Se você já prestou o Enem ou resolveu alguma prova das edições passadas, você sabe que esse exame possui diversos textos longos. Isso acontece porque uma das coisas que o Enem quer saber é se você consegue interpretar de forma correta as informações que são disponibilizadas.
A interpretação de texto é, sem dúvidas, o que mais cai e é exigido no Enem. Se o candidato não consegue compreender as informações no enunciado, dificilmente vai conseguir mandar bem na prova. Para ajudar você a melhorar sua capacidade de interpretação, separamos 5 dicas valiosas! Vamos lá?
Nossa primeira dica é: durante a preparação para o Enem, tenha o hábito de ler textos longos. Isso ajudará muito no dia da prova, pois você já criará uma resistência maior para conseguir ler vários textos durantes horas e ajuda a melhorar, e muito, sua interpretação de texto.
Procure textos de jornais, atualidades e, principalmente, procure provas das edições anteriores para já se acostumar com as questões e formato da prova.
Para não perder tempo, a segunda dica é ler a pergunta antes do texto. Veja o que ela pede e faça uma leitura mais direcionada, focando nos pontos mais importantes do texto e sempre com muito atenção, afinal, em média, o candidato tem 3 minutos para responder cada questão no Enem.
Não tenha pressa na hora de ler. Comece sua leitura procurando as informações necessárias para entender a ideia central do texto. Circule, sublinhe e monte esquemas se for preciso para entender a lógica do pensamento do autor.
No fim das contas, você verá que ganhou tempo com tudo isso.
Depois de ter feito tudo isso, procure responder em poucas palavras uma pergunta bem esclarecedora: “Esse texto fala sobre o quê?”
Se você conseguiu identificar o sentido e a proposta dele, isso significa que você está no caminho certo.
Se o conceito não ficou claro ou se você achar melhor voltar ao texto por precaução, faça isso. Separe as palavras-chave e certifique-se que sua interpretação estava correta – fazer isso aumenta muito o índice de acertos.
Na hora de escolher a resposta, faça uma última pergunta para ajudar nessa escolha: “Qual alternativa resume melhor a ideia do texto?” Encontre, justifique para você mesmo e descarte as opções que não cabem no contexto.
Se durante o momento de escolher a resposta correta você ficar em dúvida sobre a questão, temos algumas ficas importantes:
A primeira coisa muito importante é: não faça suposições não comprovadas pelo texto. Mesmo que uma informação seja verdadeira, não devemos trazer elementos externos para as nossas respostas, ok?
Outra dica é sempre focar na pergunta. Uma forma de fazer pegadinhas é disponibilizar diversas informações verdadeiras presentes no texto. Nesse caso, pense: “O que a questão quer saber?”, e responda.
Desconfie de palavras extremas como nunca, nenhum, ninguém, sempre, todos e sem exceção. Geralmente, as alternativas que possuem essas palavras muito fortes e estão num grau de intensidade errado.
Por fim, procure a alternativa mais clara possível. Escolha aquela que possui uma declaração com provas que não podem ser contestadas – fazendo isso você encontrará a resposta correta.
Gostou das nossas dicas? Agora é só colocar em prática e mandar muito bem nas interpretações de textos no Enem! Quer aprender ainda mais sobre esse e outros assuntos? Conheça nosso plano de estudos e aprofunde seus estudos para o Enem e vestibulares.
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…