Sujeito e predicado constituem a base para a formação de orações em Língua Portuguesa. Basicamente, todo o estudo da sintaxe está relacionado a essas duas categorias. Por isso, entendê-las e saber sua classificação é tão importante — tanto para a leitura de textos quanto na produção de suas redações, por exemplo.
Se você tem dúvidas sobre esse tema, vamos esclarecer neste post! Saiba o que é sujeito e predicado: exercícios, conceitos, exemplos e muito mais!
Você sabe que, quando se fala em estudar gramática, sempre cabe uma exceção, não é mesmo? Então, lá vai uma: toda frase tem sujeito e predicado. Exceção: existem orações sem sujeito (ou com sujeito inexistente)!
Uma frase com sujeito e predicado é uma frase completa, com os dois termos essenciais da oração. Mas, afinal, o que é sujeito e predicado?
De acordo com a maior parte dos gramáticos, o sujeito é o termo sobre o qual se fala alguma coisa ou se faz uma declaração. É necessário que ele tenha um núcleo, que pode ser um substantivo, um pronome ou qualquer palavra ou expressão que seja substantivada.
É com esse núcleo que é feita a concordância verbal, motivo de tanta dor de cabeça para muitos estudantes. Você vai entender melhor ao analisar os termos em negrito nos exemplos seguintes.
Os termos são constituídos por um núcleo do sujeito e por outras palavras. Note que é com esse núcleo que o verbo concorda em número e pessoa: cálculo/está, atentados/aconteceram, eu/leio e integrantes/foram.
Se, nos exemplos anteriores, tirarmos o sujeito, tudo o que sobra pertence ao predicado. Ou seja, a tal da declaração que é feita sobre alguém ou alguma coisa (sujeito). Viu como não é complicado?
O núcleo do predicado normalmente é o verbo. Isso só não ocorre quando se trata de verbo de ligação (ser, estar, ficar etc.), ocasião em que a palavra mais importante é o predicativo do sujeito.
Pensando nos exemplos já mostrados, temos como predicado:
Se você acompanhou direitinho até aqui, veja agora a classificação básica de sujeitos e predicados.
O sujeito é convencionalmente classificado em simples, composto, elíptico, indeterminado e inexistente. Acompanhe!
Formado por apenas um núcleo, no singular ou no plural. Veja alguns casos e atente ao posicionamento na frase (se está antes ou depois do verbo) e ao núcleo:
Em sujeitos compostos, há mais de um núcleo e, por isso, normalmente o verbo vai para o plural.
Trata-se, na verdade, de um sujeito simples, mas que não está explícito na oração. Como ele pode ser identificado pela desinência do verbo, também é chamado de sujeito desinencial.
São duas as situações em que não conseguimos — ou não desejamos — expor o sujeito. Nesses casos, o agente da ação verbal não é indicado.
Essa não é propriamente uma classificação do sujeito, já que ele nem existe. São as chamadas orações sem sujeito, que ocorrem nos seguintes casos:
Para classificar o predicado, devemos levar em consideração o núcleo. Veja a seguir.
O núcleo do predicado verbal é um verbo significativo (ou seja, não é um verbo de ligação). Ele pode ser:
Nas orações em que há verbo de ligação e predicativo do sujeito, esse passa a exercer papel de núcleo do sujeito, como:
O predicado verbo-nominal, como você pode imaginar só pelo nome, comporta dois núcleos: um verbo e um predicativo do sujeito e do objeto. Como isso acontece? Com verbos transitivos e intransitivos acompanhados de predicativo. Por exemplo:
Queremos que você aprenda a identificar e a classificar esses termos, por isso trouxemos exercícios sobre sujeito e predicado. Faça-os agora mesmo e veja o resultado no fim da página!
1. (CEGALLA) Numere as orações abaixo de acordo com a seguinte classificação:
A. oração sem sujeito
B. oração com sujeito indeterminado
C. oração com sujeito elíptico
( ) Júlio, no clube falaram mal de você.
( ) Embaixo da árvore, havia pedras espalhadas.
( ) Trabalha-se de dia, descansa-se à noite.
( ) Apertamo-nos as mãos amigavelmente.
( ) No trabalho, use equipamento de proteção.
2. Identifique as frases em que o predicado é verbo-nominal:
a) Eram enormes os aposentos da mansão.
b) Presenciei o episódio chocada!
c) Os estudantes saem das aulas animados.
d) Devido às chuvas, o rio ficou cheio.
e) O trabalho deixou-o esgotado.
Aprender gramática pode ser mais fácil do que você imagina, sabia? Sujeito e predicado são os dois termos essenciais da oração, base para você se debruçar na análise sintática e dominar a Língua Portuguesa! No Stoodi, há muitas questões de Enem e de vestibulares para você! Quer aprender ainda mais? Conheça o Plano de Estudos que vai mudar a sua forma de estudar!
Resultado:
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…