Desde que se entende por um ser pensante, o ser humano busca compreender a natureza a seu redor. Dessa forma, várias ciências foram surgindo ao longo dos milênios, se especializando e trabalhando em vários nichos diferentes. Existem áreas de estudo que compreendem a natureza presente do centro do nosso planeta até os confins do Universo.
Mas tão importante quanto estudar o que existe ao nosso redor é estudar o próprio ser humano. Com sociedades complexas e uma história milenar e muito rica, a humanidade é tão repleta de detalhes que demanda, naturalmente, a existência de uma ciência própria: a antropologia.
Quer saber o conceito de antropologia, o que ela é, quais são seus pensadores e linhas de estudo? Então continue lendo este post para descobrir mais e estudar melhor para o Enem!
De origem grega, o termo “antropologia” tem sua etimologia proveniente da junção dos termos anthropos, que significa ser humano, e logos, que faz referência a estudo, conhecimento, ciência. É, portanto, o estudo do ser humano em sua totalidade, abrangendo suas crenças, suas culturas, seu comportamento em sociedade e seu desenvolvimento.
Dessa forma, a antropologia se dedica ao estudo do ser humano como um ser cultural, capaz de produzir cultura. É responsável pela investigação das expressões culturais humanas ao longo do tempo e do espaço, analisando como acontecem, como surgem, qual impacto têm na História e quais são as diferenças e semelhanças nas variações culturais em todo o mundo.
Ao redor do mundo, podemos encontrar antropólogos que seguem as mais variadas linhas de pensamento. Pensando em trazer uma lista completa, elencamos abaixo os principais nomes da antropologia em todo o mundo, ao longo da história. Confira:
Abaixo, uma lista com os principais nomes da antropologia brasileira:
A antropologia cultural é o estudo não apenas do ser humano como indivíduo, mas também como um ser social capaz de produzir cultura. Dessa forma, essa ciência estuda, também, a cultura ao longo do tempo e do espaço. Uma de suas principais abordagens diz respeito aos significados das palavras e das imagens e da arte nas representações culturais e como elas podem ser diferenciadas de cultura para cultura.
Assim, o estudo dos signos na comunicação e da própria linguagem é um dos principais pontos abordados pela antropologia cultural. Este é um aspecto importante, já que a própria descoberta da reprodução de signos pelos seres humanos marca o início da capacidade comunicacional e da produção de cultura por si só.
Por sua vez, a antropologia social tem como principal objetivo estudar o ser humano na sua organização em sociedade e quais são os efeitos e desdobramentos dessa relação para a própria História e para o mundo em si. Diferentemente da Sociologia, que estuda essas relações em uma perspectiva macro, a antropologia social foca na relação individual do homem com a sociedade.
Por fim, a antropologia filosófica é a abordagem metafísica da antropologia. Ou seja, é um ramo da Filosofia que estuda a estrutura essencial do ser humano enquanto indivíduo. É um campo científico mais voltado para aspectos filosóficos do que antropológicos. Entretanto, por estudar o homem, também é classificada como uma das variantes antropológicas.
Assim como toda ciência, a Antropologia também desenvolveu um método próprio de estudar seu objeto. Então, o método antropológico trabalha com duas etapas:
Assim, seguindo essa lógica, interpretam-se os fenômenos por meio de uma análise crítica e detalhada.
Além de seu próprio método, a antropologia se utiliza de técnicas e metodologias comuns a outras ciências que têm áreas em congruência, como a Linguística, a Arqueologia, a História e a Sociologia.
Assim como todas as outras ciências, a Antropologia tem um alto valor de conhecimento, principalmente por se propor a estudar um campo tão complexo e cheio de nuances como o ser humano e suas relações em sociedade. Por isso, apresenta tantas variações e abre caminhos tão ricos para seus cientistas.
Gostou de aprender o que a antropologia estuda? Então não deixe de conferir nossas videoaulas de Sociologia e o nosso post especial sobre o campo profissional das Ciências Sociais!
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…