Tipos de sujeito e predicado — qual estudante nunca se deparou com esses termos da Gramática? Tem gente que foge só de ouvir qualquer coisa relacionada à análise sintática, não é verdade?
Se esse é o seu caso, não corra! Você já está lendo o segundo parágrafo deste post e ele vai te mostrar, de forma simples, como entender os tipos de predicado. Por isso, vá até o fim e surpreenda-se ao perceber que você venceu mais um conteúdo relevante para o Enem e os vestibulares!
Antes de entrar no assunto, um lembrete: as orações são constituídas por sujeito e predicado. Esses são os dois termos essenciais da oração. Logo, um se constitui em relação com o outro.
Enquanto o sujeito é o termo sobre o qual se diz alguma coisa, o predicado é justamente o que é dito sobre o sujeito. Veja os exemplos:
Observe que os termos grifados correspondem ao predicado da oração: àquilo que se diz sobre o sujeito, respectivamente, “Ana” e “As melhores férias da minha vida”. Ficou fácil? A dica é identificar o verbo na frase e sua transitividade. Depois, você localiza o sujeito. Veja:
A partir daí, é só identificar os tipos de predicados de acordo com o núcleo desse termo.
Afinal, quais são os tipos de predicado que podemos encontrar? Como falamos acima, isso vai depender da constituição do núcleo: um verbo, um nome ou ambos. Veja a seguir.
Quando o verbo é considerado de ligação, ou seja, indica estado ou mudança de estado (ficar, ser, estar, permanecer, tornar-se etc.), o predicado é classificado como nominal. Isso ocorre porque a palavra mais importante do termo não é o verbo, mas sim o predicativo (que acrescenta uma característica ao sujeito).
Observe:
Nos 3 exemplos, o verbo (em negrito) não acrescenta informação substancial ao sentido da frase. Prova disso é que poderiam ser retirados, dependendo do contexto:
Então, com verbos de ligação + predicativo do sujeito (PS), o predicado é nominal.
Quando o verbo é transitivo direto, transitivo indireto ou intransitivo (VTD, VTI ou VI), ou seja, é significativo, dizemos que o predicado é verbal. É o verbo a palavra de maior importância na frase:
Nos exemplos acima, os verbos estão negritados. Além disso, como não podem ser retirados da frase sem que haja prejuízo de sentido, são também o núcleo do predicado.
Ora, se você está acompanhando direitinho a explicação, já pode deduzir: o predicado verbo-nominal é aquele composto por dois núcleos, sendo que um é um verbo e o outro, um nome, que qualifica o sujeito ou, então, o objeto direto (chamado predicativo do objeto, PO).
Essa estrutura se forma com um verbo significativo + predicativo do sujeito ou do objeto. Os exemplos vão ajudar a compreender:
Perceba como, nessas frases, as duas informações são importantes para a construção do sentido. Na primeira, é como se disséssemos que Maria deixou a cidade e estava feliz.
Antes que você pense que as coisas estão se complicando, faça as atividades sobre tipos de predicado que separamos. Volte às explicações e exemplos se necessário.
Preparado? Vamos ver se você entendeu os tipos de predicado nestes exercícios! Você pode conferir as respostas no fim da página.
1. (CEGALLA – adaptado) Identifique o núcleo dos predicados e classifique-os:
a) As araras de cores vistosas posavam para os turistas.
b) No inverno as noites são mais longas.
c) Ao longo da praia sucediam-se hotéis, restaurantes, casas luxuosas.
d) As geadas e as secas deixam os lavradores preocupados.
e) À noite, Anselmo voltou para casa exausto.
f) Suas palavras soavam ocas.
2. (CEGALLA) Identifique e classifique os predicados:
(a) nominal
(b) verbal
(c) verbo-nominal
( ) Soa um toque áspero de trompa.
( ) Os estudantes saem das aulas cansados.
( ) A distância alimenta o sonho (Aníbal Machado).
( ) No município paulista de Bragança existem belíssimas grutas.
( ) Devido às fortes chuvas, os rios estavam cheios.
É muito comum, no Enem, encontrar atividades com tirinhas sobre tipos de predicado, entre outros temas, já que elas, assim como as charges, compõem um gênero textual verbovisual de fácil assimilação.
3. Assinale a alternativa que analisa corretamente a sintaxe na frase “Os pesadelos de aniversário já começaram”:
a) O sujeito é “os pesadelos” e o predicado é “de aniversário já começaram”.
b) O núcleo do predicado é um verbo, “começaram”, por isso o predicado é verbal.
c) O núcleo do predicado é um verbo, “aniversário”, por isso o predicado é verbal.
d) O verbo é de ligação, por isso o predicado é nominal.
Entender como são estruturadas as orações em Língua Portuguesa, conhecer a transitividade dos verbos e os tipos de predicado é muito importante para a leitura e a escrita de suas redações. Agora você não erra mais!
Para fazer mais exercícios, consulte o nosso banco de questões. Todas as matérias estão lá! E se quiser se organizar para não esquecer nenhum conteúdo, conte com o Plano de Estudos do Stoodi!
Gabarito: 1. a) posavam/verbal; b) longas/nominal; c) sucediam-se/verbal; d) deixam, preocupados/verbo-nominal; e) voltou, exausto/verbo-nominal; f) soavam, ocas/verbo-nominal. 2. bcbba. 3. b.
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…