Revolução Chinesa: o que foi, resumo e mais!

A revolução chinesa é um assunto presente nos vestibulares e no Enem, por isso é importante aprender sobre esse acontecimento histórico. Afinal, a revolução chinesa de 1949 é relevante não só para a história da China como também para a história mundial.

Além disso, entender a história lhe proporciona um pensamento crítico e analítico, algo que é importante para todo vestibulando.

O que foi a Revolução Chinesa?

A Revolução Comunista Chinesa aconteceu após uma longa guerra civil que resultou na proclamação da República Popular da China em 1 de outubro de 1949. O Partido Comunista Chinês venceu o Partido Nacionalista em um conflito que se iniciou em 1925.

O embate entre os partidos políticos iniciou-se quando Chiang Kai-shek assumiu a liderança do Partido Nacionalista. Mas foi após a China vencer o Japão, em 1945, na Segunda Guerra Sino-Japonesa, que a guerra civil chinesa se intensificou e acabou, por fim, com a vitória dos comunistas.

Foi então que, sob a liderança de Mao Tsé-tung, o comunismo passou a ser implementado na então proclamada República Popular da China.

Mas, calma! Continue com a leitura e entenda todos os detalhes dessa história.

Revolução chinesa: resumo

No começo do século XX, a China era governada por uma monarquia e sofria com interferências estrangeiras. Portanto, começaram a surgir movimentos nacionalistas.

Foi então que, com a Revolução de 1911 ou Revolução Xinhai, o período monárquico acabou e a China foi transformada em uma República. Sendo assim, através da criação de um governo provisório, o Partido Nacionalista — ou Kuomintang — passou a governar o país.

O início do comunismo na China

O sucesso comunista na Rússia, com a Revolução de 1917, fortaleceu o comunismo na China. Com isso, em 1921, foi criado o Partido Comunista Chinês (PCC).

Inicialmente, a relação entre o PCC e o Kuomintang foi amigável. Isso porque a União Soviética foi uma parceira econômica do Kuomintang e, portanto, mediou a inclusão dos comunistas no partido, ainda que submetidos ao líder nacionalista Sun Yat-sen.

A Revolução Chinesa de 1949

Em 1925, porém, o líder Sun Yat-sen faleceu, e Chiang Kai-shek assumiu o seu lugar. Devido a força cada vez maior do comunismo na China, o novo líder do Partido Nacionalista começou uma intensa repressão aos comunistas.

Houve, entretanto, uma trégua no conflito político quando o Japão declarou guerra contra os chineses em 1937. Logo, com a derrota japonesa, em 1945, a guerra civil pela disputa do poder na China recomeçou.

Quando os comunistas invadiram Pequim, em janeiro de 1949, Chiang Kai-shek, membros do Kuomintang e a alta burguesia chinesa fugiram do país e se refugiaram em Formosa (Taiwan). Portanto, o PCC venceu a guerra civil e proclamou a República Popular da China em outubro de 1949, dando início ao regime comunista no país.

Sendo assim, esse momento histórico é chamado de Revolução Chinesa de 1949 ou Revolução Comunista Chinesa.

Esse resumo da Revolução Chinesa já explicou muita coisa, não é mesmo? Por isso, agora que já entendemos o que foi a Revolução Chinesa, o que acha de criarmos um mapa mental para você absorver ainda mais esse conteúdo?

Revolução Chinesa: mapa mental

Vamos pontuar as datas e situações mais marcantes desse período histórico. Dessa forma, é fácil compreender e memorizar o conteúdo:

  • Revolução de 1911 ou Revolução Xinhai: é o fim da monarquia na China e o início do governo do Partido Nacionalista (Kuomintang);
  • em 1921 é a criação do Partido Comunista Chinês (PCC);
  • em 1925 Chiang Kai-shek assume o poder do Partido Nacionalista e inicia o conflito contra os comunistas;
  • em 1937 o Japão declara guerra contra a China;
  • em 1945 o Japão é derrotado na Segunda Guerra Sino-Japonesa e a guerra civil entre PCC e Kuomintang recomeça;
  • em 1949 o Partido Comunista vence a guerra civil e proclama a República Popular da China, implementando o regime comunista no país.

Com esse mapa mental da Revolução Chinesa ficou ainda mais fácil estudar, concorda? Portanto, chegou a hora de nos aprofundarmos nos detalhes históricos.

Revolução chinesa de 1911

A China vivia uma monarquia sob o comando da dinastia Manchu, ou dinastia Qing, e o território chinês sofreu uma série de invasões estrangeiras no século XIX.

Em um processo neocolonialista, a China perdeu quatro batalhas que ocasionaram na redução de territórios e consentimentos de exigências estrangeiras. Essas batalhas são conhecidas como as duas Guerras do Ópio, a Primeira Guerra Sino-Japonesa e a guerra Russo-Japonesa.

A situação instável do império chinês alimentou os movimentos revolucionários e a criação do Partido Nacionalista (Kuomintang) em 1905, sendo o líder Sun Yat-sen o responsável pela fundação do partido.

Logo, Sun Yat-sen liderou o Kuomintang nas revoluções que ocasionaram a queda da monarquia na China, em 1911. Tal acontecimento é conhecido como a Revolução de 1911 ou Revolução Xinhai.

Revolução chinesa de 1949

Com a Revolução de 1911, a China foi transformada em uma República. Sendo assim, para governar o país nesse novo período, um governo provisório foi formado. Entretanto, esse foi um momento conturbado e de muita instabilidade no país, gerando insatisfação no povo chinês.

A resposta do povo foi a criação de movimentos separatistas liderados por chefes militares, conhecidos como Senhores da Guerra. Portanto, iniciou-se um conflito entre os separatistas e o governo nacionalista.

Enquanto o Kuomintang lutava contra a fragmentação territorial, o movimento comunista ganhava força após a Revolução de 1917, na Rússia. Dessa forma, em 1921, o Partido Comunista Chinês foi criado com 57 membros e fundadores. Entre eles, estava Mao Tsé-tung, o grande líder do comunismo na China.

O confronto entre os partidos

A princípio, o PCC se uniu ao Kuomintang por meio da mediação da União Soviética, que apoiava economicamente o Partido Nacionalista. Porém, quando Chiang Kai-shek assumiu a liderança do Kuomintang, em 1925, ele iniciou um período de repressão ao comunismo.

Entre 1934 e 1935 aconteceu a Longa Marcha. Os comunistas chineses percorreram aproximadamente 10 mil quilômetros a fim de fugir da intensa repressão causada por Chiang Kai-shek.

Em 1937 houve uma trégua entre nacionalistas e comunistas devido à guerra contra o Japão. Porém, ainda em meio à trégua, houve conflitos entre os dois grupos.

O fim da guerra contra o Japão e da trégua entre os partidos

Após o fim da guerra e derrota do Japão, em 1945, os líderes Chiang Kai-shek e Mao Tsé-tung se reuniram em busca de um acordo entre os partidos. Entretanto, o líder nacionalista exigiu o desarmamento total por parte dos comunistas, exigência que Mao Tsé-tung recusou. Sendo assim, iniciou-se o período de guerra civil que antecedeu a Revolução Comunista Chinesa.

Apesar do apoio dos Estados Unidos ao Kuomintang, a vitória comunista aconteceu devido ao suporte massivo dos camponeses. Sendo assim, no dia 1 de outubro de 1949, Mao Tsé-tung proclamou a República Popular da China.

Revolução Cultural Chinesa

A Revolução Chinesa de 1949 não foi a única revolução liderada por Mao Tsé-tung. Ele também encabeçou a Revolução Cultural Chinesa, uma campanha político-ideológica que ocorreu a partir de 1966.

O plano econômico denominado Grande Salto Adiante (1958 — 1960) fracassou e provocou a morte de milhões de pessoa por causa da fome. Esse fenômeno ficou conhecido como a Grande Fome Chinesa. Por isso, a oposição começou a crescer dentro de setores menos radicais do Partido Comunista, resultando, então, na Revolução Cultural Chinesa para neutralizar os opositores de Mao Tsé-tung.

Portanto, nesse período, Mao Tsé-tung produziu e distribuiu O Livro Vermelho, uma coletânea de citações do líder comunista que tinha como objetivo exaltar e propagar a sua ideologia.

Em abril de 1969, no IX Congresso do Partido Comunista da China, Mao Tsé-tung finalizou oficialmente o período de Revolução Cultural Chinesa. Entretanto, estudiosos afirmam que a revolução só acabou em 1976 com a morte do líder comunista.

Essa foi a história da República Popular da China, uma nação considerada comunista até os dias atuais. Agora você já sabe tudo sobre a Revolução Chinesa e vai gabaritar a prova de história no vestibular! Que tal também estudar outras matérias?

Faça exercícios para fixar o conteúdo e experimente agora mesmo o nosso Plano de Estudos com um cronograma exclusivo para você!

Stoodi

Postagens recentes

Melhores universidades particulares do Mato Grosso

Para quem está em busca de uma universidade particular para fazer seus estudos e garantir…

% dias atrás

Como fazer um prompt perfeito

Para quem usa o ChatGPT como um aliado nos estudos, sabe que, muitas vezes, pode…

% dias atrás

Como escolher o melhor cursinho para o Enem?

Sempre é o melhor momento para começar a preparação para a prova do Enem, não…

% dias atrás

O que é Chat GPT?

Se você não esteve isolado da internet no último ano, com certeza já ouviu falar…

% dias atrás

Quais são as diferenças entre universidade municipal, estadual e federal?

O Ensino Médio é um momento de transição, no qual você está, provavelmente, já de…

% dias atrás

Isenção Enem 2024: confira as datas e como solicitar

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa já! Afinal,…

% dias atrás