Está em busca de uma universidade pública de qualidade e excelência no Nordeste? A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma das melhores opções para você que busca uma formação que abrirá muitas portas para uma carreira de sucesso.
Com uma ótima posição entre as melhores universidades do Brasil e uma ampla variedade de cursos de graduação, ela é a escolhida por muitos jovens que estão terminando o Ensino Médio.
Então, vem com a gente conhecer tudo que precisa saber sobre a UFPE e tire suas dúvidas sobre o assunto!
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas mais importantes e antigas do Brasil. Foi fundada em 1946 e possui mais de 70 anos de história de excelência no ensino, pesquisa e extensão.
Ao longo desse período e com a consolidação do modelo com qualidade de ensino, ela expandiu sua atuação, abrindo os programas de pós-graduação, com cursos de mestrado e doutorado em diversas áreas.
No começo, ela foi formada pela união de diversas escolas de nível superior que existiam em Recife, como a Faculdade de Direito, Engenharia, Farmácia, Odontologia, Medicina, Belas Artes e Filosofia. A partir da criação da, então, Universidade do Recife (UR), elas se unificaram em uma única instituição.
Em 1967, ela se transforma, finalmente, em Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ao ser integrada ao grupo de instituições federais, quando o sistema de educação estava passando por uma transformação nesse ponto.
A expansão para a criação de novos campi começou em 2006, levando ensino de qualidade para o interior do estado de Pernambuco. O primeiro campus criado foi o de Caruaru, 130 km de Recife e, depois, o de Vitória de Santo Antão, 55 km da capital do estado.
A UFPE se destaca pela estrutura, tanto na área de pesquisa quanto, também, de cultura e extensão, com laboratórios de ponta, bibliotecas completas, redes de museus e centros culturais.
Vamos conhecer mais sobre eles a seguir:
A UFPE ocupa o 10º lugar entre as melhores universidades do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha, sendo a mais bem posicionada da região Nordeste.
Esse desempenho é reflexo tanto da sua importância cada vez maior no cenário acadêmico no país, tanto em nível nacional quanto internacional, quanto também pelos investimentos em pesquisa e inovação na universidade.
A UFPE possui três campi: Recife (considerado o campus principal), Caruaru e Vitória de Santo Antão, que surgiram após a expansão para o interior do estado, para levar ensino superior de qualidade para outras regiões de Pernambuco.
Vem com a gente conhecer mais sobre cada uma delas a seguir.
O campus principal está localizado na capital de Pernambuco e é o maior e mais tradicional da universidade. Ele abriga a maioria dos cursos de graduação, além de sediar importantes centros de pesquisa e principais departamentos acadêmicos.
Essa unidade possui os seguintes centros acadêmicos:
Campus Reitor Joaquim Amazonas
Horário de funcionamento: segunda à sexta feira, das 7h às 21h.
Endereço: Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária. Recife – PE – CEP: 50670-901
O campus Caruaru abriga os estudantes do agreste pernambucano, voltado para atender à demanda crescente por ensino superior de qualidade na região. Essa unidade contribui com o desenvolvimento econômico e social da região.
Ele possui Laboratórios Integrados de Ciência e Tecnologia, responsáveis por desenvolver projetos de pesquisa e extensão. Na unidade, está o Centro Acadêmico do Agreste — CAA.
Centro Acadêmico do Agreste
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
Endereço: Rodovia BR-104, KM 59, s/n, Nova Caruaru – Caruaru – PE
O campus de Vitória de Santo Antão possui cursos em cinco campos de conhecimento, voltados para a área da saúde. Também possui programas de pós-graduação, residência e especialização, que se destacam pela sua qualidade. O campus abriga o Centro Acadêmico de Vitória (CAV).
Centro Acadêmico de Vitória
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
Endereço: Rua do Alto do Reservatório, s/n – Bela Vista. Vitória de Santo Antão.
Para ingressar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o estudante pode optar pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), vestibular (voltado para cursos que necessitam de habilidades específicas), reintegração e transferência interna, transferência externa e processo seletivo extravestibular.
Ou seja, a principal forma de acesso conta com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então, se você quer entrar nesse curso, é importante arrasar nessa prova.
Vem com a gente conhecer mais detalhes sobre cada processo seletivo e formas de ingresso a seguir!
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o principal método de ingresso na UFPE. Ela é uma das universidades que integram o programa nacional, criado pelo Ministério da Educação (MEC), permitindo que candidatos de todo o país possam tentar uma vaga na UFPE.
Para isso, o aluno precisa ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação. Assim, ele poderá se inscrever na plataforma, no período em que ela estiver aberta para inscrições.
O SiSU, desde 2024, acontece por edição única, no começo do ano. Por isso, atenção ao calendário para não perder nenhuma data! Aqui no blog do Stoodi, você fica por dentro de todo o cronograma.
Os candidatos podem escolher até duas opções de curso nas universidades públicas, incluindo a UFPE. Eles também podem acompanhar a nota de corte de cada curso e mudar suas escolhas, até o último dia de inscrições.
Porém, a última opção escolhida é a que valerá, então não deixe de dar aquela conferida no último dia, para saber se está tudo certo, ok?
A UFPE adota vestibular próprio apenas em cursos que precisam de avaliação de habilidades específicas para ingressar na graduação. É o caso das formações em Dança, Música e Letras-Libras.
Além disso, os cursos EaD também possuem processo seletivo próprio. Para acompanhar os editais e conferir as exigências caso a caso, fique de olho no site da instituição.
A UFPE permite, além do ingresso regular, o processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes. Elas são destinadas para as vagas ociosas em cursos nos quais alguns estudantes tenham desistido do curso ou não fizeram sua matrícula.
Para isso, é possível contar com três processos seletivos diferentes:
A UFPE adota o sistema de cotas presente no SiSU, que reserva vagas para estudantes que se enquadram nos critérios definidos pela Lei de Cotas. Essas políticas são importantes para reduzir desigualdades e promover a universalização, de fato, do acesso ao Ensino Superior.
Juntamente com o Reuni, o Prouni e o Refis, a Lei de Cotas provocou uma revolução pacífica na educação brasileira ao abrir as portas da universidades federais para jovens de baixa renda, negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência — Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República.
Segundo a Lei de Cotas, 50% das vagas são destinadas para ampla concorrência. As demais, destinadas aos cotistas, são divididas nos grupos pré-definidos pelo Ministério da Educação para o SiSU.
São elas:
É importante estar atento para o grupo escolhido na hora da inscrição. Caso você seja aprovado, alguns grupos exigem documentações que deverão ser apresentadas no ato da matrícula.
Por exemplo, para os candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas, será preciso emitir a autodeclaração. Também será preciso ter em mãos os documentos que comprovam a sua formação em escolas públicas (como o histórico do Ensino Médio).
A UFPE, seguindo a tendência de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do país, oferece diversos programas de ações afirmativas e assistência para garantir que os alunos possam concluir seus estudos com sucesso.
Entre eles, estão as moradias estudantis, bolsa manutenção estudantil, apoio pedagógico, Restaurante Universitário, entre outros.
Confira mais sobre cada uma das possibilidades a seguir!
A bolsa de Manutenção Estudantil é concedida pela UFPE aos estudantes beneficiados como uma forma de ajudar a custear a formação acadêmica. Afinal, os alunos possuem muitos gastos, como aquisição de materiais, impressões de trabalhos, transporte, entre outros.
Para poder concorrer às bolsas, o aluno da UFPE precisa cumprir os seguintes requisitos:
A moradia estudantil é uma forma de conceder bolsas e benefícios para que a pessoa possa residir na região da UFPE, podendo se dedicar aos estudos. Ela pode ser na modalidade residente ou moradia (nesse caso, para custear parte das despesas com moradia e manutenção acadêmica).
Para poder ter acesso a bolsa, o aluno deve:
O apoio pedagógico, oferecido pelo Projeto Estudante Cooperador Pedagógico, permite que alunos-tutores possam apoiar os estudantes que tenham dificuldades em aulas da graduação, especialmente em disciplinas com alto índice de reprovação (como Álgebra Linear, Geometria Analítica, entre outras).
O Restaurante Universitário é um importante mecanismo de permanência, pois oferece refeições para a comunidade acadêmica (discentes, docentes e funcionários) por um preço acessível.
Na UFPE, são oferecidas três refeições: desjejum, almoço e jantar. Cada uma delas é formada por:
Os valores são mais acessíveis, justamente, porque as refeições para os alunos são subsidiadas pela universidade.
O Bolsa Permanência é um programa mantido pelo Ministério da Educação, criado para pagar bolsas que ajudam os alunos a continuarem estudando e não precisarem trabalhar durante sua formação superior.
Ele é dedicado para alunos de baixa renda, especialmente indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Assim, ele complementa as ações das cotas para aumentar a universalização do Ensino Superior no Brasil.
A Bolsa Promisaes (Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior) é voltada para os alunos que são estudantes-convênio do PEC-G, ou seja, que vêm de outros países para estudar na UFPE.
Para ter acesso ao benefício, a pessoa deve:
A UFPE possui uma ampla variedade de cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento (saúde, humanas, sociais, sociais aplicadas, exatas, engenharias, entre outros). Todos eles possuem alta qualidade e preparam você para o mercado de trabalho.
Vamos conhecer a seguir as opções de graduação em cada um dos campi da UFPE, para escolher aquele que mais está alinhado com seus sonhos para o futuro na sua carreira! Vamos nessa!
O campus Recife, sede principal da UFPE, concentra a maioria dos cursos de graduação, com opções em diversas áreas do conhecimento. Vamos conhecer as opções em cada área do conhecimento a seguir.
O campus atende a uma importante demanda regional e possui diversos cursos voltados para o desenvolvimento do agreste pernambucano. Conheça todas as opções, separadas por área do conhecimento:
O campus de Vitória de Santo Antão tem cursos voltados mais especificamente para a área de saúde e ciências biológicas. Os alunos encontram toda a infraestrutura necessária para saírem preparados para os grandes desafios do mercado.
Estão entre as graduações oferecidas por esse campus:
Entre os cursos mais procurados da UFPE estão aqueles que, tradicionalmente, possuem uma maior concorrência, como Medicina (considerada uma das melhores do Brasil), Direito, Psicologia e Engenharias. As relações candidato/vaga são apresentadas no SiSU e estão disponíveis no site da UFPE.
O curso de Medicina é o mais difícil de passar na UFPE. No SiSU 2024, ele teve nota de corte de 825,58 na ampla concorrência. Para quem veio de escola pública, o ponto de corte para esse curso foi de 780,74, sendo a 5ª maior nota de corte.
Além desses dois cursos, estão entre os mais difíceis de passar, conforme as notas do SiSU 2024:
A UFPE se destaca por ter um forte programa de pós-graduação, com mais de 80 cursos de mestrado e doutorado em várias áreas do conhecimento, com boas avaliações pela Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes).
Cada programa de pós-graduação conta com um corpo docente altamente qualificado. Muitos deles, inclusive, se destacam pela alta produtividade e qualidade do seu trabalho em seus centros de pesquisa.
Na avaliação quadrienal de 2021 da pós-graduação da Capes, a UFPE obteve excelentes resultados. A instituição teve um aumento de 45% na quantidade de programas com notas 5, 6 e 7 (sendo 7 a nota máxima), em comparação com a avaliação de 2017.
Entre os que possui nota máxima, estão:
Conheça a seguir os cursos de mestrado e doutorado nos campi da UFPE.
A UFPE possui um papel importante tanto no desenvolvimento de pesquisas científicas quanto, também, de projetos de extensão para comunidade e contato internacional por meio do intercâmbio de alunos.
Esses três pontos ajudam, inclusive, na sua decisão sobre fazer sua graduação nessa instituição. Então, vem com a gente conhecer mais sobre cada um deles a seguir!
A UFPE é uma das melhores universidades brasileiras em produção científica. Ela conta com um número significativo de grupos de pesquisa que, inclusive, são reconhecidos nacionalmente por conduzirem investigações de ponta.
A instituição incentiva o desenvolvimento de projetos inovadores nas mais diversas áreas, incluindo ciências exatas, humanas e biológicas. Isso abre portas, inclusive, para os alunos de graduação.
Eles podem participar de bolsas de Iniciação Científica, podendo participar de projetos sob orientação de professores da UFPE. É uma ótima porta de entrada para quem deseja seguir a carreira acadêmica no futuro.
A UFPE também conta com bolsas de fomento do CNPq e Capes, que financiam projetos voltados para o desenvolvimento de novas tecnologias, soluções para problemas sociais e expansão do conhecimento científico.
Além disso, os laboratórios de ponta, que também ajudam a realizar pesquisas mais avançadas, tanto por alunos quanto pelos pesquisadores da instituição.
Dentro do tripé de ensino, pesquisa e extensão, a UFPE se destaca por promover ações que contribuem para a comunidade local. Por meio desses projetos, a universidade desenvolve atividades que envolvem diretamente a sociedade, oferecendo serviços e ações gratuitas ou a preços acessíveis.
Estão entre alguns dos projetos de extensão da instituição:
Além disso, ela também conta com:
Esses programas de extensão são essenciais para conectar o ensino universitário com as demandas sociais. Eles também ajudam a fortalecer o papel da universidade na formação cidadã e no desenvolvimento local e regional.
A UFPE possui um forte programa de mobilidade acadêmica, tanto para o exterior quanto para outras instituições no Brasil. Os alunos podem participar de programas de intercâmbio, podendo cursar parte de sua graduação em instituições parceiras e vivenciar outras culturas.
É possível contar com duas modalidades:
As oportunidades de mobilidade acadêmica podem ajudar a ampliar o seu currículo e proporcionar experiências que ajudarão tanto no seu futuro profissional quanto, também, trazer experiências pessoais inesquecíveis.
A UFPE oferece, além dos cursos presenciais, alguns cursos que podem ser feitos na modalidade Ensino a Distância (EaD). Isso possibilita a democratização do acesso à educação universitária, já que não será preciso fazer a formação presencialmente.
Eles são oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), um programa do Governo Federal que visa expandir o acesso ao ensino superior em todo o país.
Vamos conhecer a seguir os cursos oferecidos!
Estão entre as possibilidades de graduação EaD da UFPE:
Estão entre as possibilidades de pós-graduação EaD da UFPE:
Entre as possibilidades de curso de extensão, com curta duração, oferecidos pela UFPE na modalidade EaD:
Estão entre os cursos oferecidos para atualização profissional da UFPE na modalidade EaD:
O ensino à distância na UFPE permite que os alunos tenham acesso a uma educação universitária online de alta qualidade, sem a necessidade de se deslocar diariamente até os campi da universidade.
Ela também oferece flexibilidade, acessibilidade e a possibilidade de conciliar os estudos com outras responsabilidades, como trabalho, esportes e hobbies. Ou seja, você poderá criar seus próprios horários, com maior facilidade.
O curso na UFPE é gratuito, não sendo necessário pagar mensalidade para fazer a graduação. Porém, há outros custos que fazem parte da vida acadêmica, como compra de material acadêmico, deslocamento, alimentação, entre outros.
Conhecer mais sobre eles é fundamental para se programar, garantindo que não passará aperto durante a graduação. Além disso, também ajuda a saber se precisará das bolsas de permanência para conseguir manter-se no curso até a formatura.
Vamos conhecer a seguir algumas das principais despesas que os alunos podem ter durante a graduação.
Um dos principais gastos dos alunos é a compra de material acadêmico: apostilas, livros, impressão de artigos, equipamentos para aulas práticas, entre outros. Dependendo da área de estudo, os custos podem ser mais elevados, como ocorre nos cursos das áreas de Engenharia e Saúde (Medicina, Odontologia, entre outros).
Por exemplo, os alunos de Odontologia precisarão comprar os kits de equipamentos, especialmente quando forem fazer os atendimentos à comunidade local. Em alguns casos, esses custos podem ser elevados, sendo importante se programar desde o começo do curso.
Sobre livros, a UFPE oferece bibliotecas completas e bem equipadas, com acesso a livros físicos e digitais. Nesse caso, você pode economizar, contando com os empréstimos desses espaços.
Para quem não reside em Recife ou próximo aos campi, é necessário considerar os custos de moradia para poder estudar na UFPE. O valor do aluguel varia de acordo com a localização, podendo ser mais caro em bairros centrais, nobres ou próximos ao Campus Universitário.
Muitos estudantes, como uma alternativa para reduzir gastos, optam por dividir apartamentos ou morar em repúblicas estudantis. Com isso, os custos com aluguel, energia e internet ficam bem menores.
Além disso, também é essencial considerar a possibilidade de contar com a bolsa de auxílio moradia, que ajuda a custear parte dos valores.
O custo de vida em Recife, em termos de alimentação, transporte e lazer é considerado mediano em comparação com outras capitais do Brasil. Para quem vai estudar nos campi de Caruaru e Vitória de Santo Antão, o custo de vida tende a ser um pouco mais baixo em comparação à capital, o que pode ser uma vantagem para os estudantes que buscam alternativas mais acessíveis.
Para quem vai morar longe do campus, precisará se deslocar com transporte público ou particular. O campus Recife conta com diversas linhas de ônibus, além de ser possível utilizar serviços de aplicativos para chegar à Cidade Universitária.
A UFPE também disponibiliza o circular UFPE, que faz o deslocamento dentro do campus Recife e na região externa em alguns horários, o que pode ajudar a reduzir os custos.
A passagem de ônibus, no ano de 2024, está no valor de;
*Valores em out/2024. Os valores informados estão sujeitos a alteração ao longo do tempo. Lembre-se de consultar os valores atualizados.
A alimentação pode ser uma parte considerável dos custos de vida dos estudantes. Eles podem minimizar isso com o Restaurante Universitário (RU) da UFPE, sendo uma opção bastante acessível para os alunos.
Ele oferece três refeições: desjejum, almoço e jantar, com um valor acessível, por ser subsidiado pela universidade. Isso ajuda a reduzir bastante os custos dos alunos durante sua formação.
Os valores no ano de 2024, para os alunos, são:
Para quem não participa do programa de moradia estudantil, o desjejum deve ser pago no valor cheio para a empresa responsável (no valor de R$ 10,31*).
*Valores em out/2024. Os valores informados estão sujeitos a alteração ao longo do tempo. Lembre-se de consultar os valores atualizados.
Durante a graduação, os alunos da UFPE têm a oportunidade de participar de diversas atividades extracurriculares, como grupos de pesquisa, projetos de extensão, eventos acadêmicos e atléticas esportivas. Alguns deles não são custeados pela universidade.
Por exemplo, a inscrição em eventos e congressos pode precisar sair do bolso do estudante. Lembre-se que elas enriquecem o currículo acadêmico e contribuem para uma formação mais completa.
*Valores em out/2024. Os valores informados estão sujeitos a alteração ao longo do tempo. Lembre-se de consultar os valores atualizados.
A UFPE proporciona experiências que ajudam tanto em uma formação acadêmica sólida quanto, também, a ter maior experiência para o mercado de trabalho. A formação enfatiza programas de estágio, bolsas de pesquisa e ações de extensão.
Com isso, os estudantes chegam melhor preparados para o mercado de trabalho. Confira mais sobre essas possibilidades a seguir.
A UFPE possui parcerias de estágio com diversas empresas e instituições, que priorizam os alunos da instituição nos seus processos seletivos. Essas experiências no mercado de trabalho são fundamentais para que os estudantes possam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na formação.
Além disso, os alunos podem ter experiência interna, com os programas de monitoria, bolsas de extensão e estágios internos. Isso ajuda, inclusive, a ter uma visão ampla do funcionamento da universidade e das carreiras acadêmicas.
As bolsas de pesquisa são interessantes para quem deseja seguir uma carreira acadêmica no futuro, abrindo portas para um mestrado e futuro doutorado. O aluno aprenderá, na prática, como é o mundo da pesquisa e poderá fortalecer seu currículo para futuros processos seletivos.
Programas como o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), financiado pelo CNPq permitem que os alunos possam desenvolver projetos, sob orientação de professores e pesquisadores experientes. Poderá, também, publicar seus primeiros artigos e participar de congressos e simpósios.
A qualidade do ensino da UFPE abre muitas portas para o mercado de trabalho em diferentes setores. O nome dessa universidade no currículo pode destacá-lo em processos seletivos e conquistar ótimas vagas no mercado de trabalho.
Assim, os profissionais formados pela instituição são altamente qualificados para enfrentar os desafios profissionais, com uma experiência ampla com estágios, bolsas de pesquisa, extensão e o ensino teórico em conjunto com a prática.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se destaca como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil. Então, se você está procurando uma universidade para chamar de sua, essa é uma excelente escolha!
Vamos conhecer a seguir alguns dos principais fatores que ajudam a torná-la uma prioridade em sua lista de escolha!
A UFPE é considerada a 10ª melhor universidade do Brasil, pelo Ranking Universitário Folha, sendo a melhor do Nordeste. Isso mostra a qualidade de ensino da instituição, sendo resultado de um corpo docente altamente qualificado, programas de pesquisa científica de ponta e a oferta de cursos em várias áreas de conhecimento.
A infraestrutura da UFPE é um destaque da instituição, com laboratórios modernos, bibliotecas completas e altamente equipadas e espaços colaborativos, que potencializam a aprendizagem durante a graduação.
O campus de Recife, inclusive, é um dos maiores do Brasil. Além disso, os campi de Caruaru e Vitória de Santo Antão também possuem instalações de alta qualidade, adaptadas para as necessidades acadêmicas regionais.
A UFPE incentiva a pesquisa e extensão desde a graduação, com projetos financiados por agências importantes, como o CNPq e a Capes. Com isso, os alunos podem ter uma experiência completa, preparando-o para diversas possibilidades para o futuro da carreira, seja no mercado, seja na área acadêmica.
Os programas de mobilidade acadêmica, seja nos intercâmbios internacionais ou mobilidade nacional, enriquecendo a experiência educacional dos alunos, também é forte na UFPE. Com isso, os estudantes conseguem formar contatos importantes com outras pessoas importantes de sua área.
Além disso, os projetos de extensão da universidade, como os serviços de saúde oferecidos pelo Hospital das Clínicas da UFPE e as clínicas de atendimento psicológico e odontológico, conectam o ensino acadêmico com as necessidades da comunidade, proporcionando uma formação completa.
Estudar na UFPE permite que os estudantes possam contar com a riqueza cultural de cidades importantes de Pernambuco. Recife une uma combinação única de cultura, oportunidades profissionais e um custo de vida mais acessível em comparação com outras capitais brasileiras.
Recife possui um cenário cultural efervescente, com diversos museus, teatros, cinemas, mostras artísticas, além de destacar-se por ter um dos melhores carnavais e festas de São João do país.
Além disso, todos os campi estão próximos de cidades turísticas lindas, como Porto de Galinhas, em Pernambuco, e Maragogi, em Alagoas.
Veja também: confira técnicas para arrasar no Enem!
Agora que você sabe tudo sobre a UFPE, sobre sua qualidade de ensino e ser uma das melhores universidades públicas no país, é o momento de se preparar para os programas de ingresso universitários, como o SiSU.
Para isso, conte com o Stoodi, o melhor cursinho preparatório online! Conquiste a melhor nota no Enem e conquiste sua vaga, seja na UFPE, seja em outras instituições que arrasaram na avaliação do MEC!
Faça sua inscrição e comece já sua preparação!
O processo de entrada no Ensino Superior passa por diferentes métodos de seleção, dependendo da…
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…