Categorias: Química

Dopamina: conheça sua função e importância!

Entenda como a dopamina é importante para o seu vestibular!

Certamente você já ouviu falar muito sobre a dopamina, um neurotransmissor que pertence à família das catecolaminas e é relativamente famoso devido às funções associadas à sensação de prazer e bem-estar.

Esse fato se deve à ativação que a dopamina realiza no sistema límbico, conhecido como o circuito de recompensa do sistema nervoso. Ele controla o comportamento emocional e está diretamente ligado à manifestação de percepções sensoriais.

Continue acompanhando este artigo e compreenda o que é para que serve dopamina e como a carência ou excesso dos níveis no organismo podem resultar em diferentes efeitos relacionados ao humor, à emoção e até mesmo ao desenvolvimento de doenças. Boa leitura!

O que é dopamina?

Como já mencionamos, a dopamina é um neurotransmissor. Ou seja, uma biomolécula que é liberada na sinapse, que, por sua vez, é a região localizada entre os neurônios, onde acontece a transmissão de impulsos nervosos.

Os neurônios dopaminérgicos são os responsáveis por produzir e soltar a dopamina na fenda sináptica, e isso acontece por meio da liberação de vesículas secretoras que abrigam o neurotransmissor e se ligam a receptores pós-sinápticos.

Lembra que falamos sobre o sistema de recompensa? Pois, então, de maneira geral, o organismo consegue avaliar determinadas ações como favoráveis e benéficas ao metabolismo.

Dessa forma, a dopamina é liberada causando sensações subjetivas de prazer, e isso pode resultar na repetição de determinados comportamentos. Estes podem se basear em necessidades vitais do organismo, como sentir fome e sede ou comportamentos sociais.

Dopamina: para que serve

Dentre as funções da dopamina, estão: regulação do humor e estresse, controle de funções motoras, estimulação da memória e comportamentos relativos a raciocínio, concentração, funções mentais, apetite e sono.

É importante ressaltar que os níveis de dopamina são extremamente sensíveis, portanto, pequenas alterações, como a carência ou o excesso do neurotransmissor, podem causar efeitos complexos em processos comportamentais e de aprendizagem.

– link: https://pixabay.com/en/brain-electrical-knowledge-migraine-1845962/

Dopamina: indicação

A dopamina tem um mecanismo de ação interessante e, uma vez que pertence à família das catecolaminas, assim como a noradrenalina e adrenalina, ela tem a capacidade de estimular receptores adrenérgicos.

Dessa maneira, funções como a contração e o relaxamento de músculos vasculares, além do aumento do fluxo cardíaco e da pressão arterial, podem ser estimuladas pelo neurotransmissor.

Existem, portanto, algumas indicações farmacológicas para o cloridrato de dopamina, que só pode ser administrado em ambiente hospitalar e depende do quadro clínico de cada paciente. Veja:

  • situações de choque circulatório;
  • tratamento de choque séptico, cardiogênico ou anafilático;
  • infarto agudo do miocárdio (IAM);
  • traumas;
  • sepse;
  • hemorragias;
  • intoxicações por abuso de substâncias químicas;
  • síndrome de baixo débito cardíaco;
  • situações de pré e pós-operatório.

Falta de dopamina

Como podemos perceber, é fundamental estabelecer o equilíbrio da biomolécula, uma vez que ela regula funções vitais do corpo humano, importantes tanto para o bem-estar físico quanto o emocional. Nesse contexto, determinadas doenças podem se desenvolver devido a mudanças dos níveis de dopamina.

Esses desajustes ocorrem em consequência de inúmeros fatores, entre eles a ação de outros neurotransmissores, a diminuição da produção pelo organismo, as alterações nos receptores da fenda sináptica, o desenvolvimento de doenças ou o abuso de substâncias químicas.

Assim, a falta de dopamina pode causar doenças como Depressão, Esquizofrenia e Mal de Parkinson, além de outros sintomas que afetam a qualidade de vida. Listamos, a seguir, os principais sintomas da diminuição de dopamina no organismo:

  • câimbras musculares;
  • espasmos;
  • tremores;
  • dores de cabeça e no corpo;
  • rigidez muscular;
  • perda de equilíbrio;
  • constipação;
  • dificuldade em mastigar ou engolir;
  • problemas para dormir ou distúrbios do sono;
  • indisposição;
  • falta de concentração;
  • comprometimento de locomoção e movimento;
  • sensação de fatiga, desmotivação ou tristeza;
  • mudanças de humor repentinas.

Como aumentar a dopamina

O tratamento para baixos níveis de dopamina depende primariamente da causa diagnosticada. Condições mentais como depressão ou esquizofrenia requerem medicamentos específicos e, geralmente, o médico psiquiatra prescreve antidepressivos ou estabilizadores do humor.

Se o indivíduo for diagnosticado com Parkinson, outro tratamento medicamentoso é indicado, de maneira a aumentar a concentração de dopamina no organismo e controlar os espasmos musculares e tremores.

Entretanto, existem também tratamentos não farmacológicos indicados para aumentar a dopamina. Entre eles, estão as mudanças no estilo de vida, como a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

Como dissemos no início do post, o sistema límbico é capaz de avaliar as ações benéficas e saudáveis ao metabolismo. Desse modo, o circuito da recompensa estimula naturalmente sensações prazerosas.

Quando essas ações, portanto, são inseridas na rotina e praticadas com certa frequência, você começa a sentir mais disposição e bem-estar.

Além disso, outras práticas simples, como procurar apoio psicológico, dormir bem, meditar, fazer uma boa massagem ou escutar música, podem aumentar os níveis de dopamina, contribuindo para que o quadro emocional permaneça mais feliz e relaxado.

Excesso de dopamina

É fato que a dopamina é imprescindível para o bom desempenho das funções fisiológicas. Entretanto, o seu alto nível pode ser prejudicial e comprometer as ações benéficas no sistema nervoso.

O excesso de dopamina geralmente ocorre devido à alteração da quantidade de outros neurotransmissores, a fatores genéticos ou ao abuso de substâncias químicas, especialmente as drogas ilícitas.

Efeitos colaterais da dopamina

Por vezes, a presença de altos níveis de dopamina no cérebro pode desenvolver efeitos colaterais. Ou seja, quadros indesejáveis ou prejudiciais ao organismo. Confira os principais abaixo:

  • agitação;
  • ansiedade;
  • náusea;
  • hiperatividade;
  • insônia;
  • alta energia e libido;
  • estresse;
  • ações impulsivas;
  • agressividade.

Viu como compreender o que é dopamina é essencial? O mecanismo de ação desse neurotransmissor regula diversas substâncias no organismo, além de ser determinante no funcionamento do sistema de recompensa e na regulação de ações comportamentais.

Ademais, adotar práticas que promovam o bem-estar e a saúde são fundamentais para manter um equilíbrio adequado dos efeitos da dopamina e podem fazer a diferença na rotina das pessoas. Afinal, o composto tem o potencial de afetar tanto as condições fisiológicas do corpo quanto as relações interpessoais e emocionais.

Agora, que tal resolver um exercício específico sobre esse tema para aprender mais sobre o conteúdo? Você também pode assistir à videoaula especial sobre o sistema nervoso, para ampliar o seus conhecimentos, e revisar vários conteúdos de biologia navegando entre as dicas de estudo do blog do Stoodi!

Stoodi

Postagens recentes

Melhores universidades particulares do Mato Grosso

Para quem está em busca de uma universidade particular para fazer seus estudos e garantir…

% dias atrás

Como fazer um prompt perfeito

Para quem usa o ChatGPT como um aliado nos estudos, sabe que, muitas vezes, pode…

% dias atrás

Como escolher o melhor cursinho para o Enem?

Sempre é o melhor momento para começar a preparação para a prova do Enem, não…

% dias atrás

O que é Chat GPT?

Se você não esteve isolado da internet no último ano, com certeza já ouviu falar…

% dias atrás

Quais são as diferenças entre universidade municipal, estadual e federal?

O Ensino Médio é um momento de transição, no qual você está, provavelmente, já de…

% dias atrás

Isenção Enem 2024: confira as datas e como solicitar

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa já! Afinal,…

% dias atrás