Quer entrar na UNB? Então veja este Guia e saiba tudo sobre a universidade!
Inaugurada em 1962, a Universidade de Brasília (ou simplesmente UnB) é uma instituição de Ensino Superior federal que figura sempre entre as melhores do país. Considerada a principal universidade do Centro-Oeste brasileiro, a UnB conta com cerca de 3 mil professores, 3 mil funcionários técnico-administrativos e mais de 30 mil alunos matriculados.
Atualmente, a UnB apresenta três formas primárias de ingresso em seus cursos: via SiSU, via vestibular tradicional e via PAS. Quer saber tudo sobre essa universidade tão prestigiada? Então continue lendo o nosso guia completo sobre a UnB!
A história da Universidade de Brasília se confunde com a história da própria capital. Surgindo quando a cidade tinha apenas 2 anos da sua construção, a UnB foi inaugurada no dia 21 de abril de 1962, prometendo reinventar a forma como o Ensino Superior era desenvolvido no país.
Como não poderia deixar de ser, o surgimento do primeiro campus foi o resultado do cruzamento de mentes verdadeiramente geniais.
Enquanto as bases da instituição ficaram por conta do antropólogo Darcy Ribeiro, o educador Anísio Teixeira foi responsável pelo projeto pedagógico. Além disso, o maior arquiteto brasileiro de todos os tempos, Oscar Niemeyer, foi quem transformou todas essas ideias em prédios.
O plano era criar uma experiência de ensino e aprendizado diferenciada, unindo o que de mais moderno havia em tecnologia na época com uma produção científica voltada para o desenvolvimento social de melhores condições de vida no país.
Todas as regras, estrutura e a própria concepção de ensino da UnB foram desenvolvidas pelo Plano Orientador de 1962, que funcionou como uma espécie de Carta Magna da instituição, em vigor até os dias de hoje.
Hoje, a UnB tem 4 campi, sendo um no Plano Piloto (Campus Darcy Ribeiro), um em Planaltina (Faculdade UnB Planaltina), um no Gama (Faculdade UnB Gama) e um em Ceilândia (Faculdade UnB Ceilândia). O Campus Paranoá, anunciado pelo então reitor José Geraldo de Souza no ano de 2012, está com o projeto parado e não tem data para o começo das obras.
Os prédios, faculdades e centros da UnB são divididos da seguinte maneira.
A entrada nos cursos da Universidade de Brasília acontece, basicamente, de duas formas: o SiSU, via Enem, para entradas no primeiro semestre letivo; e o vestibular tradicional, que oferece vagas do segundo semestre. Além disso, a UnB tem um processo seletivo exclusivo da instituição: o PAS (Programa de Avaliação Seriada).
O ingresso via Enem é realizado da mesma maneira para todas as outras instituições que aderem ao sistema. O candidato realiza a prova do Enem e, mediante o edital de acesso da UnB/SiSU, concorre às vagas destinadas a essa categoria.
São 25% das vagas totais anuais reservadas para os cursos que não exigem a Certificação de Habilidades Específicas (CHE). Para esses, é necessário utilizar outras formas de ingresso na universidade.
Assim como acontece em todos os processos ligados ao Enem, o sistema de concorrência é dividido entre: Ampla Concorrência, Cotas para Escolas Públicas e Cotas para Negros.
Como o Enem ocorre no final de cada ano, o ingresso por essa modalidade só é realizado no primeiro semestre do ano seguinte. Não existem classificações para o segundo semestre via SiSU.
O sistema de seleção tradicional da UnB é adotado desde os primórdios de sua fundação, em 1962. A prova fica sob responsabilidade da própria universidade e é aplicada apenas para o ingresso de novos matriculados no segundo semestre.
A classificação do vestibular é realizada com base nos resultados obtidos por cada um nas provas específicas e na redação. Publicado no mês de abril de cada ano, o edital garante 25% das vagas totais anuais, aplicando o mesmo sistema de concorrência do Enem (Ampla e Cotas para Negros e Escolas Públicas).
Pode participar aquele candidato que comprovar a conclusão do Ensino Médio. Quem se inscrever em qualquer um dos cursos que demandam a CHE somente poderá participar se tiver tal certificação dentro do período de validade.
O PAS é um processo seletivo especial, criado pela UnB no ano de 1995, como uma alternativa ao tradicional vestibular. Tem como objetivo integrar os sistemas de educação básica e superior, promovendo constantes melhorias na qualidade do ensino.
O edital do PAS, publicado no segundo semestre letivo de cada ano, rege que todo aluno matriculado em escola pública ou particular que esteja credenciada no programa pode participar dessa forma de ingresso na UnB. A CHE continua sendo exigida para aquele aluno que resolver se inscrever em cursos que a exigem.
O Programa de Avaliação Seriada funciona de uma maneira bastante interessante, acontecendo em três etapas distintas, uma a cada série do Ensino Médio. Ao final de cada série, é aplicada uma prova referente aos conhecimentos adquiridos no ano de estudo.
Após a aplicação da terceira prova, a classificação dos candidatos é realizada com base em uma média ponderada (com pesos de 1 a 3) obtida nos resultados de cada uma das provas aplicadas.
Com 50% das vagas destinadas a esse sistema, a concorrência é igual às demais modalidades.
Como existem diferentes modalidades de ingresso na UnB, o ideal é que cada edital seja consultado com cuidado. Geralmente, é recomendável levar um documento com foto e caneta esferográfica preta de corpo transparente. Essas são obrigações do Enem, que podem ser replicadas para as outras formas de ingresso.
Também é sempre recomendável usar roupas e calçados confortáveis, uma vez que qualquer prova de vestibular costuma demorar algumas horas. Lembre-se de se alimentar bem antes da prova e, se necessário, adquira lanches leves, como barrinhas de cereal e bastante água.
Os resultados dos vestibulares da UnB são fáceis de serem encontrados. Caso a forma de ingresso escolhida seja o SiSU pelo Enem, você pode utilizar o próprio sistema do MEC para ter acesso às notas.
Mas se você prestou o vestibular tradicional da UnB ou fez as provas do PAS, o resultado será divulgado pelo sistema do CESPE, o Centro de Seleção e Promoção de Eventos da UnB. Lá são armazenados e divulgados todos os documentos relativos aos processos seletivos da UnB.
Novamente, é preciso se orientar de acordo com a forma de ingresso escolhida. No caso do Enem, a inscrição é feita por meio da plataforma do INEP, observando-se as obrigatoriedades e exigências do concurso.
Para as outras formas de inscrição, o candidato pode consultar o sistema do CESPE (atualmente chamado de Cebraspe – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Lá, o aluno terá acesso a todas as informações necessárias para realizar sua inscrição corretamente. Para o vestibular tradicional, é preciso pagar uma taxa de R$ 150,00.
A nota de corte da UnB é calculada de maneira bastante simples: é a nota do último classificado do concurso anterior. Para passar na UnB no curso de Medicina, por exemplo, o candidato deve atingir uma pontuação mínima de 829 pontos no Enem.
A nota de corte funciona como uma referência para o aluno que está estudando para o Enem do ano seguinte. Não necessariamente atingir essa nota significa que a vaga está garantida, mas essa meta deve ser analisada como um ponto balizador para os estudos, principalmente em simulados e afins.
Levando em consideração o vestibular mais recente, do ano de 2017, os dez cursos com maior nota de corte na UnB via SiSU/Enem são:
* O levantamento não leva em consideração cursos que demandam prova de aptidão e habilidades.
Já os dez cursos da UnB com menor nota de corte no último vestibular são:
* O levantamento não leva em consideração cursos que demandam prova de aptidão e habilidades.
Atualmente a UnB, como dito nos tópicos anteriores, adota o sistema do Enem/SiSU como uma de suas formas de ingresso na universidade. Para a maioria dos cursos, essa é a única etapa do concurso, já que não existem mais as provas específicas para cada curso.
O que pode acontecer é a necessidade de o candidato apresenta a CHE (Certificação de Habilidade Específica) dentro do prazo de validade. Com essa certificação, o participante está apto a se matricular, caso conquiste uma das vagas oferecidas pelo SiSU.
As provas do PAS são aplicadas no final de cada ano letivo nas escolas públicas e privadas que participam do programa. A prova vale 100 pontos e é aplicada em duas partes:
Como explicamos, a prova é aplicada para cada série do Ensino Médio, no final de todo ano letivo. É levada em consideração a média ponderada das notas obtidas nessas provas, fazendo assim a classificação dos candidatos de acordo com seus resultados individuais.
O vestibular tradicional da UnB acontece no meio do ano, em duas datas consecutivas. São aplicadas três provas de diferentes conhecimentos, a saber:
São 150 questões do primeiro dia, mais a prova de redação. Já no segundo dia, a prova também soma 150 questões.
Como é possível perceber, o vestibular da UnB tem uma carga bastante pesada de questões, semelhante ao antigo Enem, principalmente por acontecer em dois dias seguidos. Assim, é fundamental se preparar física e mentalmente.
Apesar das diferentes possibilidades de ingresso na UnB, é possível se preparar ao mesmo tempo para o Enem e para o vestibular tradicional.
No Enem, a redação e a prova de matemática são aquelas que têm maior peso. Portanto, caso você tenha dificuldades nessas duas áreas, é bom investir mais tempo estudando esses assuntos.
Já o vestibular tradicional tem um nível mais aprofundado que o Enem, exigindo do candidato uma capacidade analítica e interpretativa aguçada. É comum encontrar “pegadinhas” nas questões, o que pode levar a erros bobos. Diferentemente do Enem, toda a parte de exatas é importante para a maioria dos cursos.
Assim, estudar muito matemática, física, química e também biologia é praticamente uma obrigação para quem vai prestar o vestibular da UnB. Para a prova de matemática, por exemplo, é comum encontrar questões sobre números complexos, funções, análise combinatória, probabilidade e geometria (espacial, áreas e volume).
Uma ótima maneira de praticar e entender como funcionam alguns aspectos da prova da UnB é assistindo nossa videoaulas sobre o formato UnB de redação.
Atualmente a UnB oferece, em seus 4 campi, mais de 50 cursos presenciais de graduação. Veja!
Além desses vários cursos, a UnB é pioneira nas iniciativas públicas de ensino superior a distância, sendo que programas do tipo já existem desde a década de 1970 na universidade. Atualmente, a Universidade de Brasília oferece os seguintes cursos na modalidade a distância:
Vinte e oito cursos da Universidade de Brasília receberam cinco estrelas no ranking do Guia do Estudante, de curadoria da Editora Abril. Essa é a classificação máxima, tida como excelente.
O sistema de pós-graduação da Universidade de Brasília é um dos mais extensos entre as instituições federais de Ensino Superior do país. A produção científica está distribuída em dezenas e dezenas de programas de especialização, mestrado e doutorado.
Para se ter uma ideia, no ano de 2015 a UnB registrou mais de 1200 dissertações de mestrado e mais de 400 teses de doutorado. Além disso, no mesmo ano, mais de 20 mil trabalhos científicos foram publicados.
Praticamente todos os cursos são cobertos por programas de pós-graduação. Assim, é possível explorar essas vastas opções nos centros e institutos abaixo:
No que diz respeito ao nível de pesquisa, a avaliação da CAPES de 2013 classificou dez programas de pós-graduação (Administração, Ciências Animais, Contabilidade, Fitopatologia, Literatura, Patologia Molecular, Psicologia Clínica e Cultura, Psicologia Social do Trabalho e das Organizações, Química) como excelentes (nota 5).
Além disso, outros dez programas de pós receberam nota 6 (Biologia Molecular, Ciência Política, Desenvolvimento Sustentável, Direito, Ecologia, Economia, Geologia, Geotecnia, Política Social, Relações Internacionais e Sociologia), garantindo a classificação de referência nacional.
E, por fim, dois cursos (Matemática e Antropologia) são considerados referências internacionais, com nota 7 pela CAPES.
Em 2018 a UnB abriu suas inscrições para o vestibular tradicional, com entrada no 2º semestre, entre os dias 18 e 29 de abril. O pagamento da taxa de inscrição, de R$ 150,00, podia ser feito até o dia 18 de maio.
As provas, por sua vez, foram aplicadas no fim de semana dos dias 2 e 3 de junho. Vinte dias depois, nos dias 22 e 23 de junho, foram divulgados os gabaritos oficiais. Já no dia 10 de julho foi liberado o resultado de primeira chamada para o vestibular.
Já para a modalidade via SiSU, o calendário da UnB é regido pelo cronograma do próprio Enem, que aplicará suas provas nos dias 4 e 11 de novembro. As inscrições estiveram abertas entre os dias 7 e 18 de maio deste ano.
Curtiu nosso guia? Então aproveite para estudar muito com a nossa grande base de exercícios! Não deixe de conferir também o nosso guia completo para o vestibular da Fatec!
Imagine um mundo sem leis, autoridades ou estruturas que guiem a convivência entre as pessoas.…
O Present Continuous é um dos tempos verbais do inglês utilizado para descrever ações que…
Quando falamos de mecânica, polias e roldanas são conceitos que aparecem com frequência. Trata-se de…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma instituição de ensino superior pública e…
Descubra tudo sobre o vestibular UECE 2025 e se prepare para arrasar nas provas e…
O vestibular da Universidade de Brasília (UnB) é um dos processos seletivos mais aguardados por…