Por Marcelo Santos,
Olá, pessoal, tudo em ordem por aí?
Na coluna anterior, eu recomendei que vocês aprendam vocabulário lendo textos em Inglês diariamente. Clique aqui e veja essa dica com mais detalhes. Mas aí vem um grande problema: “Marcelo, eu sei quase nada de Inglês. Como vou então conseguir ler textos, ora? Há alguma solução?”
Por incrível que pareça, sim. Antes de mais nada, é importante que você tente minimizar as barreiras do seu bloqueio. É bastante comum entre aqueles com pouco conhecimento em Inglês o bordão “mas eu nem sei Inglês, óbvio que não vou conseguir ler esse texto”, sem ao menos dar uma olhada no mesmo. Poxa, isso é puro bloqueio! Até porque estamos cercados de Inglês no nosso dia a dia. More você no interior ou na cidade, as ruas, lojas, TV e internet possuem uma profusão de palavras no idioma da Rainha. Além disso, algumas palavras em Inglês possuem origem greco-latina, ficando bastante parecidas com o Português. Então vamos mudar essa abordagem; em vez de pensar em “não sei essas palavras aqui”, pense em “essas palavras eu consigo entender!” Vamos partir do que você conhece e, daí, tentar compreender o resto do texto.
Agora pense em você aprendendo a dirigir. Na autoescola você fez uso de carros populares, simples, sem muitos recursos. Imagine começar a aprender a guiar em um veículo cheio de recursos modernos e muita tecnologia – seria acidente na certa! Com a leitura em Inglês é a mesma coisa. Vai tentar começar por Shakespeare ou um artigo sobre Física Quântica? Você vai provavelmente chorar largado. Para deixar tudo tranquilo e favorável, comece por textos simples, com vocabulário limitado, e vá ganhando confiança e repertório lentamente. Sim, é um processo lento, mas progressivo. E só depende de você (além de não trazer gastos!). Algumas sugestões de sites com textos simples são www.newsinlevels.com e www.rd.com
Outra ideia é ler sobre temas que você já conheça em Português. Desta forma, você vai conseguir associar significados e acelerar seu aprendizado de palavras novas. Para isso, use sites de notícias. Leia sobre o acontecimento em Português e depois procure a mesma notícia em Inglês. Algumas agências de notícias (como BBC e Reuters) possuem portais nos dois idiomas, e isso pode ser bem útil.
E, última dica – não seja um dependente do dicionário. Afinal, na hora H do vestibular, ele não poderá ser utilizado. Use-o para suas leituras como último recurso. Antes, tente buscar por sinônimos no texto, associações lógicas com o tema e inferências de sentido. Apenas se não obtiver sucesso algum nessa reflexão recorra ao dicionário.
Pois bem, suas desculpas para não ler com regularidade estão acabando, hein? Portanto, mãos (ou olhos) à obra e boa leitura! Afinal, entre “to pass or not to pass”, optaremos sempre pelo “to pass”, correto?
Estamos juntos nesta. Forte abraço,
Marcelo Santos
Marcelo Santos é professor de Inglês do Stoodi. Com Licenciatura em Inglês pelo Mackenzie e pós-graduação em Educação pela UFLA, já proferiu palestras em simpósios nacionais e internacionais sobre ensino de idiomas e educação. Atualmente é professor de cursinhos pré-vestibulares no estado de São Paulo.
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…