Uma das principais etapas de avaliação em exames vestibulares é a redação. Seja para ir bem no Enem ou nas provas elaboradas pelas próprias universidades, fazer um bom texto é fundamental.
São vários os critérios de avaliação nessa etapa dos exames. Um dos principais é a capacidade de reconhecer e estruturar diferentes tipos de textos. Entre os mais comuns, está a resenha.
Muitos estudantes têm dificuldade em diferenciar um resumo de uma resenha. Por isso, neste texto, vamos explicar essas diferenças, as principais características desse gênero textual, além de dar dicas de como ir bem na redação. Acompanhe!
Antes de mais nada, é necessário compreender o que é resenha. Para isso, é preciso considerar a forma como esse texto se relaciona ao leitor.
Nesse sentido, o objetivo da resenha é descrever e expressar uma opinião a respeito de um determinado conteúdo. Ela é um gênero textual em que o escritor expõe as características de um filme ou texto e aponta o que achou da obra.
Geralmente, as resenhas são lidas por pessoas que querem saber algo a respeito do conteúdo tratado. Dessa forma, elas influenciam a escolha do leitor ou espectador, que ainda não decidiu se vai ler determinado livro ou assistir a certo filme.
Muitas pessoas confundem os gêneros de resenha e resumo. Embora os dois tenham certa semelhança, eles apresentam funções diferentes. Isso significa que o objetivo do resumo não é o mesmo da resenha.
Nesse sentido, o resumo descreve os acontecimentos de determinada obra, sem apresentar grandes detalhes. Já a resenha, embora também aborde o assunto tratado pela obra analisada, não foca na descrição dos acontecimentos.
É possível afirmar que o resumo é uma breve apresentação do conteúdo, de forma fiel a ele. Ao resumir um texto, por exemplo, quem escreve não acrescenta nada de novo, nem opina a respeito do assunto.
A resenha, por outro lado, não tem o objetivo de descrever o conteúdo de forma resumida, mas pretende apresentar a proposta da obra, expondo uma opinião com a intenção de influenciar a escolha do leitor.
Para elucidar melhor as diferenças entre esses dois gêneros textuais, confira a seguir as principais características de cada um deles.
Além de ser um gênero diferente do resumo, a resenha também pode ser estruturada de duas formas. Acompanhe quais os modelos de resenha.
Nessa categoria de texto, quem escreve a resenha conta para o leitor um pouco a respeito do autor da obra e também do conteúdo abordado nela. É importante lembrar que o assunto deve ser apresentado de forma breve, sem detalhes.
Nesse sentido, a resenha descritiva tem o objetivo de informar o leitor. É uma maneira de apresentar determinado tema, sem detalhar as personagens e acontecimentos.
Outra forma é a resenha crítica, muitas vezes chamada de opinativa. Como o nome sugere, nesse modelo, além de apresentar o conteúdo de maneira breve, o resenhista também expressa sua opinião sobre a obra analisada.
Sem entrar em detalhes, quem escreve esse tipo de resenha, informa o leitor a respeito dos acontecimentos e também aponta o que achou da obra. Nesse sentido, ela tem o objetivo de influenciar, positiva ou negativamente, a recepção do público.
Além de cumprir o objetivo do gênero textual solicitado em sua prova de redação, para fazer uma boa resenha, é necessário saber estruturar seu texto. Nesse sentido, ele pode ser identificada da seguinte forma:
Além de apresentar a estrutura citada acima, a resenha precisa conter determinadas características. Veja só.
Essa é a principal característica da resenha. Uma vez que esse gênero textual pretende abordar certo assunto sem muitos detalhes, é necessário que o resenhista tenha concisão ao escrevê-la, ou seja, tenha clareza e seja breve.
Outro aspecto fundamental é a objetividade. Ao escrever uma resenha é necessário ser objetivo e evitar devaneios ao longo do texto. Ater-se ao ponto-chave do conteúdo pode garantir o sucesso na redação.
Principalmente nas resenhas críticas, ter uma boa argumentação é fundamental, afinal de contas, nesse modelo o intuito do autor é influenciar o leitor. Para isso, é importante que os argumentos sejam coesos e concisos.
De maneira geral, as resenhas buscam recomendar ou não determinada obra, principalmente no caso da resenha opinativa.
Como dissemos no começo, a resenha é um dos gêneros textuais mais cobrados nas provas de redação do Enem e outros exames vestibulares. Essa é uma das etapas de mais peso nas provas, por isso, é importante ter uma boa pontuação.
Nesse sentido, considere as seguintes dicas:
Além de fazer a resenha respeitando a estrutura e característica do gênero, para fazer uma redação nota mil é necessário estudar e treinar, com disciplina, foco e organização.
Nesse sentido, é importante investir em cursos gratuitos, para que você possa compreender corretamente os gêneros solicitados. Além disso, é indispensável treinar bastante e ter seus textos corrigidos por professores especialistas.
Outro ponto fundamental é ter constância e ordem em seus estudos. Nesse sentido, a Stoodi oferece um cronograma de estudos que considera o conteúdo a ser estudado, a universidade em que deseja ser aprovado e também sua carga horária.
Para garantir sua vaga na universidade, é indispensável desenvolver uma boa redação, independentemente se será solicitado um modelo de resenha ou qualquer outro gênero textual. Por isso, utilize as nossas dicas e materiais, assim, você estará cada vez mais próximo de sua aprovação.
Quer saber organizar sua vida de estudos de acordo com suas necessidades e objetivos? Então, conheça nosso Plano de Estudos!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…