A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a primeira escolha de muitos alunos para fazer a sua graduação, especialmente, pelo seu legado. E não é para menos, já que ela é a instituição de Ensino Superior mais antiga do Brasil!
Nós sabemos que essa é uma decisão difícil, afinal, escolher a universidade para fazer sua graduação pode influenciar na sua carreira no futuro. Pensando em ajudá-lo nisso, preparamos esse guia completo!
Nele, você verá tudo que precisa saber sobre a UFRJ: sua infraestrutura, conhecer os campus, as opções de curso e muito mais. Então, vem com a gente nessa jornada!
A Universidade Federal do Rio de Janeiro: uma visão geral
A Universidade Federal do Rio de Janeiro é a mais antiga instituição de Ensino Superior do Brasil. Essa longa história no país, inclusive, fez com que ela se tornasse uma das maiores referências acadêmicas e científicas da América Latina.
Ela possui mais de 170 cursos de graduação e 230 de pós-graduação (incluindo mestrado e doutorado), além de ser uma das universidades com maior produção científica do Brasil. A UFRJ tem um forte papel para inovação em diversas áreas no país, além de exercer um forte trabalho de extensão para a comunidade.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro foi oficialmente fundada em 1920, inicialmente com o nome de Universidade do Rio de Janeiro. Ela ganhou o status de universidade, pois passou a reunir as mais importantes escolas de Ensino Superior já existentes na região:
Vale lembrar que, nesse momento, a capital do país era a cidade do Rio de Janeiro e, por isso, era comum que a elite intelectual se concentrasse na região e, portanto, muitos cursos superiores tiveram sua primeira escola na capital fluminense.
A ideia de criar uma universidade que reunisse essas instituições era consolidar a ideia de Ensino Superior no Brasil e oferecer uma educação alinhada às demandas científicas e culturais do Brasil na época.
Ao longo de sua história, a UFRJ passou por diversas transformações. Por exemplo, em 1937, ela ganhou o nome de Universidade do Brasil, com uma organização centralizada durante o primeiro governo Vargas.
Em 1965 ocorre uma nova reforma universitária no país e, então, a instituição ganha o nome que possui atualmente. Além disso, ela se consolida como uma das instituições com maior qualidade de ensino, feito que carrega até hoje!
Para ter dimensão da capacidade desta universidade, ela possui uma estrutura semelhante a de um município de médio porte. Isso vale tanto no tamanho dos campi somados, quanto também com toda a infraestrutura que ela possui, incluindo:
Hospital;
Centros de cultura;
Museus;
Bibliotecas;
Parques tecnológicos, entre outros.
A instituição foi responsável pela formação de diversos profissionais muito reconhecidos em suas áreas de atuação, tais como:
Osvaldo Aranha (diplomata indicado ao Prêmio Nobel da Paz);
Jorge Amado (escritor);
Clarice Lispector (escritora);
Oscar Niemeyer (arquiteto)
Oswaldo Cruz (médico);
Carlos Chagas (médico);
Fátima Bernardes (jornalista);
Artur Ávila (primeiro latino-americano que recebeu a Medalha Fields);
Sérgio Buarque de Holanda (historiador);
Vinícius de Moraes (poeta e escritor);
Conceição Evaristo (escritora);
Miguel Falabella (ator e diretor);
Noel Rosa (cantor).
Já pensou em entrar para esse rol de grandes nomes que marcaram suas áreas? Estudando na UFRJ, as chances de que isso ocorra são enormes!
Ranking da UFRJ entre as universidades do Brasil
A UFRJ ocupa o 4º lugar geral entre as melhores universidades do Brasil segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) de 2024, um dos mais completos que avalia as instituições de Ensino Superior do Brasil.
Além disso, ela também se destaca em:
Ensino: 7º lugar;
Pesquisa: 8º lugar;
Mercado: 4º lugar;
Inovação: 2º lugar;
Internacionalização: 6º lugar.
Ou seja, em todos os quesitos analisados, a instituição está entre as 10 melhores do Brasil!
Campus universitário
A Universidade Federal do Rio de Janeiro possui 4 campi, localizados no estado do Rio de Janeiro, além de unidades autônomas (como a Escola de Música e a Escola de Enfermagem Ana Nery).
Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas a seguir!
Campus da Ilha do Fundão (Cidade Universitária)
O campus da Ilha do Fundão é considerado o principal da UFRJ. Ele conta com uma infraestrutura abrangente, com laboratórios, bibliotecas, hospitais universitários, alojamento estudantil e o Parque Tecnológico. Ele abriga a maioria dos cursos de graduação e pós-graduação entre os campi.
Campus Cidade Universitária
Horário de funcionamento: 09h às 16h
Endereço: Av. Pedro Calmon, 550 – Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, 21941-901
Campus da Praia Vermelha
O campus da Praia Vermelha fica em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense. Ele é a sede dos cursos da área de Ciências Humanas e Sociais da UFRJ, como Psicologia, Psicologia, Serviço Social e Comunicação Social. O nome deve-se à proximidade com a praia homônima, localizada há poucos metros do campus.
Campus Praia Vermelha
Horário de funcionamento: 09h às 16h
Endereço: Av. Venceslau Braz, 70 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22290-140
Campus de Macaé
Localizado na região em expansão devido à exploração de petróleo, possui cursos voltados para a área de Saúde e Ciências Biológicas, com cursos como Medicina, Enfermagem e Nutrição. Possui uma forte atuação no desenvolvimento local.
Campus Macaé
Horário de funcionamento: 09h às 16h
Endereço: Av. Aluizio da Silva Gomes, 50, Bloco B, Sala 102 – Bairro da Glória – Macaé – RJ, 27930-560
Polo de Xerém (Duque de Caxias)
A unidade está localizada na Baixada Fluminense e é focada em pesquisa e inovação. Por ser uma das mais recentes criadas, possui laboratórios avançados e cursos voltados para grandes demandas do mercado atual, como Nanotecnologia, Biofísica e Biotecnologia.
Campus Duque de Caxias
Horário de funcionamento: 09h às 16h
Endereço: Rodovia Washington Luiz, n. 19.593, km 104,5 – Santa Cruz da Serra – Duque de Caxias, RJ
Unidades descentralizadas
A UFRJ possui diversas unidades descentralizadas, que são compostas por núcleos e institutos. Essas unidades têm como objetivo expandir o alcance da universidade, descentralizar o ensino e pesquisa, além de contribuir para a interação da UFRJ com diferentes regiões do Rio de Janeiro e até de outros estados. A seguir, detalhamos algumas dessas unidades e seus núcleos:
Centro de Arte Hélio Oiticica
Endereço: Rua Luís de Camões, Praça Tiradentes, 68, Rio de Janeiro – RJ, 20051-020
Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp)
Endereço: Sede Lagoa – Rua J.J. Seabra, s/nº, Rio de Janeiro – RJ, 22470-130
Colégio Brasileiro de Altos Estudos
Endereço: Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 22250-020
Escola de Enfermagem Anna Nery
Endereço: Rua Afonso Cavalcanti, 275 – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ, 20211-130
Escola de Música
Endereço: Prédio Principal e Prédio de Aulas I, Rua do Passeio, 98 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-170
Faculdade Nacional de Direito
Endereço: Rua Moncorvo Filho, 8 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20211-340
Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (Hesfa)
Endereço: Endereço: Av. Pres. Vargas, 2863 – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ, 20210-030
Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – NUPEM/UFRJ
Endereço: Avenida São José do Barreto, Nº 764
São José do Barreto – Macaé – RJ. CEP:27965-045
Instituto de História (IH) e Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs)
Endereço: Largo São Francisco de Paula, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20051-070
Maternidade Escola
Endereço: Rua das Laranjeiras, 180 – Laranjeiras, Rio de Janeiro – RJ, 22240-000
Museu Nacional
Endereço: Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20940-040
Observatório do Valongo
Endereço: Ladeira Pedro Antônio, 43 | Centro – Rio de Janeiro/RJ. CEP 20.080-090
Processo seletivo e formas de ingresso
A UFRJ utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como principal forma de ingresso na instituição. Para alguns cursos específicos, o processo seletivo é feito por meio do Teste de Habilitação Específica (THE).
Além disso, também há outras formas de conseguir acesso aos cursos de graduação, por meio de transferências e mobilidade acadêmica. Vamos conhecer mais sobre cada uma dessas possibilidades a seguir!
Todo o processo é feito diretamente na plataforma criada pelo Ministério da Educação (MEC), que ocorre, desde 2024, em apenas uma edição, no começo do ano. Então, atenção às datas!
Pela qualidade da UFRJ, as vagas são muito disputadas, tendo algumas das notas de corte mais altas do Brasil, dependendo do curso ou da modalidade de ingresso (por ampla concorrência ou por meio do sistema de cotas).
Na instituição, seguindo a Lei de Cotas, 50% das vagas são destinadas para as ações afirmativas e a outra metade é destinada para a ampla concorrência.
Teste de Habilitação Específica (THE)
Alguns cursos, como o de Música, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (Direção Teatral), Composição de Interior, entre outros, possuem um processo seletivo específico: o Teste de Habilitação Específica.
Essas graduações possuem algumas exigências de conhecimentos específicos para que o aluno possa entrar e, por isso, eles possuem um processo seletivo diferenciado. Por exemplo, em Arquitetura e Urbanismo, o candidato precisa demonstrar a sua capacidade para realizar desenhos técnicos.
Mas, quais são as graduações que exigem esse tipo de processo seletivo? São eles:
Arquitetura e Urbanismo;
Artes Cênicas – Habilitação Direção Teatral;
Composição de Interior;
Composição Paisagística;
Comunicação Visual Design;
Dança;
Desenho Industrial – Habilitação Projeto de Produto;
Bacharelado em Música e Licenciatura em Música.
Para poder participar do THE, o candidato precisa ser aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio e cumprir os requisitos do edital, lançado no site de Acesso à Graduação da UFRJ.
Então, se você tem interesse em um desses cursos, fique atento às publicações no site da instituição e não perca os prazos!
Transferência externa
A transferência externa é uma forma de ingresso que permite o ingresso na UFRJ aos estudantes de outras instituições de Ensino Superior, tanto públicas quanto privadas. Ou seja, para isso, ele precisa estar matriculado regularmente em outra universidade ou faculdade.
Para poder contar com essa possibilidade, é preciso ter vagas disponíveis (geralmente chamadas de vagas ociosas ou remanescentes) e ter o edital publicado para a transferência externa.
Transferência interna
A transferência interna é voltada exclusivamente para os estudantes que já são alunos da UFRJ, mas que desejam mudar de curso. Para isso, é preciso que o curso escolhido tenha vagas e conseguir a aprovação conforme as regras do edital.
O edital de mudança de curso é publicado semestralmente e tem alguns pré-requisitos. Estão entre eles:
Ter feito pelo menos 1 ano do curso que foi matriculado originalmente;
Ter feito pelo menos 16 créditos dos dois primeiros períodos do curso de origem;
Ter cumprido 12 créditos do curso que deseja entrar;
Cumprir outras exigências do edital.
Isenção de concurso de acesso
Para quem possui uma graduação e deseja tentar uma vaga na UFRJ, pode participar do edital de Isenção de Concurso de Acesso, publicado periodicamente pela instituição. Nesse caso, o candidato não precisa ter sido aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio.
O processo seletivo, neste caso, é feito por meio de:
As vagas dependem da disponibilidade de cada curso. Por isso, é importante ir acompanhando os editais, caso você queira tentar sua graduação na UFRJ.
Reingresso
O reingresso é voltado exclusivamente para alunos que se formaram recentemente na UFRJ (no máximo, um ano antes da publicação do edital) e desejam fazer uma segunda graduação.
Caso o aluno tenha mais de um ano de formado, ele pode tentar o processo seletivo por meio da Isenção de Concurso de Acesso.
Mobilidade nacional e internacional
A mobilidade acadêmica é uma oportunidade para que alunos de outras instituições (nacionais ou internacionais) possam cursar alguns períodos e disciplinas na UFRJ, mas deverão voltar para concluir seu curso na universidade de origem.
Pode tentar esse processo tanto alunos matriculados em instituições brasileiras (mobilidade interna) quanto de universidades estrangeiras (mobilidade externa). Para tentar esse processo, é preciso acompanhar os editais publicados pela instituição.
Programa de Estudantes-Convênio para Graduação (PEC-G)
Nesse caso, o aluno é recebido no país com suporte do Governo Federal e, também, da própria UFRJ, com bolsas, auxílios e toda a ajuda necessária para adaptação no país.
Bolsas e auxílio permanência na UFRJ
A Universidade Federal do Rio de Janeiro oferece diversas modalidades de bolsas e auxílios. Eles ajudam a proporcionar a permanência e o bem-estar dos estudantes durante toda a graduação, especialmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social e financeira.
Isso faz parte do compromisso da instituição em proporcionar uma maior diversidade e inclusão dentro da instituição. Por isso, a expectativa é que novas medidas sobre esse tema possam surgir nos próximos anos.
Inclusive, o próprio reitor da UFRJ, Roberto Medonho, já sinalizou isso em entrevista:
“Estamos procurando financiamento em outros ministérios, não apenas no MEC , e também no setor produtivo, para que, através de convênios, esses alunos possam receber bolsas. É muito doloroso a gente ver um aluno que conseguiu passar para uma universidade como a UFRJ ter que abandonar por questões de vulnerabilidade socioeconômica.”
Vem conhecer as principais medidas implementadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro para apoiar seus alunos!
Bolsas acadêmicas
As bolsas acadêmicas não são, diretamente, parte das ações afirmativas da UFRJ, mas são uma forma de auxiliar os estudantes a se manterem durante a formação. Nesse caso, é como se fosse uma remuneração por uma atividade exercida, como pesquisa, monitoria, entre outros.
Estão entre elas:
Bolsas de Iniciação Científica: são voltadas para os alunos que participam de projetos de pesquisa, com o apoio de um professor orientador. Ela é geralmente oferecida em parceria com agências de fomento, como o CNPq e a FAPERJ;
Bolsas de Monitoria: são voltadas para os estudantes que prestam apoio para outros alunos em disciplinas que são mais difíceis;
Bolsas de Extensão Universitária: são voltadas para alunos que estão envolvidos em programas e projetos de extensão, com foco em impacto social para a comunidade.
Para ser contemplado com elas, o aluno deve acompanhar os editais de processo seletivo, divulgados pela coordenação do curso.
Auxílios financeiros
Os auxílios financeiros fazem parte do grupo de ações afirmativas da UFRJ, cujo objetivo é apoiar os estudantes com o pagamento de valores mensais. Isso ajuda o aluno nos custos pessoais e, também, do curso.
Com isso, a tendência é que ele possa focar na graduação e não precise trabalhar para conseguir se manter. Estão entre os auxílios pagos pela UFRJ a comunidade discente:
Auxílio alimentação: os alunos contemplados podem fazer as refeições gratuitamente no Restaurante Universitário;
Auxílio transporte: benefício mensal concedido aos estudantes para que eles possam chegar ao campus. Estão disponíveis em três modalidades — Intermunicipal (R$ 380* para alunos que morem em cidades distintas do campus em que está matriculado); Municipal 1 (R$ 200*, voltado para os alunos de cursos presenciais no campus Duque de Caxias); Municipal 2 (R$ 100*, voltado para quem está matriculado no campus de Macaé);
Auxílio educação infantil: voltado para quem possui dependentes com menos de 6 anos, para suprir parte das despesas com a criança. O valor pago é de R$ 321*;
Auxílio material didático: benefício pago no valor de R$ 250*, para que o aluno possa adquirir materiais didáticos e pedagógicos para sua formação;
Auxílio moradia: valor destinado a pagar os custos com moradia para quem não foi contemplado com vaga na Residência Estudantil da UFRJ. O benefício é pago no valor de R$ 800*, mensalmente;
Auxílio permanência: visa ajudar no custo de vida do aluno, ajudando em sua permanência e reduzindo a necessidade de que ele precise trabalhar durante a graduação. O valor pago é de R$ 460*, mensal.
* Os valores fornecidos foram divulgados pela própria instituição em seu site e estão sujeitos à alteração ao longo do tempo.
Políticas de permanência
Dentre a forte infraestrutura da UFRJ, também estão ações que ajudam na permanência dos alunos que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Estão entre elas:
Residência Universitária: alojamento gratuito para estudantes de baixa renda que residem longe dos campi ou que vieram de outras cidades;
Restaurante Universitário: fornece alimentação gratuitamente (para os alunos contemplados com o auxílio alimentação) ou a baixo custo para a comunidade acadêmica;
Apoio psicológico e pedagógico: fornecido pela Pró-Reitoria de Políticas Estudantis, os estudantes têm acesso a serviços de saúde e suporte acadêmico caso estejam enfrentando dificuldades durante sua formação.
Cursos de graduação disponíveis na UFRJ
A UFRJ se destaca pela ampla oferta de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, incluindo formações que contemplam demandas recentes do mercado. A maioria possui uma excelente avaliação pelo MEC e, por isso, são bem disputados no SiSU.
Com 176 cursos em todas as suas unidades acadêmicas, são mais de 36 mil alunos matriculados regularmente na universidade. Quer conhecer mais sobre as opções disponíveis?
Vem com a gente conhecer a lista completa de graduações oferecidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, por cidade.
Rio de Janeiro
Estão entre as graduações disponíveis nos dois campi localizados na cidade do Rio de Janeiro:
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Artes Cênicas – Cenografia
Artes Cênicas – Direção Teatral
Artes Cênicas – Indumentária
Artes Visuais – Escultura
Artes Visuais – Gravura
Astronomia – Astrofísica
Astronomia – Astronomia Computacional
Astronomia – Astronomia Instrumental
Astronomia – Astronomia Matemática
Astronomia – Difusão da Astronomia
Bacharelado em Letras: Português-Alemão
Bacharelado em Letras: Português-Árabe
Bacharelado em Letras: Português-Espanhol
Bacharelado em Letras: Português-Francês
Bacharelado em Letras: Português-Grego
Bacharelado em Letras: Português-Hebraico
Bacharelado em Letras: Português-Inglês
Bacharelado em Letras: Português-Italiano
Bacharelado em Letras: Português-Japonês
Bacharelado em Letras: Português-Latim
Bacharelado em Letras: Português-Literatura de Língua Portuguesa
Bacharelado em Letras: Português-Russo
Bacharelado em Psicologia – Formação de Psicólogo
Biblioteconomia e Gestão de Unidade de Informação
Ciência da Computação
Ciências Atuariais
Ciências Atuariais
Ciências Biológicas – Biologia Marinha
Ciências Biológicas – Biologia Vegetal
Ciências Biológicas – Ecologia
Ciências Biológicas – Genética
Ciências Biológicas – Modalidade Médica – Ênfase em Análises Clínicas
Ciências Biológicas – Modalidade Médica – Ênfase em Biociência Legal
Ciências Biológicas – Modalidade Médica – Ênfase em Ciência e Tecnologia
A instituição não divulga mais a relação de candidatos por vaga no SiSU. Porém, tradicionalmente, os cursos que sempre foram mais concorridos na UFRJ são os de Medicina, Direito, Engenharias, Farmácia e Ciências Biológicas.
Quais os cursos mais difíceis de passar?
Os cursos mais difíceis de passar são aqueles que possuem a maior nota de corte. Na UFRJ, essas graduações possuem geralmente a pontuação de corte acima de 800, ou seja, é preciso ter uma alta nota no Enem.
No SiSU 2024, as maiores notas de corte foram:
Medicina (Rio de Janeiro): 831,87;
Medicina (Macaé): 817,21;
Engenharia de Computação e Informação (Rio de Janeiro): 813,1;
Odontologia (Rio de Janeiro): 803,18;
Ciências Econômicas (Rio de Janeiro): 790,37.
Programas de pós-graduação na UFRJ
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é uma instituição conhecida pela alta qualidade dos seus programas de pós-graduação, tanto de especialização quanto, também, de mestrado, doutorado e residência.
Vem com a gente conhecer as opções de pós-graduação em cada uma das modalidades nesta universidade!
Especialização
A especialização é conhecida, também, como a pós-graduação lato sensu. Ela proporciona o título de especialista ou de MBA, e ajuda a aumentar a qualificação educacional do profissional para o mercado.
Estão entre as especializações oferecidas pela UFRJ:
Acessibilidade Cultural
Administração Escolar
Administração Universitária Federal
Alergia e Imunologia Clínica
Alergia e Imunologia Pediátrica
Alimentação Coletiva
Análise de Conjuntura
Análise de Riscos e Desastres Ambientais
Análise Econômica do Setor Elétrico
Arquitetura de Ambientes da Saúde
Assistência a Usuários de Álcool e Drogas
Assistência Integral à Saúde Materno-Infantil
Assistência Perinatal ao Recém-nascido
Atenção Psicossocial na Infância e Adolescência
Atuária
Auditoria Tributária
Avançado de Hematologia Pediátrica
Avançado em Alergia e Imunologia Clínica
Avançado em Endocrinologia Pediátrica
Avançado em Gastroenterologia Pediátrica
Biomecânica
Certificação de Sistemas de Gestão
Cidade, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais
Ciência de Dados
Ciências da Performance Humana
Ciências do Futebol
Ciências do Laboratório Clínico
Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial
Cirurgia Pediátrica para Estrangeiros
Clínica Psicanalítica
Construindo a Inclusão em Educação
Contabilidade Financeira
Contabilidade para Gestão de Negócios
Controladoria e Gestão Pública
Coordenação Pedagógica
Dentística
Dermatologia
Desenvolvimento Econômico e Social
Desportos de Campo e de Quadra
Direitos Humanos
Direitos Humanos e Assistência às Vítimas e Testemunhas
Direitos Humanos de Mulheres e Enfrentamento a Violência
Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Orofacial
Docência na Educação Infantil
Docente em Ciências
Doenças Infecto-parasitárias em Pediatria
Dor e Cuidados Paliativos Oncológicos
Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular
Economia e Sociedade do Rio de Janeiro
Economia, Gestão e Cultura do Turismo
Economia, Regulação e Defesa da Concorrência na Área de Energia
Educação Continuada em Dentística Estética
Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva
Endocrinologia Pediátrica
Endocrinologia Pediátrica e Diabetes
Endodontia
Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo
Enfermagem de Saúde Pública
Enfermagem Dermatológica
Enfermagem do Trabalho
Enfermagem em Cardiologia
Enfermagem em Estomaterapia
Enfermagem em Nefrologia
Enfermagem em Saúde da Família
Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva
Enfermagem em Urgência e Emergência
Enfermagem Obstétrica
Enfermagem Pediátrica
Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
Engenharia de Confiabilidade em Sistemas Navais e Offshore
Engenharia de Geociências Aplicadas à Indústria do Petróleo
Engenharia para Gestão, Inovação e Sustentabilidade
Engenharia Petróleo – Energia Renováveis Offshore
Engenharia Portuária
Engenharia Sanitária e Ambiental
Engenharia Urbana
Ensino de Ciências e Biologia
Ensino de Matemática
Ensino de Química
Epidemiologia Aplicada à Saúde Mental
Ergonomia e Projetos
Essências Florais
Estomatologia
Estruturas Metálicas
Estudos Culturais
Estudos Japoneses
Executive MBA
Finanças
Fitoterapia Aplicada à Nutrição Clínica
Formação de Atletas em Esportes Aquáticos
Fórmula e Gestão de Políticas Sociais em Seguridade Social
Futebol
Gastroenterologia Pediátrica
Genética Clínica
Genética Médica
Geofísica de Petróleo para Geólogos
Geologia do Quaternário
Geração de Energia Solar Fotovoltaica
Gerência de Redes e Tecnologia para Internet
Gerência de Segurança da Informação
Gerenciamento de Projetos
Gestão Estratégica Processual de Projetos Integrados para Segurança Pública
Gestão Projetos MPM (Master Project Management)
Gestão Ambiental
Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas
Gestão da Tecnologia (Tech Management)
Gestão da Universidade Pública Federal
Gestão de Empreendimentos de Construção Naval e Offshore
Gestão de Ergonomia
Gestão de Iniciativas Sociais
Gestão de Negócios Integrados
Gestão de Negócios Internacionais
Gestão de Operações
Gestão de Portfólio, Programas e Projetos
Gestão de Sistemas e Processos de Produção
Gestão do Conhecimento e Intel. Empresarial
Gestão e Gerenciamento de Projetos
Gestão e Operação de Facilities
Gestão em Finanças Públicas e Auditoria
Gestão Emergencial de Desastres Naturais e Humanos
Gestão Empreendedora
Gestão Empresarial
Gestão Empresarial de Transp. de Passageiros
Gestão Empresarial para a Indústria Química
Gestão Escolar
Gestão Industrial de Imunobiológicos – Foco em CPQI
Gestão Industrial de Imunobiológicos
Gestão Internacional
Gestão Portuária
Gestão Pública
Gestão Pública
Gestão de Segurança, Prevenção, Capitalização e Administração Publica
Gestão Sustentável de Energia
Ginecologia
Governança, Projetos e Serviços de TI (GPS)
Gramática gerativa e estudos de cognição
Harmonização Orofacial
Hematologia
Hematologia Pediátrica
Hemoterapia
Hepatologia
Humanidades na Contemporaneidade
Imuno-hematologia
Imunologia Clínica
Legislação e Vigilância Sanitária
Libras: ensino, tradução e interpretação
Língua Árabe
Língua e Literatura Italiana
Línguas Indígenas Brasileiras
Literatura Brasileira
Literatura Espanhola Contemporânea
Literatura Infantil e Juvenil
Literaturas Hispano-americanas
Literaturas Portuguesa e Africanas
Manipulação Farmacêutica
MB Gestão de RH pela visão de competências
MBA – Liderança e Gestão de Pessoas
MBA Economia Gestão de Negócios Digitais
MBA em Auditoria Tributária
MBA em Big Data, Business Intelligence e Bussiness Analytics
MBA em Economia e Gestão em Energia
MBA em Engenharia de Computação Avançada
MBA em Engenharia de Computação e Sistemas
MBA em Engenharia de Dados
MBA em Engenharia de Manutenção
MBA em Engenharia de Software
MBA em Estratégia, Projetos e Processos
MBA em Finanças e Gestão de Risco
MBA em Finanças Empresariais
MBA em Finanças Empresariais
MBA em Garantia de Qualidade de Software
MBA em Gerenciamento de Projetos Aplicados e Sistemas de Informação
MBA em Gestão Comercial
MBA em Gestão da Produção e Serviços
MBA em Gestão de Hospitais e Clínicas
MBA em Gestão de Pessoas e Empowerment 5.0
MBA em Gestão de Projetos
MBA em Gestão de Serviços de Saúde
MBA em Gestão de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde)
MBA em Gestão de Transporte de Cargas
MBA em Gestão em Finanças Públicas Auditoria
MBA em Gestão Empresarial
MBA em Gestão Empresarial e Liderança
MBA em Gestão Estratégia de Relacionamento com o Cliente
MBA em Gestão Estratégica da Informação
MBA em Gestão Estratégica de Alta Performance
MBA em Gestão Estratégica de Pessoas
MBA em Gestão Hospitalar
MBA em Gestão Internacional
MBA em Governança, Projetos e Serviços de TI
MBA em Inteligência de Negócios
MBA em Mercado de Capitais
MBA em Modelos de Excelência em Gestão
MBA em Perícia Judicial e Cálculos Atuariais
MBA em Tecnologia da Informação Executivo: Empresarial
MBA em Tecnologia da Informação Empresarial
MBA em Tecnologia da Informação: Executivo
MBA TI EXECUTIVO: Empresarial
MBA TI EXECUTIVO: Entretenimento
MBA TI EXECUTIVO: Meio Ambiente, Petróleo e Gás
MBA TI EXECUTIVO: Saúde
MBA em TI Executivo: Meio Ambiente, Petróleo e Gás Natural
MBA em TI: Gestão Estratégica de Programas e Projetos
MBA Empreendedorismo Gestão de Novos Negócios
MBA Engenharia Econômica e Administração Industrial
MBA Engenharia Econômica e Produção
MBA Executivo – Ênfase em Estratégia
MBA Executivo em Economia do Petróleo e Gás
MBA Executivo em Ênfase em Gestão de Projeto
MBA Executivo em Finanças – Fortaleza
MBA Executivo em Gestão Empresarial
MBA Executivo em Negócios Financeiros
MBA Executivo em Saúde
MBA Executivo Foco em Estratégia
MBA Finanças
MBA Gestão de Projetos para área Audiovisual – Jogos Eletrônicos
MBA Gestão de Contratos Tecnológicos
MBA Gestão de Marketing
MBA Gestão de Marketing
MBA Gestão de Negócios para pessoas processos projetos
MBA Gestão e Desenvolvimento Empresarial
MBA Inovação em Engenharia de Software – MBI
MBA Logística
MBA Marketing
MBA/E Comércio Exterior
MBE Analista Internacional
MBE em Economia e Gestão da Sustentabilidade
MBE Pós-Graduação Executiva em Meio Ambiente
MBE Responsabilidade Social e Terceiro Setor
MBEN – Pós-Graduação Executiva em Energia
MBP Pós-Graduação Executiva em Petróleo e Gás
Medicina no Âmbito do SUS
Micropolíticas, Instituições e Coletivos
Mídias na Educação
Movimentos Sociais
Musculação e Treinamento de Força
Neurociências Aplicadas
Neurociências Aplicadas
Neurociências Aplicadas a Aprendizagem
Neurociências Aplicadas à Fatores Humanos
Neurociências Aplicadas a Longevidade
Neurociências Aplicadas a Reabilitação
Neurociências Aplicadas à Saúde
Neurociências, Esporte e Atividade Física
Neurologia Pediátrica
Neuropsiquiatria Geriátrica
Novas Tecnologias da Informação
Nutrição Aplicada ao Esporte e Fitness Coorporativa
Nutrição Clínica
Nutrição Clínica HFSE/INJC/UFRJ
Nutrição Funcional aplicada à Clínica
Nutrologia Pediátrica
Obstetrícia
Odontologia Digital
Odontologia em Pacientes Especiais
Odontologia em Saúde Coletiva
Odontologia Legal
Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
Odontopediatria
Oftalmologia
Oncohematologia Pediátrica
Ortodontia
Paisagem, Arte e Cultura Paisagística
Patologia Bucal
Pedagogia Crítica da Educação Física
Pediatria
Perícia Judicial e Cálculos Atuariais – PCA
Planejamento e Uso do Solo Urbano
Planejamento, Gestão e Controle de Obras Civis
Plantas Medicinais e Fitoterapia
Pneumologia Pediátrica
Política e Planejamento Urbano
Política Estratégica
Política Internacional e Direitos Humanos
Políticas de Informação e Organização do Conhecimento
Políticas Públicas e Instituições Federais de Ensino Superior
Políticas Públicas
Políticas Públicas e Cultura de Direitos
Pós-Graduação Executiva em Transportes
Processamento de Plásticos e Borrachas
Processamento Digital de Sinais
Propulsão Naval
Proteção de Sistemas Elétricos
Prótese Dentária
Psicogeriatria
Psicologia Hospitalar
Psiquiatria
Psiquiatria e Psicanálise com Crianças e Adolescentes
Psiquiatria Forense e Saúde Mental
Radiologia Odontológica e Imaginologia
Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual
Regulação de Transportes Terrestres
Regulação do Mercado de Capitais
Regulação do Setor Elétrico
Regulação e Comercialização de Energia Elétrica
Regulação e Vigilância Sanitária
Reumatologia
Reumatologia Pediátrica
Saberes e Práticas na Educação Básica
Saberes e Práticas na Educação Básica – Alfabetização, Leitura e Escrita
Saberes e Práticas na Educação Básica – Educação Física Escolar
Saberes e Práticas na Educação Básica – Ensino de Ciências e Biologia
Saberes e Práticas na Educação Básica – Ensino Contemporâneo de Arte
Saberes e Práticas na Educação Básica – Ensino de Geografia
Saberes e Práticas na Educação Básica – Ensino de História
Saberes e Práticas na Educação Básica – Ensino de Língua Portuguesa
Saberes e Práticas na Educação Básica – Ensino de Sociologia
Saberes e Práticas na Educação Básica – Projetos Socioculturais em Espaços Escolares
Saberes e Práticas na Educação Básica -Educação de Jovens e Adultos
Saúde Coletiva
Saúde Coletiva – Modalidade Residência
Saúde Coletiva e da Família
Saúde da Família
Saúde Mental (Parceria com SMS/RJ)
Saúde Mental – SUS
Saúde Mental da Infância e Adolescência
Saúde Pública
Segurança Ambiental aos Projetos de Exploração e Produção de Petróleo
Segurança Ambiental
Segurança de Processos
Segurança Pública, Cultura e Cidadania
Serviço Social e Saúde Mental
Sistema de Controle e Eletricidade para Navio
Sistema de Gestão Único para Organizações Públicas
Sistemas de Informação (e-IS Expert)
Sistemas de Telecomunicações
Sistemas Offshore
Superior em Ergonomia
Técnicas de Representação Gráfica
Tecnologia e Valorização de Rochas Ornamentais
Tecnologia Industrial Farmacêutica
Tecnologias da Informação Aplicada à Educação
Terapia de Família
Terapia Familiar
Terapia Floral
Terapia Nutricional do Adulto
Terapia Nutricional em Pediatria
Tópicos de Bacteriologia
Treinamento Desportivo
Turismo: Economia, Gestão e Cultura
Vigilância à Saúde c/ Ênfase em Epidemiologia
Vigilância Ambiental em Saúde
Vigilância em Saúde Ambiental
Web Intelligence e Analítica de Dados
Residência
A residência é uma especialização voltada para a área de saúde, que proporciona experiência teórica e prática. O aluno atua em espaços específicos em sua formação, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais.
A UFRJ oferece os seguintes cursos de residência:
Enfermagem Neonatal da Maternidade Escola
Residência Médica em Atuação em Hansenologia
Residência Médica em Anestesiologia
Residência Médica em Cancerologia Clínica
Residência Médica em Cancerologia Pediátrica
Residência Médica em Cardiologia
Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular
Residência Médica em Cirurgia Geral
Residência Médica em Cirurgia Pediátrica
Residência Médica em Cirurgia Plástica
Residência Médica em Cirurgia Torácica
Residência Médica em Cirurgia Torácica
Residência Médica em Cirurgia Vascular
Residência Médica em Clínica Médica
Residência Médica em Coloproctologia
Residência Médica em Dermatologia
Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia
Residência Médica em Gastroenterologia
Residência Médica em Geriatria
Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia
Residência Médica em Hepatologia
Residência Médica em Infectologia
Residência Médica em Infectologia Hospitalar
Residência Médica em Mastologia
Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação
Residência Médica em Medicina Intensiva
Residência Médica em Medicina Nuclear
Residência Médica em Medicina Preventiva e Social
Residência Médica em Nefrologia
Residência Médica em Neurocirurgia
Residência Médica em Neurologia
Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia
Residência Médica em Oftalmologia
Residência Médica em Oncologia Clínica
Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia
Residência Médica em Otorrinolaringologia
Residência Médica em Patologia
Residência Médica em Pediatria
Residência Médica em Pneumologia
Residência Médica em Psiquiatria
Residência Médica em Psiquiatria
Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Residência Médica em Reumatologia
Residência Médica em Urologia
Residência Médica na especialidade Cirurgia Cardiovascular
Residência Médica Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica
Residência Multiprofissional em Atenção Básica
Residência Multiprofissional em Cirurgia e Trauma Buco-Maxilo-Facial
Residência Multiprofissional em Enfermagem Clínica e Cirúrgica
Residência Multiprofissional em Enfermagem em Saúde da Família
Residência Multiprofissional em Enfermagem Obstétrica
Residência Multiprofissional em Políticas de Gênero e Dir Humanos
Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
Residência Multiprofissional em Saúde da Criança do Adolescente
Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e Adolescente
Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade
Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher
Residência Multiprofissional em Saúde Mental
Residência Multiprofissional em Saúde Perinatal
Residência Multiprofissional Integrada em Saúde
Mestrado profissional
O mestrado profissional da UFRJ permite que o aluno possa obter o título de mestre e aprender como fazer pesquisas voltadas para o mercado de trabalho. Ele possui duração de 2 anos e pode abrir portas para o doutorado profissional.
Estão entre as opções oferecidas pela UFRJ:
Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento
Arquitetura Paisagística
Atenção Primária à Saúde
Atenção Psicossocial
Ciência e Tecnologia Farmacêutica
Clínica Odontológica
Criação e Produção de Conteúdos Digitais
Educação, Gestão e Difusão em Biociências
Engenharia Ambiental
Engenharia de Biocombustíveis e Petroquímica
Engenharia Urbana
Ensino de Biologia
Ensino de Física
Ensino de Física (no campus Macaé)
Ensino de História
Ensino de Química
Formação Científica para Professores de Biologia
Formação em Ciências para Professores
Formação para a Pesquisa Biomédica
Letras
Linguística e Línguas Indígenas
Matemática em Rede Nacional
Mídias Criativas
Música
Nutrição Clínica
Odontologia
Projeto de Estruturas
Projeto e Patrimônio
Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação
Química
Saúde Perinatal
Tecnologia para o Desenvolvimento Social
Tecnologias de Bioimagem e Bioestrutura
Tecnologias de Processos Sustentáveis
Mestrado acadêmico
Para quem está em busca de entrar na área acadêmica, o mestrado acadêmico na UFRJ pode ser sua porta de entrada. Ele permite que o aluno aprenda a desenvolver pesquisas acadêmicas e também tem duração de 2 anos.
Estão entre as opções disponíveis na UFRJ:
Administração
Antropologia Social
Arqueologia
Arquitetura
Artes da Cena
Artes Visuais
Astronomia
Biodiversidade e Biologia Evolutiva
Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva
Bioquímica e Biologia Molecular- Curso em Associação
Bioquímica
Biotecnologia Vegetal
Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos
Ciências Biológicas- Farmácia e Terapêutica Experimental
Ciência da Informação
Ciência de Alimentos
Ciência e Tecnologia de Polímeros
Ciência Política
Ciências (Microbiologia)
Ciências Ambientais e Conservação
Ciências Ambientais e Conservação
Ciências Biológicas (Biofísica)
Ciências Biológicas (Botânica)
Ciências Biológicas (Farmácia e Química Medicinal)
Ciências Biológicas (Fisiologia)
Ciências Biológicas (Genética)
Ciências Biológicas (Zoologia)
Ciências Cirúrgicas
Ciências Contábeis
Ciências da Reabilitação
Ciências Farmacêuticas
Ciências Fisiológicas – Multicêntrico
Ciências Morfológicas
Clínica Médica
Clínica Obstétrica
Comunicação
Dança
Design
Direito
Ecologia
Economia da Indústria e da Tecnologia
Economia Política Internacional
Educação
Educação em Ciências e Saúde
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia da Nanotecnologia
Engenharia de Processos Química e Bioquímicos
Engenharia de Produção
Engenharia de Sistemas Biológicos
Engenharia de Sistemas e Computação
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Engenharia Nuclear
Engenharia Oceânica
Engenharia Química
Ensino de Matemática
Estatística
Estatística
Farmácia Hospitalar
Farmacologia e Química Medicinal
Filosofia
Física
Geociências-Patrimônio Geopaleontológico
Geografia
Geologia
História Comparada
História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia
História Social
Imunologia e Inflamação
Informática
Informática
Interdisciplinar de Linguística Aplicada
Letras (Ciência da Literatura)
Letras (Letras Clássicas)
Letras (Letras Vernáculas)
Letras Neolatinas
Linguística
Lógica e Metafísica
Matemática
Matemática Aplicada
Medicina (Anatomia Patológica)
Medicina (Cardiologia)
Medicina (Cardiologia)
Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias)
Medicina (Endocrinologia)
Medicina (Radiologia)
Medicina – Dermatologia
Meteorologia
Multidisciplinar em Física Aplicada
Música
NanoBioSistemas
Nutrição
Odontologia
Odontologia (Ortodontia)
Planejamento Energético
Planejamento Urbano e Regional
Políticas Públicas Estratégias e Desenvolvimento
Políticas Públicas em Direitos Humanos
Produtos Bioativos e Biociências
Psicologia
Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social
Psiquiatria e Saúde Mental
Química
Química Biológica
Química de Produtos Naturais
Saúde Coletiva
Saúde Materno-Infantil
Serviço Social
Sociologia e Antropologia
Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos
Teoria Psicanalítica
Urbanismo
Doutorado profissional
O doutorado profissional é o caminho logo após o mestrado profissional, voltado para quem deseja desenvolver sua própria pesquisa voltada para o mercado de trabalho.
Estão entre as opções disponíveis:
Ensino de História
Música
Tecnologias de Bioimagem e Bioestrutura
Doutorado acadêmico
O doutorado acadêmico é o maior título voltado para quem deseja atuar com pesquisa, docência no Ensino Superior ou para quem é apaixonado por fazer investigações nesse campo.
Estão entre as opções oferecidas pelos programas de doutorado da UFRJ:
Administração
Antropologia Social
Arqueologia
Arquitetura
Artes da Cena
Artes Visuais
Astronomia
Biodiversidade e Biologia Evolutiva
Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva
Bioquímica e Biologia Molecular-Curso em Associação
Bioquímica
Biotecnologia Vegetal
Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos
Ciências Biológicas- Farmácia e Terapêutica Experimental
Ciência da Informação
Ciência de Alimentos
Ciência e Tecnologia de Polímeros
Ciências (Microbiologia)
Ciências Ambientais e Conservação 2022/1 a 9999/9
Ciências Biológicas (Biofísica)
Ciências Biológicas (Botânica)
Ciências Biológicas (Farmácia e Química Medicinal)
Ciências Biológicas (Fisiologia)
Ciências Biológicas (Genética)
Ciências Biológicas (Zoologia)
Ciências Cirúrgicas
Ciências Contábeis
Ciências Farmacêuticas
Ciências Fisiológicas – Multicêntrico
Ciências Morfológicas
Clínica Médica
Comunicação
Direito
Ecologia
Economia da Indústria e da Tecnologia
Economia Política Internacional
Educação
Educação em Ciências e Saúde
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Ambiental
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia da Nanotecnologia
Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos
Engenharia de Produção
Engenharia de Sistemas Biológicos
Engenharia de Sistemas e Computação
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Engenharia Nuclear
Engenharia Oceânica
Engenharia Química
Ensino e História da Matemática e da Física
Estatística
Estatística
Farmacologia e Química Medicinal
Filosofia
Física
Geografia
Geologia
História Comparada
História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia
História Social
Imunologia e Inflamação
Informática
Informática
Integração Acadêmica
Interdisciplinar de Linguística Aplicada
Letras (Ciência da Literatura)
Letras (Letras Clássicas)
Letras (Letras Vernáculas)
Letras Neolatinas
Linguística
Lógica e Metafísica
Matemática
Medicina (Anatomia Patológica)
Medicina (Cardiologia)
Medicina (Cardiologia)
Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias)
Medicina (Endocrinologia)
Medicina (Radiologia)
Medicina – Cirurgia Geral
Medicina – Dermatologia
Meteorologia
Música
NanoBioSistemas
Neurociência Translacional
Nutrição
Odontologia
Odontologia
Planejamento Energético
Planejamento Urbano e Regional
Políticas Publicas – Estratégias e Desenvolvimento
Políticas Públicas em Direitos Humanos
Produtos Bioativos e Biociências
Psicologia
Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social
Psiquiatria e Saúde Mental
Química
Química Biológica
Química de Produtos Naturais
Química Inorgânica
Saúde Coletiva
Serviço Social
Sociologia e Antropologia
Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos
Teoria Psicanalítica
Urbanismo
Pesquisa, extensão universitária e mobilidade estudantil
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é conhecida pela sua integração de ensino, pesquisa e extensão nas atividades acadêmicas. Com diversos projetos em todas essas áreas, a instituição proporciona uma diversidade de experiências para a formação dos alunos.
Vamos conhecer mais detalhes sobre cada uma delas a seguir!
Pesquisa na UFRJ
A UFRJ é reconhecida nacional e internacionalmente como um dos maiores centros de pesquisa do Brasil, com destaque em diversas áreas do conhecimento. Por isso, ela tem uma excelente colocação nessa área no RUF 2024, em 8º lugar.
Isso acontece porque a instituição abriga diversos projetos de pesquisa, realizados tanto com o fomento de órgãos importantes (como CNPq e FAPERJ) quanto com a integração com instituições internacionais.
Os temas de investigação são diversos, incluindo inovações tecnológicas, desenvolvimento de fontes de energia sustentáveis e ciências sociais. Elas estão alinhadas tanto às demandas nacionais quanto globais.
Contribui para isso os mais de 120 laboratórios de pesquisa, distribuídos em todos os campi, além de uma infraestrutura de ponta. Com isso, os alunos possuem o que é necessário para desenvolver suas pesquisas.
Para os alunos de graduação, eles poderão ter a oportunidade de descobrirem mais sobre essa área, a partir da possibilidade de fazerem parte da Iniciação Científica. Esse tipo de ação é responsável, muitas vezes, pela decisão de muitos alunos em seguirem na área acadêmica.
Extensão universitária na UFRJ
As ações de extensão universitária da UFRJ ajudam a instituição a se conectar com a comunidade local. Atualmente há centenas de projetos ativos, que abrangem áreas como educação, saúde, cultura e direitos humanos.
As ações são voltadas tanto para o público interno quanto externo. Com isso, a UFRJ cumpre seu papel de proporcionar impacto social positivo para a sociedade.
Estão entre alguns dos principais projetos de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro:
Prestação de serviços de saúde gratuitos. Eles são oferecidos por meio do Complexo Hospitalar da UFRJ, com 9 unidades — Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF); Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (Hesfa); Instituto do Coração Edson Saad (Ices); Instituto de Doenças do Tórax (IDT); Instituto de Ginecologia (IG); Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC); Instituto de Psiquiatria (Ipub); Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e Maternidade Escola (ME).
Bibliotecas, que atendem a toda a comunidade interna da UFRJ;
Visitas mediadas em museus;
Cineclubes;
Debates abertos para comunidade interna e externa sobre temas importantes para a sociedade;
Programas de conscientização sobre saúde.
Além disso, a UFRJ possui diversos espaços de ciência e cultura, que podem ser usufruídos por toda a comunidade e fazem a diferença para a comunidade local! Estão entre os locais disponibilizados pela UFRJ:
Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ;
Centro de Arte Hélio Oiticica;
Colégio Brasileiro de Altos Estudos;
Espaço Coppe Miguel de Simoni;
Espaço Memorial Carlos Chagas Filho;
Laboratório Didático do Instituto de Física;
Museu da Escola Politécnica;
Museu da Geodiversidade;
Museu de Química Prof. Athos da Silveira Ramos;
Museu D. João VI;
Museu Instrumental Delgado de Carvalho;
Museu Itinerante de Neurociências;
Museu Nacional;
Museu Virtual;
Observatório do Valongo.
Fazer parte das extensões é uma oportunidade educacional para que você possa aprender como exercer algumas atividades na prática e, ainda, poderá receber uma bolsa remunerada pelas suas ações. Interessante, não é mesmo?
Mobilidade acadêmica na UFRJ
A UFRJ possui diversos acordos de mobilidade acadêmica com instituições nacionais e internacionais, permitindo que os alunos possam cursar disciplinas em outras instituições do Brasil ou, então, fazer um intercâmbio internacional.
No caso da mobilidade nacional, os estudantes podem fazer até dois semestres em outra instituição no Brasil. Isso pode ampliar sua experiência acadêmica e estreitar laços, por exemplo, com potenciais orientadores de pós-graduação.
Já a mobilidade internacional é feita com convênios e parcerias com grandes universidades estrangeiras de todos os continentes. O processo seletivo para fazer parte deste programa é organizado por meio da Superintendência Geral de Relações Internacionais (SGRI).
Eles publicam os editais para o intercâmbio acadêmico regularmente, então vale a pena ficar de olho no site, caso você tenha esse sonho! Esse tipo de iniciativa fortalece a sua formação acadêmica e pessoal, além de ajudar na internacionalização do ensino e pesquisa do Brasil.
Ensino à Distância na UFRJ
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seguindo uma das principais tendências de ensino dos últimos anos, oferece cursos de graduação e pós-graduação na modalidade Ensino à Distância.
Essa iniciativa ajuda a ampliar o acesso ao Ensino Superior. Afinal, quem trabalha pode fazer a sua formação sem a necessidade de estar presente nos horários das disciplinas, além de facilitar o acesso para pessoas que moram em cidades que não possuem universidades e faculdades próximas.
Vamos conhecer mais sobre as opções, benefícios e formas de ingresso a seguir!
Cursos
A UFRJ disponibiliza alguns cursos voltados para áreas estratégicas na modalidade EAD, tanto na graduação quanto para especialização e mestrado profissional.
Entre as opções de graduação EAD, estão:
Licenciatura em Ciências Biológicas
Licenciatura em Física
Licenciatura em Química
Bacharelado em Ciências Contábeis
Já entre as opções de pós-graduação EAD, estão:
Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
COPPEAD Economia e Gestão em Energia
COPPEAD Finanças
COPPEAD Gestão em Saúde
COPPEAD Logística
COPPEAD Marketing
EMBA Gestão de Marketing
EMBA Gestão em Finanças
EMBA Gestão Empresarial
Vantagens
Os cursos EAD estão sendo cada vez mais escolhidos por algumas pessoas, pela vantagem de combinar flexibilidade e ensino de qualidade acadêmica. Os cursos da UFRJ possuem o mesmo nível das graduações profissionais, proporcionando uma qualificação de ponta, mesmo à distância.
Estão entre outros benefícios dessa modalidade:
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): possibilidade de realizar seus estudos em plataforma online com acesso a videoaulas, materiais didáticos, fóruns de discussão e tutoria à distância, dando maior autonomia para o aluno;
Apoio presencial: a instituição organiza encontros periódicos em polos regionais para atividades práticas e suporte acadêmico;
Inclusão e acessibilidade: essa modalidade facilita o acesso à educação superior para moradores de regiões distantes dos campi principais;
Diploma de excelência: o aluno recebe um diploma com o mesmo status dos formados na modalidade presencial. Ou seja, é possível abrir muitas portas com o nome da Universidade Federal do Rio de Janeiro no currículo!
Forma de ingresso
Os cursos EAD da UFRJ possuem um processo seletivo próprio, ou seja, não é feito por meio do SiSU. O processo é gerido pelo Consórcio CEDERJ, que também faz a seleção para outras universidades do estado.
A prova de seleção possui 45 questões de múltipla escolha, além da produção de uma redação dissertativa-argumentativa. Geralmente, são mais de 1000 vagas oferecidas para os cursos nessa modalidade. Fique atento aos prazos e editais!
Vida acadêmica e custos
Uma das vantagens de estudar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a gratuidade, ou seja, você não precisa pagar matrícula ou mensalidades. Porém, há outros custos que fazem parte desse momento e que devem ser levados em consideração.
Para ajudar você nesse planejamento, vamos listar as principais despesas que os alunos possuem em sua vida acadêmica. Vem com a gente!
Materiais acadêmicos
Esses são os principais gastos diretos com a formação dos alunos e varia conforme o curso escolhido. Por exemplo, alguns possuem um custo total menor, pois só é necessário arcar com apostilas e livros para estudos.
Porém, outros podem ter um custo maior, pois exigirá arcar com questões como EPIs para uso em laboratórios (máscaras, óculos, jalecos, entre outros), compra e manutenção de instrumentos musicais, compra de instrumental (para área de saúde), entre outros.
Nesse caso, os valores podem ser altos. Porém, a UFRJ oferece apoio para isso por meio do programa de Auxílio Material Didático, que ajuda a subsidiar parte desses custos para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Moradia e transporte
Moradia e transporte tendem a ser os custos indiretos mais elevados durante a graduação na UFRJ. Os campi estão localizados em regiões cujos valores são mais altos (capital, Baixada Fluminense ou Macaé) e pode ficar pesado para quem vem de outras regiões.
Nesse caso, a UFRJ disponibiliza alojamentos estudantis na Cidade Universitária (Ilha do Fundão) para quem vem de famílias de baixa renda. Essa opção pode reduzir significativamente os gastos tanto com aluguel quanto com transporte.
Porém, também há opções que ajudam a reduzir esses valores, como morar em repúblicas ou dividir espaços com colegas de curso.
Para ter uma dimensão de eventuais gastos com transporte, separamos alguns dos valores no ano de 2024 nas cidades em que há campi da UFRJ. São eles:
Ônibus municipal Rio de Janeiro: a partir de R$ 6,45*;
Ônibus intermunicipal Rio de Janeiro para Duque de Caxias: a partir de R$ 8,55*;
Metrô Rio de Janeiro: R$ 7,50*;
Trem Rio de Janeiro: R$ 7,10*;
Ônibus municipal Duque de Caxias: R$ 4,75*;
Ônibus Macaé: R$ 6,95*.
Alimentação
O valor da alimentação varia conforme o estilo de vida do aluno, cidade em que mora, entre outros pontos. Porém, a UFRJ disponibiliza 9 unidades de Restaurantes Universitários, presentes em todos os campi, com valor de R$ 2* por refeição para os estudantes da instituição.
O pagamento pode ser feito por cartões (crédito e débito), dinheiro e Pix. O cardápio fica disponível no site do RU da UFRJ e é atualizado semanalmente. A instituição oferece duas refeições diárias: almoço e jantar.
Atividades extracurriculares
Os alunos também são convidados a participarem de diversas atividades extracurriculares, como eventos culturais, esportivos, participações em conferências e seminários. Isso pode levar a custos para os graduandos.
Em alguns casos, a UFRJ pode ajudar, com ressarcimentos de custos para eventos. É importante se informar sobre o assunto e como solicitar, caso a caso.
*Valores em novembro de 2024. Favor consultar fontes oficiais para acessar os valores atuais. Não nos responsabilizamos por mudanças nos valores informados.
A carreira acadêmica e o mercado de trabalho
A Universidade Federal do Rio de Janeiro se destaca pela sua alta aceitabilidade no mercado de trabalho. Muitas empresas optam por contratar alunos que tenham essa graduação em seu currículo.
É por isso que ela está em 4º lugar em inserção no mercado, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF). Vamos mostrar os principais motivos para isso a seguir!
Incentivo à pesquisa
A UFRJ promove o contato com pesquisa voltado para inovação desde a graduação, com os programas de Iniciação Científica. Os estudantes têm acesso a diversos grupos de pesquisa e laboratórios atualizados.
Com isso, o futuro profissional sai de sua graduação preparado para encarar os principais desafios e demandas do mercado atual. O futuro tem demandado muito especialistas capazes em pensar e desenvolver inovações. Esse contato com pesquisa na instituição incentiva a desenvolver essa atividade.
Oportunidades de estágio e empregabilidade
A universidade possui convênios com empresas e instituições públicas e privadas, oferecendo estágios em áreas como saúde, engenharia, administração e cultura. Além disso, muitos contratantes priorizam alunos dessa instituição para suas vagas para estagiários.
É comum, por exemplo, que as empresas formadas pelas incubadoras da UFRJ (e são mais de 500!) priorizem os graduandos da UFRJ para seus negócios. Além disso, as parcerias institucionais da universidade com empresas como Petrobrás e multinacionais também ampliam as possibilidades para os alunos.
Localização
Todos os campi da UFRJ estão em locais estratégicos e, por isso, fica mais fácil conseguir encontrar tanto vagas de estágio quanto conseguir o seu primeiro emprego na área. Além disso, as empresas parceiras, geralmente, estão próximas dos polos da universidade.
Por exemplo, os dois campi na cidade do Rio de Janeiro permitem estar próximo a diversas empresas de ponta, com excelentes remunerações e abrir portas para uma carreira de sucesso.
O campus de Duque de Caxias também é bem localizado, estando tanto próximo da capital fluminense quanto, também, está próximo a uma das cidades mais desenvolvidas economicamente da Baixada Fluminense.
Já Macaé é um dos grandes polos industriais do estado fora da Região Metropolitana. Afinal, o local está recebendo diversos negócios devido ao avanço da área petroquímica no local.
Legado no Ensino Superior brasileiro
O mercado valoriza a formação de pessoas que fazem sua graduação em instituições com forte legado e experiência no Ensino Superior. A UFRJ possui mais de 100 anos de história e é um marco no desenvolvimento educacional do Brasil.
Como a instituição proporciona uma experiência transformadora para os alunos, os contratantes valorizam os profissionais que se formam nela. Por isso, se você quer começar uma carreira de sucesso, conquistar uma vaga na UFRJ pode abrir muitas portas para isso.
Por que escolher a UFRJ?
Optar pela UFRJ pode ser o diferencial para facilitar sua entrada no mercado de trabalho, se destacando pela sua excelência acadêmica e infraestrutura universitária. Separamos a seguir os principais motivos para escolher essa instituição na hora de fazer a sua graduação.
Vamos nessa!
Qualidade de vida na região
Os campi da UFRJ estão localizados em regiões que proporcionam a combinação única de um Ensino Superior de qualidade com uma boa qualidade de vida. Por exemplo, morar no Rio de Janeiro poderá deixá-lo próximo às praias mais bonitas do mundo!
E não só isso. Também poderá estar perto de parques, museus e uma rica oferta cultural. Claro, para quem gosta, poderá aproveitar a vida noturna única dos cariocas.
Os outros campi também proporcionam uma excelente qualidade de vida para os alunos, podendo equilibrar os estudos com ótimas experiências de vida. Afinal, esse é um momento único na sua vida, então é essencial gerar as melhores lembranças!
Localização privilegiada
A UFRJ possui campi com localizações estratégicas, como a Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, e a unidade da Praia Vermelha, na Urca. Essas localidades oferecem fácil acesso por transporte público, infraestrutura moderna e proximidade com centros econômicos e culturais do estado.
Isso permite, também, ter uma boa qualidade de vida estudantil, já que você poderá se deslocar com facilidade e ter mais tempo livre para aproveitar a rotina.
Legado da instituição
Com mais de 100 anos de história, você estudará na instituição mais antiga e que marcou a história da Educação Superior brasileira. Ao longo desse tempo, a UFRJ se consolidou como uma instituição que forma alguns dos melhores profissionais do país.
Além disso, muitos avanços em diversas áreas vieram, justamente, da instituição. Estão entre elas:
Mapeamento do genoma do barbeiro, inseto que transmite a Doença de Chagas. Isso poderá ajudar, inclusive, a erradicar a doença nos próximos anos, com o desenvolvimento de eventuais vacinas;
Desenvolvimento de biocombustíveis e bioprodutos, que estão ajudando nas transições energéticas em todo o mundo;
Desenvolvimento de pesquisas para criação de barragens para dejetos, entre outros;
Criação de estacionamento solar que possui capacidade para abastecer até 70 casas. Ele fica, inclusive, no campus da Ilha do Fundão.
O desempenho da UFRJ em rankings e avaliações nacionais e internacionais nos enche de orgulho, especialmente porque reflete a capacidade de toda a comunidade acadêmica em manter a excelência em ensino, pesquisa e extensão, apesar dos desafios que enfrentamos nos últimos anos – Cassia Turci, vice-reitora da UFRJ.
A universidade se destaca em diversos pontos, justamente, por contar com professores altamente qualificados, muitos deles com reconhecimento internacional e ampla produção acadêmica.
A maioria dos docentes possui, no mínimo, o título de doutor, além de experiências com pós-doutorado nas melhores universidades do mundo. Eles também são incentivados a manter contato com parceiros internacionais, o que aumenta ainda mais a qualidade de ensino e pesquisa da instituição.
Internacionalização
A universidade foi considerada pelo Ranking Universitário Folha como a 6ª maior do país em internacionalização. Ela promove intercâmbios acadêmicos em todos os níveis, o que aumenta a excelência da instituição.
Além disso, a produção científica da UFRJ é amplamente citada em rankings internacionais, reforçando seu impacto global. Ao escolher por ela, você poderá fazer parte disso!
Infraestrutura dos Campi
A UFRJ oferece laboratórios de ponta, bibliotecas universitárias modernas, além de contar com alojamentos estudantis, restaurantes universitários e serviços que garantem a qualidade de vida acadêmica.
Com isso, a sua jornada na graduação poderá ser mais rica e fácil, encurtando custos e enriquecendo sua experiência!
Boa nota na avaliação do MEC
A UFRJ alcançou nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC pela nona vez consecutiva, sendo avaliada com excelência em graduação e pós-graduação. Esse reconhecimento reafirma a qualidade de ensino e sua relevância nacional.
Veja também: confira como organizar uma rotina de aprovação no vestibular!
Seu Futuro na UFRJ
Agora que você conhece tudo sobre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, deve estar até sonhando com a sua vaga, não é mesmo? Para tornar esse sonho uma realidade, conte com o melhor cursinho preparatório online: o Stoodi!
Aproveite nossa experiência com a aprovação de diversos alunos nos processos seletivos mais disputados do país, incluindo na UFRJ.
Conte com materiais atualizados, professores que são mega experientes em aprovação, tenha cronogramas personalizados de estudos e muito mais benefícios!
Faça sua inscrição em um dos planos do Stoodi e conquiste sua vaga na UFRJ!
Luciana Rodrigues
Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC. Mestra em Comunicação e Sociedade pela UFJF. Bacharel em Comunicação Social pela UFJF. Atua como redatora e copywriter desde 2013, escrevendo para diferentes segmentos, incluindo a área educacional. Também exerce atividade como conteudista.