Química

Detectando cocaína: conheça a reação do teste de Scott!

Muito provavelmente, você já deve ter visto em algum filme, documentário ou programa de investigação em aeroportos, a apreensão de pessoas tentando realizar tráfico de drogas nacional ou internacional. 

Ao serem descobertas, a equipe policial apreende todo o material suspeito de ser alguma droga ilícita e o leva à equipe de perícia científica, a qual realiza o famoso teste de Scott para verificação da composição química do material suspeito. 

Para saber mais sobre como a cocaína é detectada nesses casos e, ainda, qual a relação desse teste com o “galinho do tempo”, continue o artigo e entenda tudo!

O que é o teste de Scott?

O teste de Scott foi desenvolvido por L. J. Scott Jr. em 1973 para detectar cocaína ou cloridrato de cocaína através de uma reação química com o composto tiocianato de cobalto. O teste, posteriormente, foi aprimorado por Fasanello e Higgins para a detecção da droga crack.

Como ocorre a reação do teste de Scott?

O teste de Fasanello e Higgins, ou teste de Scott modificado, serve para a detecção da cocaína em sua forma base, mais conhecida como crack, ou forma não-ácida, ou em sua forma como cloridrato de cocaína (ou simplesmente cocaína). A figura 1 ilustra o equilíbrio químico de conversão do crack em cocaína pela adição de prótons (H+), em meio ácido.

Figura 1.: Equilíbrio químico entre base cocaína (crack) e cocaína

Fonte: HADDOUB, R. et al. Cobalt thiocyanate reagent revisited for cocaine identification on TLC. New J. Chem., 2011, 35, 1351-1354. Onde “Me” refere-se ao radical “metil” (-CH3)

Qualquer uma dessas moléculas serve para reagir com o tiocianato de cobalto (Co(SCN)2), de coloração rósea, e formar um complexo de Cobalto (II) que assume coloração azul. A figura 2 ilustra a reação, de forma simplificada, que ocorre entre a cocaína e o tiocianato de cobalto. A figura 3, por sua vez, mostra fórmula estrutural da molécula complexada que apresenta coloração azul, isto é, a molécula final após a reação.

Figura 2.: Reação de equilíbrio químico entre o tiocianato de cobalto e a cocaína.

Fonte: CONCEIÇÃO, V. N. et al. Estudo do teste de Scott via técnicas espectroscópicas: um método alternativo para diferenciar cloridrato de cocaína e seus adulterantes. Química Nova, 2014, 37, 9. Onde “B” se refere à cocaína ou crack.

Figura 3.: Estrutura molecular do composto resultante de coloração azul da reação entre tiocianato de cobalto e cocaína.

Fonte: HADDOUB, R. et al. Cobalt thiocyanate reagent revisited for cocaine identification on TLC. New J. Chem., 2011, 35, 1351-1354

Como mencionado, peritos criminais e especialistas em química forense realizam este teste com pequenas amostras que, ao assumirem coloração azulada, indicam e comprovam a presença de crack ou cocaína no material apreendido. A figura 4 ilustra um exemplo do teste.

Figura 4.: Tubo de ensaio contendo reagentes e produto final da reação entre tiocianato de cobalto e cocaína

Fonte: CAMARGOS, A. C, da F. Química Forense: Análise de Substâncias Apreendidas. Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Ciências Naturais, Brasil, 2018.

Teste de Scott e o “galinho do tempo”

O interessante é que existe uma reação muito parecida e que também está relacionada com a mudança para a coloração azul e também possui o elemento Cobalto em sua composição: é a reação do “galinho do tempo”.

Geralmente na casa dos nossos avós, havia o famoso “galinho do tempo” que indicava se choveria ou não nos próximos dias (ou até no mesmo dia), por conta da mudança de sua coloração.

A reação química por trás desse fenômeno envolve a presença de um sal de cobalto que, em função da umidade relativa do ar, se converte para um composto que muda de coloração. A figura 5 mostra a reação química do “galinho do tempo”.

Figura 5.: Esquema de mudança de coloração do “galinho do tempo” e reação química responsável pelo fenômeno

Pela reação, é possível observar que, por se tratar de uma reação reversível e de equilíbrio químico, a mudança da umidade do ar acaba por alterar o equilíbrio químico, resultando na ação do princípio de Le Chatelier, deslocando o equilíbrio para a formação da uma ou outra substância.

Em casos de baixa umidade relativa do ar, o “galinho” assume coloração “AZUL”, o cloreto de cobalto, fica menos hidratado, por conta da falta de umidade, e moléculas de água são produzidas a fim de compensar o clima seco e de baixa umidade.

No entanto, quando a umidade do ar está alta, o cloreto de cobalto di-hidratado (CoCl2(H2O)) se converte em um composto complexo de coloração rosa (Cl2], indicando que haverá chuva no mesmo dia, ou próximos dias.

É interessante observar como há uma semelhança entre esta reação e a reação do tiocianato de cobalto para a detecção de cocaína, elas possuem princípios de ação e mudanças de coloração semelhantes. A química está aí, basta abrir os olhos e a mente curiosa para ver como ela pode ajudar a compreender um pouquinho da beleza da natureza que nos cerca.

Gostou do artigo? Então, não se esqueça de dar uma curtida e compartilhá-lo com seus amigues. Se ainda não é nosso assinante, experimente também nosso cronograma de estudos. Com base nos seus interesses, preparamos um planejamento de conteúdos personalizado para você estudar e conquistar sua aprovação. Aproveite!

Este conteúdo foi produzido pelo professor Kleber, de Química.

Stoodi

Postagens recentes

Melhores universidades particulares do Mato Grosso

Para quem está em busca de uma universidade particular para fazer seus estudos e garantir…

% dias atrás

Como fazer um prompt perfeito

Para quem usa o ChatGPT como um aliado nos estudos, sabe que, muitas vezes, pode…

% dias atrás

Como escolher o melhor cursinho para o Enem?

Sempre é o melhor momento para começar a preparação para a prova do Enem, não…

% dias atrás

O que é Chat GPT?

Se você não esteve isolado da internet no último ano, com certeza já ouviu falar…

% dias atrás

Quais são as diferenças entre universidade municipal, estadual e federal?

O Ensino Médio é um momento de transição, no qual você está, provavelmente, já de…

% dias atrás

Isenção Enem 2024: confira as datas e como solicitar

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa já! Afinal,…

% dias atrás