ser convidada para o evento onde foi discutido as diretrizes do Prosul.
O foco do Prosul é o diálogo amigável entre as nações sul-americanas livre de ideologia política, buscando assim a evitar que diferentes posições diplomáticas atrapalhem no comércio regional.
Além disso, o Prosul será liderado por diferentes países a cada ano, sendo o primeiro pelo presidente chileno Sebastián Piñera e posteriormente pelo líder paraguaio Mário Abdo.
Em seu texto base, o Prosul propõe:
A União das Nações Sul-Americanas – Unasul foi uma organização entre os 12 países da América do Sul que visava construir uma identidade e cidadania sul-americanas, buscando assim uma integração política, social, econômica, cultural, energética e ambiental.
Idealizada por Luiz Inácio Lula da Silva (ex-presidente do Brasil) e Hugo Chávez (falecido ex-presidente da Venezuela), a Unasul entrou em vigor em 2011 com a presença dos seguintes países:
Podemos diferenciar o Prosul do Unasul a partir de 3 fatores: estrutural, perfil de liderança e número de nações participantes.
A Unasul propunha uma estrutura mais elaborada, contando com a atuação de órgãos internos e uma sede administrativa em Quito, capital do Equador. Já o Prosul, até então, não tem como objetivo criar órgãos e estruturas institucionais, funcionando basicamente apenas por meio de um fórum de diálogo.
O estilo de governo de praticamente todos os presidentes que assinaram o tratado da Unasul é em grande parte oposto ao dos governantes atuais que propuseram o Prosul. Desse modo, podemos afirmar que esses dois blocos entraram em vigor em momentos ideológicos da América do Sul completamente distintos.
O Prosul atualmente conta com 8 países, já a Unasul era integrada por 12, em outras palavras, o Unasul viabilizou um maior engajamento dos países da América do Sul.
Como todos os presidentes da América do Sul que assinaram a Unasul foram trocados após a realização de eleições locais, esse bloco perdeu considerável força, principalmente no ano passado, quando Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Paraguai saíram do bloco.
Dessa maneira, hoje o bloco ainda existe, entretanto, sofreu um sério esvaziamento e perdeu a sua solidez econômica e organizacional, correndo riscos de ser extinto nos próximos anos.
Seja qual for o nível de desenvolvimento de um país, procurar meios para firmar parcerias com outras nações vizinhas é fundamental. Isso porque você viabiliza a entrada das mercadorias no comércio local com um custo menor, já que os gastos com transporte e logística são reduzidos devido à distância.
Em outras palavras, ambos os países saem com vantagens, já que um consegue vender seu produto mais barato sem comprometer seu lucro, e, o outro consegue suprir as suas demandas locais sem a necessidade de importar mercadorias vindas de países distantes (o que naturalmente encarece a transação).
Portanto, ao saber o que é o Prosul, bem como entender qual a sua proposta, conseguimos perceber qual é o cenário político atual da América Latina. Nesse contexto, é preciso ficar atento com uma possível abordagem do Enem em relação ao perfil dos líderes dos países sul-americanos, os quais hoje não se destacam pela uniformidade ideológica presenciada no passado.
Agora que você já sabe o que é o Prosul, você também pode ficar por dentro de outras matérias para mandar muito no Enem! Para isso, conheça o nosso plano de estudos. Com ele você tem acesso a videoaulas e ainda pode testar seus conhecimentos a partir de vários exercícios.
Quando falamos de mecânica, polias e roldanas são conceitos que aparecem com frequência. Trata-se de…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição de ensino superior pública e…
Descubra tudo sobre o vestibular UECE 2025 e se prepare para arrasar nas provas e…
O vestibular da Universidade de Brasília (UnB) é um dos processos seletivos mais aguardados por…
A primeira fase do Modernismo brasileiro fez parte de uma série de movimentos culturais no…
Está em busca de uma universidade pública de qualidade e excelência no Nordeste? A Universidade…