Seja estudando para o Enem, para os maiores vestibulares do Brasil, cursando o ensino médio ou em qualquer outro aprendizado, o mestre está sempre presente.
Ao pensar no Dia do Professor, nós aqui do Stoodi aproveitamos para reconhecer, valorizar e contar um pouco sobre o motivo dessa importante data comemorativa!
Afinal, nem só de matéria se constrói o saber: é preciso que alguém que já domina o conhecimento esteja disposto a compartilhar sua sabedoria, dando vida às teorias.
Se você já conheceu algum professor ou professora muito especial, capaz de desvendar qualquer segredo sobre uma matéria, trazendo emoção e clareza para as aulas, este texto também é sobre essa pessoa.
Assim como em outras datas comemorativas — o Dia das Mães, por exemplo — o Dia dos Professores é comemorado em datas diferentes ao redor do planeta. Isso prova que, independentemente da cultura e história de cada país, a valorização desse nobre trabalho é comum.
Imagine só, para que cada profissão exista, antes é preciso ter um professor que esteja realmente disposto a transmitir o ofício.
No nosso país, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro, data em que D. Pedro I instituiu a criação das Escolas de Primeiras Letras nos principais povoados do Brasil, em 1827.
Essa ação destacou a importância da educação no país, conferindo ao governo o papel de fomentar o ensino público. A data seria usada para reunir a comunidade escolar e dar os parabéns aos professores.
Porém, nem o programa de ensino público nem a celebração nesta data comemorativa ficaram firmados. Apenas após algum tempo é que professores de São Paulo decidiram reivindicar a comemoração para o reconhecimento da profissão, ao mesmo tempo em que conquistavam um feriado que dava um fôlego no enorme segundo semestre (que até então acontecia sem pausas).
Quando é o Dia do Professor na América Latina? Depois de uma Conferência Interamericana sobre Educação que aconteceu no Panamá, foi acordado que a data para prestigiar o Dia do Professor no continente seria 11 de setembro.
Entretanto, alguns países já comemoravam de acordo com a própria história e resolveram manter a data. Esse foi o caso do Brasil, como também do México (que comemora em maio) e do Peru (que homenageia seus docentes no mês de julho).
O dia 5 de outubro foi definido pela UNESCO como a data para comemorar o Dia Internacional do Professor. Assim como na América Latina, muitos países adotaram esse dia para suas celebrações, outros tantos mantiveram seu próprio calendário de acordo com a história.
Existem casos em que o dia existe para as homenagens, mas não é feriado, como na Índia (5 de setembro) e na Turquia (24 de novembro). Em diversos países o Dia do Professor é considerado feriado. Por exemplo, no Irã (2 de maio), na Polônia (14 de outubro), em Singapura (1º de setembro) ou no Vietnã (20 de novembro).
No último caso, apesar de o dia ser um feriado, já é uma tradição que os alunos usem a folga para visitar seus professores atuais ou ex-professores pessoalmente em suas casas, homenageando-os com flores.
Seja para a educação de crianças, jovens ou adultos, com um caráter oficial, de reforço escolar ou até mesmo sendo associado a um sentido religioso (como acontece na Índia), a data para reconhecer os professores foi definida várias vezes ao longo da história.
No Brasil, por exemplo, foi em 1827 que o imperador decretou o dia, como falamos acima, só que apenas em 1947 aconteceu a primeira comemoração reconhecendo os professores.
Já a homenagem ao Dia do Professor na América Latina foi definida no ano de 1943. Enquanto isso, a UNESCO só criou a data para comemorar e reconhecer o valor do profissional da educação em 1994.
Independentemente de quando foi criada a data, o importante é aproveitar a pausa para celebrar esse profissional essencial para a formação social.
A maioria das pessoas reconhece com facilidade a importância do professor. Afinal, independentemente da profissão que exerce ou cargo que ocupa, cada um se lembra do professor e seu papel como fundamental na transmissão do conhecimento e reforço da ética profissional de cada área. Alguns motivos para comemorar:
Feliz Dia dos Professores! Nessa data, celebra-se não só a importância do seu trabalho, como também se reconhece o tamanho do seu esforço em trazer o conhecimento.
O melhor professor sabe que uma mesma matéria nunca será apresentada da mesma forma por duas vezes, ele se reinventa para manter viva a sabedoria e despertar o interesse do aluno.
Admiramos a sua atuação no mundo, como um profissional que é um ser social, que tem por função compartilhar. Sua qualidade em mostrar a importância da colaboração, contribuindo com o que aprendeu e buscando recursos para que seus alunos também consigam chegar ao ponto que você alcançou é muito nobre.
Como já foi sabiamente expressado por Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Felizes também todos os estudantes que podem, em sua jornada, ter o encontro com um verdadeiro professor!
Por isso, expressamos aqui nosso feliz Dia do Professor, além de contar um pouco sobre o surgimento dessa data no Brasil e no mundo. Como você deve ter percebido, para nós essa profissão é fundamental e precisa ser reconhecida e homenageada.
Valorizamos o nosso time e acreditamos que eles são facilitadores desse saber. Quer conferir? Então veja nossas aulas e exercícios, assim você descobrirá a transformação que o trabalho de verdadeiros professores pode promover!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…