Uma das classes gramaticais mais importantes da língua é a que compreende os verbos: palavras que significam ação, estado e fenômenos da natureza. É, também, uma das mais complexas em termos de variações e flexões, além dos tempos e modos verbais.
Esse não é um conteúdo cobrado por si só nas provas de vestibular ou no Enem, mas é fundamental para seu conhecimento sobre a Língua Portuguesa e a adequação à norma culta da língua. Preparado para adentrar o universo dos verbos?
O verbo é capaz de exprimir, como dissemos, ação, estado ou fenômeno da natureza inseridos em um determinado momento e modo. No estudo da Morfologia, essa classe de palavras engloba o maior número de flexões/variações da nossa língua, podendo flexionar-se em:
Por isso, um mesmo verbo apresenta várias formas verbais. Veja alguns exemplos:
Falaremos mais adiante um pouco mais sobre as flexões/variações e a conjugação de verbos.
Podemos dividir uma palavra de diferentes maneiras — em sílabas, em letras e em seus morfemas, que são as menores partes significativas usadas na formação de uma palavra. Dividindo o verbo em seus morfemas, podemos verificar as partes em que ele se estrutura. Em uma forma verbal, podemos encontrar:
No radical, encontra-se a significação básica de uma palavra.
O radical encontr leva à significação básica dessa forma verbal, presente em outras formas verbais (encontrarei, encontrou etc.) e formas nominais (encontrado, encontrando e encontrar).
É bom lembrar que o radical pode ser usado na formação de palavras de outras classes, como o substantivo encontro.
Indica a conjugação a que pertence o verbo. O radical e a vogal temática formam o tema verbal. Mantendo o exemplo:
A vogal temática a indica que o verbo é da 1ª conjugação (A). Verbos terminados em ER pertencem à segunda conjugação e os terminados em IR, à terceira.
É a parte do verbo responsável por indicar em que modo e tempo está flexionado o verbo.
Por esse pedacinho do verbo (-va), é possível saber que ele está no modo indicativo no pretérito imperfeito, assim como outros verbos da mesma conjugação: passeava, dançavam etc.
Por essa desinência, é possível saber se o verbo está no singular ou plural (número) e em que pessoa (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do discurso).
Esse pedacinho do verbo (-mos) indica que ele está na 1ª pessoa do plural.
Como dissemos, os verbos são as palavras com o maior número de flexões da Língua Portuguesa, podendo flexionar-se em tempo e modo, número e pessoa, voz.
Tempo: indica o momento em que o verbo se anuncia, podendo ser no presente, pretérito (passado) ou futuro:
Modo: indica a maneira como o verbo se anuncia, podendo ser indicativo, subjuntivo e imperativo:
Número: indica se verbo está no singular ou plural:
Pessoa: indica as pessoas do discurso (1ª, 2ª, 3ª):
Voz: indica a voz em que verbo se anuncia, podendo ser ativa (sujeito exerce a ação verbal) ou passiva (sujeito sofre a ação verbal):
Os verbos flexionam-se em presente, pretérito e futuro, sendo que o pretérito e o futuro apesentam variações nos modos indicativo e subjuntivo. Veja, a seguir, um breve esquema para entender (e gravar!) os tempos e modos verbais.
É o modo que indica certeza, afirmação.
Presente — o fato ocorre no momento em que se fala:
Pretérito — o fato ocorreu antes do momento em que se fala. O pretérito no indicativo apresenta-se como perfeito, imperfeito e mais que perfeito.
Pretérito perfeito — o fato esgota-se no passado:
Pretérito imperfeito — ou o fato se interrompe no passado ou não se sabe se ele permanece até o presente:
Pretérito mais que perfeito — o fato se esgota completamente no passado em relação a outro marco do pretérito:
Futuro do presente — o fato ocorrerá no futuro:
Futuro do pretérito — o fato iria acontecer:
No subjuntivo, expressa-se dúvida, incerteza ou hipótese. Uma dica é usar as palavrinhas destacadas abaixo na hora de conjugar verbos no subjuntivo.
Presente:
Pretérito imperfeito:
Futuro:
Os verbos são separados em três conjugações verbais (grupos a que pertencem e têm como paradigmas, ou seja, verbos regulares):
Atenção: o verbo pôr (e seus derivados) encontra-se na 2ª conjugação, pois perdeu a vogal temática E. Antigamente, sua forma era poer.
De acordo com a conjugação, os verbos classificam-se em:
Veja exemplos dessas palavrinhas que criam tantas dúvidas na hora de escrever!
São os verbos que mantêm sem alterações seu radical durante a conjugação. É chamado de paradigma da conjugação: cantar, bater e partir são exemplos.
São os verbos que sofrem alterações em seus radicais durante a conjugação. Por exemplo, faço, fiz e farei. Todos são o verbo fazer, cujo radical é faz-, mas sofrem alteração e se afastam do paradigma.
Alguns gramáticos, como Cegalla, os consideram uma parte dos irregulares. Esses verbos sofrem profundas alterações em seus radicais em nas conjugações, como vou e fui, do verbo ir, em que não há nenhuma marca do radical.
Os defectivos são os verbos que não se conjugam em todos os tempos e modos. Para tirar dúvidas, consulte a gramática, que geralmente traz uma extensa lista desses verbos. Vejamos alguns:
São os verbos que apresentam duas formas de infinitivo, podendo ser uma regular e outra irregular, como:
Quer colocar em prática o que aprendeu aqui? Trouxemos dois exercícios para você. Resolva-os e, ao fim do artigo, confira a resposta!
1. (UFV) Preencha as lacunas flexionando os verbos entre parênteses:
I. Quando os fiéis … em pé, o padre começará a missa. (estar)
II. Se ele … a verdade, ficaria espantado. (saber)
III. O padre desejava que o professor … toda a igreja. (ver)
a) estão, soubesse, viste.
b) estiver, souber, vesse.
c) estiverem, sabesse, visse.
d) estiverem, soubesse, visse.
e) estiverem, soubesse, vesse.
2. (PUC-SP) Observe os verbos dizer, rolar e varrer, assim empregados: “dizei-me”, “rolai”, “varrei”.
a) Identifique o modo e a pessoa em que estão conjugados.
b) Mantendo o modo, conjugue os referidos verbos na terceira pessoa do singular.
Então, entendeu o que é verbo e como ele se flexiona? É importante também observar como os verbos funcionam na sintaxe, ou seja, em sua relação com outras palavras nas frases, se precisam ou não de complemento de acordo com o sentido e muito mais! Conheça o plano de estudos do Stoodi e não deixe passar nenhum conteúdo!
Gabarito: 1. d; 2. imperativo, 2ª pessoa do plural; diga-me, role, varra.
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