A Mitologia Grega é o conjunto de lendas e mitos criado pelos gregos na Antiguidade. Tornou-se tão famosa que, até hoje, existem referências sobre ela na cultura pop.
O principal objetivo da mitologia era explicar certos fatos do cotidiano, fenômenos da natureza e mesmo questões existenciais, como a origem da vida e o mundo após a morte. E isso era feito por meio de lendas ricas em detalhes e fantasia.
Os gregos eram politeístas. Ou seja, acreditavam em vários deuses e deusas. E uma das divindades mais conhecidas da Mitologia Grega é, sem dúvidas, Atena. Você conhece a história dela? Continue neste post para descobrir mais sobre essa deusa!
Atena é uma deusa da Mitologia Grega, estando entre as principais divindades do panteão grego e um dos doze deuses do Olimpo. Atena foi cultuada durante toda a Antiguidade da Grécia, tanto na própria nação quanto na área de influência grega, da Ásia Menor à Península Ibérica, além do norte africano. A presença de seu culto é encontrada até mesmo nos arredores da Índia.
Por esse grande alcance, é natural que o culto a Atena tenha assumido formas distintas, de modo que sua figura foi sincretizada com várias outras divindades, variando, principalmente, conforme a região de prática de devoção.
Atena é a deusa da guerra, da sabedoria, das artes, da inteligência e da justiça. Além disso, é considerada protetora das cidades, dos tecelões, arquitetos e ourives. Entre as divindades representadas na arte, Atena foi uma das que mais serviu de fonte e inspiração para os artistas.
Por ser uma deusa extremamente cultuada em diversas partes do mundo antigo, é natural que as versões sobre sua lenda e seus mitos sejam as mais variadas possíveis. Assim, a versão mais recorrente do mito diz que Atena nasceu da cabeça de Zeus, o deus dos deuses. Por isso, já veio ao mundo sábia e muito corajosa.
Atena era a filha favorita de Zeus, seu pai, sendo fruto da relação dele com a primeira esposa, chamada Métis. Diz a lenda que Zeus enganou Métis, engolindo-a quando essa se transformou em uma mosca. O pai dos deuses fez isso com medo de que, segundo um oráculo, Atena pudesse nascer muito mais forte que ele próprio.
Com o passar do tempo, Zeus passou a sentir fortes dores de cabeça, pedindo ajuda a Hefesto, seu filho com Hera e marido de Afrodite, que cortasse sua cabeça com um machado.
Isso fez que, no processo de decapitação de Zeus, Atena surgisse crescida, com armas em punho e bradando um grito de guerra. Foi a protetora de toda a Ática e de várias outras cidades da Grécia Antiga. Entretanto, Atenas foi a cidade em que a deusa mais foi adorada, sendo o motivo da construção do Parthernon, no século V a.C., no qual se realizava um festival em seu nome todos os anos, chamado de Panatenéias.
Como Atena é a protetora de diversos heróis da Mitologia Grega, aparece em várias lendas. Por exemplo no mito de Belerofonte, que matou sozinho o monstro Quimera, que vomitava chamas. Diz-se que Atena deu-lhe uma rédea dourada, de modo que Belerofonte capturou o cavalo voador Pégaso, utilizando-o para chegar até o covil de Quimera.
Atena teria, ainda, entregado um escudo a seu meio-irmão, Perseu, filho de Zeus, auxiliando-o na execução de Medusa, monstro que transformava em pedra todos aqueles que a olhassem diretamente.
Pela sua grande importância na Mitologia Grega, é natural que Atena fosse representada nas mais diversas formas de arte da época. Essas obras demonstram uma deusa de beleza simples e modesta, com um ar nobre e grave, evidenciando força e majestade ao mesmo tempo.
Como uma guerreira, Atena é representada vestindo um capacete e segurando uma lança. Geralmente, é reproduzida em pose sentada, e as obras que mostram a deusa em pé passam uma imagem de guerreira resoluta, com ar meditativo.
Muitos consideram Palas e Atena como a mesma deusa. Para os gregos, esses termos são, inclusive, os formadores do verdadeiro nome da divindade: Palas-Atena. Entretanto, segundo a interpretação de alguns escritores, esses nomes se referiam a duas deusas diferentes.
Palas, chamada também como Tritônia, era a filha de Tritão, sendo a encarregada de educar Atena. Diz a lenda que, um dia, Palas e Atena se desafiaram e batalharam. Atena teria sido ferida se Zeus não tivesse posicionado a égide, o escudo da filha, em frente à ela. Assim, enquanto Palas olhava assustada para a égide, Atena desferiu o golpe mortal.
Tempos depois, combalida de luto e mágoa, Atena esculpiu uma imagem de Palas com a égide sobre seu peito. Diz-se que essa é a imagem que, mais tarde, ficou sendo conhecida como o Paládio de Tróia.
Conhecida como Minerva na Mitologia Romana, Atena inspirou, com esse nome, o que hoje chamamos de “voto de minerva”. Segundo a lenda, Orestes matou sua mãe para vingar o assassinato do próprio pai. Foi, então, julgado pelo povo de Atenas.
Como Atena era considerada a deusa da justiça, ela foi a responsável por presidir o júri. A votação do julgamento terminou empatada, cabendo, assim, o voto de desempate para a divindade, que inocentou Orestes. Por isso, até os dias de hoje, esse tipo de decisão é conhecido como voto de minerva.
A seguir, descubra algumas curiosidades sobre a deusa Atena na Mitologia Grega:
A riquíssima Mitologia Grega é recheada de histórias e lendas sobre heróis legendários e deuses poderosos. Entre tantos, Atena é considerada uma das mais importantes divindades. Em vista disso, serviu como inspiração para diversos artistas, sendo sua imagem reproduzida exaustivamente ao longo da História.
E aí, curtiu nosso post sobre a deusa Atena? Então, não deixe de conferir nossos exercícios de Filosofia e História sobre a Grécia Antiga para se dar bem no Enem! Aproveite também para ler nosso artigo sobre as letras gregas e assistir às videoaulas sobre a Antiguidade Clássica Grega!
Já pensou em fazer sua graduação fora do Brasil, mas não sabe como? Nos últimos…
Imagine poder fazer seu curso de Ensino Superior em uma das melhores universidades do nordeste…
Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode parecer um grande desafio,…
A estratificação social é um fenômeno presente em todas as sociedades e se manifesta de…
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma referência nacional em educação, pesquisa e…
A Literatura de Cordel é uma das manifestações culturais mais ricas e autênticas do Brasil,…