Nos estudos relacionados à Língua Portuguesa, estão incluídas a Fonética, a Morfologia, a Sintaxe e a Semântica, que analisam desde os menores elementos de significação da língua (os fonemas) à sua estruturação em relação a outras palavras na constituição de textos dos mais variados gêneros.
A análise morfológica é essencial nesse estudo, tanto para a resolução de questões do Enem e dos vestibulares quanto na produção e compreensão de textos. Por isso, acompanhe este texto e aprenda mais sobre o assunto. Vamos lá?
Morfologia é o estudo da forma, da aparência de uma coisa. É fácil perceber que o texto é composto por palavras. Quando estudamos essas palavras isoladamente, isto é, na sua forma, estamos fazendo uma análise morfológica.
A diferença entre análise morfológica e sintática é que esta estuda a função que as palavras adquirem quando se relacionam com as outras na formação de frases, enquanto aquela cuida do estudo da natureza da palavra — sua formação e classificação.
Neste artigo, interessa-nos a palavra isolada, portanto, sua morfologia. Podemos separar as palavras da Língua Portuguesa em dez classes gramaticais:
Cada uma tem suas características próprias. O reconhecimento dessas características é o mesmo que fazer a análise morfológica das palavras, pois dessa forma pode-se nomear cada palavra do texto. Acompanhe o exemplo na frase a seguir:
Credo! Não é possível que uma pessoa de classe como você não aprendeu a primeira lição.
Observe que foram usadas as dez classes gramaticais no exemplo acima. Para fazer o reconhecimento dessa forma, é preciso saber as características de cada uma. É o que vamos fazer agora, de forma um pouco mais aprofundada.
Para fazer uma análise morfológica, é preciso conhecer as classes gramaticais, como falamos, mas também é necessário analisar a palavra no contexto, já que algumas formas podem funcionar como pronome ou advérbio — muito, por exemplo — ou como substantivo ou verbo — jantar. Somente na frase é que podemos estabelecer a análise morfológica.
O adjetivo é responsável por caracterizar ou qualificar um substantivo. Flexiona-se em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).
Podendo ser precedido de artigo, o substantivo é responsável por nomear os seres e as coisas. É por meio dele que damos nomes também a sentimentos, lugares, ideias etc. Substantivos são variáveis em gênero, número e grau.
Verbo é a classe mais complexa que você vai ver. Essa palavra é responsável por indicar ação, estado ou fenômeno da natureza. Na Língua Portuguesa, os verbos se flexionam em número, pessoa, tempo, modo e voz.
São três os modos, podendo se flexionar em tempos do presente, pretérito e futuro para situar o momento em que a ação ocorre:
Também são três as pessoas do discurso, que podem se flexionar no singular ou no plural:
O verbo pode se apresentar nas seguintes vozes:
Essa é uma palavra invariável que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio. Veja nas orações a seguir, em que a palavra sublinhada tem seu sentido intensificado pelo advérbio muito:
O artigo define (o, a, os, as) ou indefine (um, uma, uns, umas) um substantivo. Sua importância na construção do sentido do texto é imensa, pois essa palavrinha introduz os temas. Veja a diferença:
O pronome é uma palavra que substitui ou acompanha o substantivo. Também é uma classe complexa, que apresenta seis subdivisões:
É responsável por indicar a quantidade, ordem e posição dos seres e coisas.
É uma palavra que liga um termo a outro estabelecendo uma circunstância.
Liga uma palavra ou oração a outra. Funciona como conectivo e estabelece relações importantes no texto.
Essa palavra ou locução é capaz de transmitir emoções, como alegria, susto, alívio. Veja exemplos de interjeição:
1) Faça a análise morfológica das frases abaixo e confira se você aprendeu o que viu até aqui.
A morfologia não é cobrada nos exames de forma isolada. Veja este exemplo de questão em que é preciso fazer a análise morfológica e ativar outros saberes sobre a língua:
2) (Fuvest 2013) A essência da teoria democrática é a supressão de qualquer imposição de classe, fundada no postulado ou na crença de que os conflitos e problemas humanos – econômicos, políticos, ou sociais – são solucionáveis pela educação, isto é, pela cooperação voluntária, mobilizada pela opinião pública esclarecida. Está claro que essa opinião pública terá de ser formada à luz dos melhores conhecimentos existentes e, assim, a pesquisa científica nos campos das ciências naturais e das chamadas ciências sociais deverá se fazer a mais ampla, a mais vigorosa, a mais livre, e a difusão desses conhecimentos, a mais completa, a mais imparcial e em termos que os tornem acessíveis a todos.
(Anísio Teixeira, Educação é um direito. Adaptado.)
Dos seguintes comentários linguísticos sobre diferentes trechos do texto, o único correto é:
a) Os prefixos das palavras “imposição” e “imparcial” têm o mesmo sentido.
b) As palavras “postulado” e “crença” foram usadas no texto como sinônimas.
c) A norma-padrão condena o uso de “essa”, no trecho “essa opinião”, pois, nesse caso, o correto seria usar “esta”.
d) A vírgula empregada no trecho “e a difusão desses conhecimentos, a mais completa” indica que, aí, ocorre a elipse de um verbo.
e) O pronome sublinhado em “que os tornem” tem como referente o substantivo “termos”.
Podemos aprofundar a análise morfológica acrescentando os elementos que compõem as palavras, como os morfemas. Mas, por enquanto, atente à importância de conhecer as classes gramaticais e suas classificações e flexões. Elas são a base da língua!
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Respostas:
1)
2) d
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