Veja quando deve usar cada um desses termos para evitar possíveis erros
Você está a fim de aprender, de uma vez por todas, como usar essa expressão? Ótimo! Mas pera aí: nesse caso é afim (tudo junto) ou a fim (separado)?
Essa dúvida acontece sempre porque as duas formas existem e estão corretas, só que devem ser usadas em momentos diferentes.
A palavra a fim (separada) indica uma finalidade – ela é uma locução prepositiva. Pode ser substituída pelos sinônimos “com propósito de” e “com intenção de”. Não só isso.
Muita atenção para essa informação, galera: todas as vezes que vocês quiserem demonstrar interesse ou desejo em alguém, vocês também devem usar o termo separado.
Já a palavra afim (tudo junto) pode ser tanto um adjetivo, quanto um substantivo. Quando o termo assume função de adjetivo, ele significa parecido, semelhante, com ligação, próximo, similar e outros. Porém, quando possui o papel de substantivo, ele indica uma pessoa próxima, aliada, adepta e parente.
Ou seja, a dica é: todas as vezes que você estiver em dúvida, lembre-se que a fim (separado) é o mais usado e indica finalidade, intenção, vontade e interesse. Já o termo afim (tudo junto) não aparece com tanta frequência e faz menção a parentes, aliados, semelhantes e parecidos.
Quando falamos de mecânica, polias e roldanas são conceitos que aparecem com frequência. Trata-se de…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição de ensino superior pública e…
Descubra tudo sobre o vestibular UECE 2025 e se prepare para arrasar nas provas e…
O vestibular da Universidade de Brasília (UnB) é um dos processos seletivos mais aguardados por…
A primeira fase do Modernismo brasileiro fez parte de uma série de movimentos culturais no…
Está em busca de uma universidade pública de qualidade e excelência no Nordeste? A Universidade…