Afinidade eletrônica: o que é, tabela e mais!

Alguns conceitos da Química são fundamentais para os nossos estudos: raio atômico, eletronegatividade etc. Outro que também é muito importante e pouco falado é a eletroafinidade ou afinidade eletrônica, tema de nossa conversa de hoje!

O que é afinidade eletrônica

A eletroafinidade é uma propriedade da tabela periódica que nos ajuda a resolver uma série de exercícios. Além disso, ela possibilita a criação de um raciocínio mais direto em relação aos elementos e conteúdos vistos na tabela.

Essa propriedade nos fala sobre o momento em que um elemento (ou átomo) recebe um elétron. Esse tema está relacionado ao conceito de camada de valência e, é claro, à Regra do Octeto.

Afinidade eletrônica: tabela

Na tabela periódica, podemos identificar a eletroafinidade em dois sentidos: da esquerda (família 1A) para a direita (Família 8A) e de baixo para cima.

Também podemos pensar nesse conceito da seguinte forma: quanto maior for o raio atômico de um elemento, maior é a sua afinidade eletrônica.

Diferença de afinidade eletrônica e eletronegatividade

É muito fácil confundirmos esses dois conceitos, especialmente devido às suas semelhanças de termos. Entenda como diferenciá-los de uma vez por todas!

Eletronegatividade é o nome dado à atração entre átomos e elétrons. Na prática, isso é muito diferente da eletroafinidade, que fala sobre a energia que é liberada na hora dessa troca.

De certo modo, podemos dizer que a eletronegatividade é algo (a atração) que precede a eletroafinidade (o encontro). Pensando dessa forma, é muito mais fácil guardar o conceito!

Interessante, não é mesmo? Para ir além dos conceitos de afinidade eletrônica, confira o Plano de Estudos do Stoodi! Com ele você pode conduzir seu aprendizado de acordo com as suas necessidades e ter um ótimo desempenho nas provas que for prestar!

Stoodi

Postagens recentes

Melhores universidades particulares do Mato Grosso

Para quem está em busca de uma universidade particular para fazer seus estudos e garantir…

% dias atrás

Como fazer um prompt perfeito

Para quem usa o ChatGPT como um aliado nos estudos, sabe que, muitas vezes, pode…

% dias atrás

Como escolher o melhor cursinho para o Enem?

Sempre é o melhor momento para começar a preparação para a prova do Enem, não…

% dias atrás

O que é Chat GPT?

Se você não esteve isolado da internet no último ano, com certeza já ouviu falar…

% dias atrás

Quais são as diferenças entre universidade municipal, estadual e federal?

O Ensino Médio é um momento de transição, no qual você está, provavelmente, já de…

% dias atrás

Isenção Enem 2024: confira as datas e como solicitar

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa já! Afinal,…

% dias atrás