Se você não esteve isolado da internet no último ano, com certeza já ouviu falar sobre o Chat GPT, não é mesmo? Essa tecnologia tem mudado muito nossa relação com diversas questões, principalmente, com a realização de algumas tarefas que tomam muito tempo.
Para quem está se preparando para o Enem ou vestibulares e já teve contato com essa ferramenta, já deve ter se perguntado se ela pode ser uma aliada nessa jornada. Para isso, é importante conhecer mais sobre essa ferramenta e como ela funciona.
Vem com a gente, que explicaremos tudo sobre o Chat GPT a seguir!
Confira o vídeo abaixo sobre o conteúdo!
O Chat GPT é uma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa. Ok, para entender exatamente essa expressão, vamos dar um passo atrás e entender o que é a Inteligência Artificial (IA).
Esse conceito tem várias formulações e se você for para a área de tecnologia na sua graduação, verá que há algumas divergências na definição desse termo. Mas, para entender de forma simples, são tecnologias que visam reproduzir a inteligência humana. Nesse caso, contando com um alto volume de dados e uso de redes neurais para isso.
Dentro da Inteligência Artificial, há diversos campos específicos: aprendizado de máquina, aprendizado profundo, inteligência artificial simbólica e, finalmente, as tecnologias de Inteligência Artificial Generativas.
Essa é uma divisão dentro da IA que, com um modelo de linguagem natural, permite criar novas informações a partir de dados pré-existentes. É isso que o Chat GPT, criado pela OpenAI, faz. Com uma base extensa de informações que seus criadores utilizam para treinar a ferramenta, ela consegue criar conteúdos, tais como:
Ou seja, vai aí uma curiosidade: GPT é a sigla para Generative Pré-Trained Transformer ou, em português, fica algo semelhante a “Transformador Pré-treinado Generativo”.
Se você nunca abriu o Chat GPT, é interessante saber como ele funciona. Vamos conhecer alguns dos seus principais detalhes a seguir!
Como o próprio nome fala, ele funciona como uma espécie de chat, só que em vez de uma interação com um humano, você estará conversando com a ferramenta. E ela pode responder simulando uma conversa com uma pessoa.
Com isso, ele pode responder perguntas, ajudar a elaborar uma redação, apontar erros em alguma questão, tirar dúvidas, entre outras possibilidades interessantes para os estudantes.
Mas como ele oferece as respostas para sua pergunta? Bom, aí temos duas possibilidades, dependendo da versão que você use:
Ok, na prática, como funciona? Quando você entrar no site, terá acesso a uma estrutura semelhante a um chat. Ao enviar uma pergunta, por exemplo, estará criando um “prompt”. Em outras palavras, é um comando enviado para o Chat GPT, para ter a resposta desejada.
Nem sempre precisa ser uma pergunta, sabia? Você pode, por exemplo, escrever os seguintes prompts:
Quanto melhor e mais direto for seu direcionamento no prompt, melhores serão os resultados apresentados. Com isso, a ferramenta consegue entregar realmente o que deseja.
Muitas vezes, você não terá uma boa primeira resposta. Isso acontece porque o Chat GPT funciona também com aprendizado profundo, ou seja, quanto mais você usa, mais ele aprimora os resultados e entrega algo mais próximo do que deseja.
Por exemplo, se você utilizar a ferramenta para questões relacionadas com o Enem, gradualmente ele vai entender qual é o seu perfil e já no primeiro prompt, direciona as respostas com esse foco.
Então, no começo, é importante ter um pouco de paciência. Por exemplo, você pode solicitar um resumo sobre o Romantismo na literatura e obter um volume de informações que não necessariamente vão ajudá-lo em seus estudos.
Nesse caso, peça: “agora me mostre os pontos do tema que mais caem no Enem”. Pronto, ele apontará algo mais direcionado e com maiores chances de sucesso dentro do que você espera.
Só por aí, você já viu que o Chat GPT tem um grande potencial em ajudá-lo nos seus estudos, não é mesmo? Mas vem com a gente, que você saberá mais detalhes a seguir!
Ok, agora você pode estar se perguntando: como ele pode ser usado na minha preparação? Saiba que, de forma estratégica, essa ferramenta pode ser bem interessante. Inclusive, ela foi usada por um concurseiro aprovado em 5 concursos de cartório como uma aliada nos estudos.
Então, vem com a gente que mostraremos algumas dicas que podem ajudar a incorporar o Chat GPT na sua rotina.
Um dos pontos interessantes é utilizar o Chat GPT como uma forma de gerar sugestões de temas de redações para treinar. Afinal, sabemos que tanto o Enem quanto os vestibulares cada vez mais utilizam temas atuais nas propostas de tema e quanto mais você explorar diferentes produções, mais afiado estará para o exame.
Então, peça a ele para encaminhar um tema de redação, baseado nas provas anteriores que ele teve acesso e com textos direcionadores. A partir disso, escreva seu texto e passe para o próximo passo!
Utilize o Chat GPT como um copiloto de correção de redação. Uma forma de fazer isso é encaminhando o texto e pedindo sugestões de melhorias em questões relacionadas com coesão, coerência e correções ortográficas e gramaticais.
Quer aprender com essa etapa? Então peça ao chat que ele aponte cada um dos erros com as sugestões de melhorias. Assim, você consegue visualizar melhor quais são os pontos que podem ser otimizados nas próximas produções!
Mas atenção! Muitas vezes, o Chat não consegue analisar todos os pontos de erros e, por isso, pode ser interessante ter o suporte de um corretor humano em um cursinho preparatório. Nesse caso, a ferramenta é um copiloto que será mais um aliado na preparação de redações.
Esse é um ponto que pode ajudar muitos estudantes que temem as famosas questões de exatas, por não saber como resolvê-las e chegar ao resultado do gabarito. Mas como usar o Chat GPT para isso?
Imagine que você está tentando resolver uma questão da prova de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias de Cinemática e não esteja conseguindo fazê-la. Copie e cole o enunciado da questão no chat e peça para o prompt mostrar o passo a passo e explicar a resolução.
Com isso, você verá, etapa a etapa, de que forma é possível resolvê-la e tirar suas dúvidas. Mas lembre-se de acompanhar esse processo, pois isso pode fazer a diferença ao tentar resolver uma nova questão com o mesmo padrão, ok?
Caso você tenha esgotado a resolução dos bancos de questões disponíveis e queira se aprofundar ainda mais em um tema, não hesite em pedir isso para o Chat GPT. Por exemplo, quer desenvolver mais questões relacionadas com genética? Peça que a ferramenta elabore, com padrões semelhantes aos enunciados do Enem e traga as alternativas de respostas.
Com isso, você diversifica seu banco de questões e pode intensificar ainda mais seus estudos. Ótimo, não é mesmo?
Por mais que o Chat GPT seja um ótimo copiloto, ele infelizmente ainda tem um problema recorrente e muito presente, principalmente, na versão 3.5, que não consulta a internet: ele pode criar conteúdos que não são verdadeiros — ou seja, “alucinar”.
Por isso, é preciso atenção ao pedir, por exemplo, um resumo de um tema. Voltemos ao exemplo sobre Romantismo. Infelizmente, o Chat pode apresentar alguns autores que, na verdade, não fazem parte dessa escola literária e induzi-lo ao erro. Quando você acompanha os conteúdos preparatórios, consegue identificar a falha na hora!
Ao usar o Chat GPT sozinho, você poderá, ainda, ter algumas dificuldades, como a necessidade de confirmar se os conteúdos estão certos ou, ainda, treinar a ferramenta para sua rotina. Mas, e se fosse possível já ter a ferramenta configurada do melhor jeito para sua jornada?
Com o Stoodi, você terá isso em suas mãos: com o TutorIA! Conte com um copiloto para seus estudos, que ajudará a tirar suas dúvidas da melhor forma possível e conseguir otimizar ainda mais sua preparação para o Enem e vestibulares.
Transforme sua jornada rumo à aprovação com maior inteligência: venha para o Stoodi! Aqui você conta não só com o Tutor IA, mas com diversas ferramentas e materiais atualizados que vão turbinar sua preparação.
Assine o Stoodi e dê o primeiro passo rumo à aprovação!
A Universidade de Brasília (UnB) é uma das melhores universidades do Brasil. Bem avaliada nos…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é uma das instituições de ensino superior mais…
Os números irracionais são mais do que um conceito matemático; eles representam mistérios que atravessaram…
O termo "Estado de Bem-Estar Social" (Welfare State) pode parecer distante, mas ele influencia diretamente…