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Redação Pronta – Lei Seca no Brasil

Veja esta redação pronta que o Stoodi preparou para você!

Hoje o Stoodi trouxe para vocês uma redação pronta feita pela nossa Prof. de Redação, a Gisele.

Ela acertou o tema da redação do Enem 2016, “Intolerância Religiosa”. Vale a pena ficar de olho no modelo abaixo para entender direitinho como o vestibular quer que você escreva!

Confira a redação pronta na íntegra sobre o Tema do Enem 2013: “Efeitos da implantação da lei seca no Brasil”.

O desafio de transformar reconhecimento individual em pensamento coletivo no Brasil

A Lei Seca foi criada para estabelecer normas e punições mais rígidas àqueles que dirigem alcoolizados. Essa ação sinaliza o quanto o homem se afasta de um comportamento ético, visto que ao cometer tal infração coloca em risco a vida de várias pessoas. No caso dos brasileiros, a falta de ética acompanha o processo histórico de desenvolvimento das relações sociais no país. Reflexo da colonização, o indivíduo atual busca formas de se impor e sobrepor as regras vigentes.

Os brasileiros herdaram, no processo de colonização, a fraqueza de organização social. O livro Raízes do Brasil, do sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, apresenta os efeitos do país ter sido colonizado por uma nação ibérica, visto que países ibéricos apresentam o personalismo – pensamento de que o mérito e a responsabilidade individuais levam ao reconhecimento. Dessa forma, é comum, na sociedade brasileira, as pessoas acreditarem que seu valor individual sobressai o valor coletivo, que o divertimento de beber, sem se preocupar em dirigir alcoolizado após a bebedeira, é mais valioso do que a vida do outro, que fica submetida ao risco de se envolver em um acidente provocado pelo sujeito alcoolizado. É como se as pessoas afirmassem que merecem mais do que as outras.

Se na cultura ibérica de personalidade, o reconhecimento individual era uma meta, na sociedade atual, é visível a tentativa da publicidade em construir uma imagem de sucesso ao indivíduo. Constantemente, propagandas de bebidas alcoólicas vendem a imagem de que o homem que bebe está feliz, tem amigos, é reconhecido, recebe mérito das pessoas ao seu redor. Analogamente, no mundo real, as pessoas bebem buscando essa aceitação social e a euforia, provocada pela bebida, inibe e limita a responsabilidade pessoal, levando-as a dirigirem seus carros em condições perigosas.

Contudo, o desafio está em garantir que a sociedade desenvolva um pensamento ético voltado para o coletivo.  Para tanto, é necessário que o Ministério da Educação, juntamente com a Secretaria de Comunicação, elabore uma campanha a ser veiculada nos horários de propaganda, dos canais de televisão aberta, no Brasil, que apresente, por meio de peças publicitárias, cenas ilustrativas de situações de risco provocadas pela associação entre álcool e direção. É importante que essas peças sejam expostas propositalmente após as propagandas de bebidas alcoólicas, para que assim a ideia de responsabilidade coletiva se sobreponha a imagem de reconhecimento individual presente nesses comerciais.

Gostou do nosso modelo de redação? Então veja nossas videoaulas para fazer uma redação nota 1000 ou cadastre-se gratuitamente no Stoodi!

Stoodi

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