O sonho da sua vida é ingressar em Medicina? Isso é muito legal! Você está no caminho certo, já que esse é um dos cursos mais valorizados pelo mercado de trabalho e um dos que traz mais oportunidades de especialização ao longo da carreira.
Acreditamos que você esteja preocupado com um detalhe: a prova do vestibular de Medicina em uma universidade pública. Não é para menos, já que a concorrência para Medicina é muito grande, com milhares de interessados todos os anos e poucas vagas disponíveis.
Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns vestibulares tradicionais de Medicina em faculdades públicas. Assim, você aumenta as suas chances de conquistar uma vaga. Acompanhe!
Vestibulares tradicionais são aqueles elaborados e ministrados pela própria instituição, normalmente em parceria com uma banca organizadora e corretora.
Agora, é hora de você conhecer os principais vestibulares tradicionais de Medicina em instituições federais e estaduais. Confira!
A FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular) é a prova tradicional mais concorrida de todo o Brasil. Ela oferece vagas para a USP (Universidade de São Paulo).
Outra prova muito concorrida é a da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista), que seleciona candidatos para estudar na UNESP (Universidade Estadual Paulista).
A UNICAMP (Universidade de Campinas) tem outro dos vestibulares tradicionais mais concorridos do Brasil. Ele é composto por duas fases, assim como o da USP e da UNESP.
A UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) também conta com um vestibular próprio, conhecido como vestibular misto — mas essa não é a única forma de ingresso nessa instituição.
A UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) é a única instituição carioca que não abriu mão do vestibular tradicional para selecionar os seus candidatos. Essa prova é conhecida como a “prova cidadã” e tem muitos detalhes exclusivos!
A Universidade de Pernambuco oferece um vestibular tradicional um pouco diferente do que estamos habituados: é o vestibular seriado, que consiste na realização de uma prova assim que cada ano do Ensino Médio é terminado.
A Universidade Estadual de Londrina permanece como uma das únicas instituições da região sul do Brasil a manter o seu vestibular tradicional como método de ingresso na faculdade.
Voltando à São Paulo, temos também a FAMEMA (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília) como uma das mais tradicionais de todo o estado. Essa instituição também tem um vestibular próprio.
Outra faculdade paulista da nossa lista é a FAMERP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), que tem um dos cursos mais concorridos da região de SP. Difícil é encontrar alguém que não gostaria de fazer parte desse grupo de alunos!
A Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais, também utiliza o vestibular seriado como uma das suas principais formas de ingresso.
A UEA (Universidade do Estado do Amazonas) é uma das nossas representantes da região norte na lista. Ela conta com um vestibular próprio que é um dos mais aguardados do estado todos os anos.
A UNEB (Universidade do Estado da Bahia) é uma das faculdades mais importantes da região nordeste brasileira. Assim como as outras representantes da lista, ela conta com um vestibular tradicional bem concorrido.
Voltando ao sul do país, temos a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Ela é uma das poucas federais brasileiras que ainda faz uso de um vestibular próprio para selecionar os seus estudantes.
Outra grande representante da região norte em nossa lista é a UERR (Universidade Estadual de Roraima). Assim como a UEA, ela oferece um dos mais aguardados vestibulares desse cantinho do Brasil.
Por fim, mas não menos importante, temos a Universidade Federal da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, como mais uma federal que ainda faz uso de vestibulares próprios para a seleção do corpo discente.
Além dos vestibulares tradicionais, há outra maneira de ingressar em faculdades públicas de todo o Brasil: prestando a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
A nota do Enem pode ser utilizada como modo de ingresso direto em faculdades privadas, como substituição ao vestibular nessas instituições e como pontuação para o Sisu (Sistema de Seleção Unificado) — que concede vagas para faculdades públicas.
A maioria das instituições federais e estaduais aderiu ao Sisu, sendo essa a forma mais utilizada para ingresso no Ensino Superior no Brasil.
Seja pelo Enem, seja pelos vestibulares tradicionais, uma coisa é certa: é importante estudar muito para ser aprovado em Medicina em faculdades publicas. As faculdades (públicas ou não) têm uma grande procura e poucas vagas disponíveis, então, o segredo é estudar!
Como fazer isso? As melhores dicas são:
Outro detalhe muito importante está no investimento em um bom cursinho pré-vestibular, como é o caso do Stoodi! O StoodiMed, por exemplo, é um plano com diferenciais exclusivos para os vestibulandos de Medicina. Não perca essa oportunidade!
Gostou de saber quais são alguns dos principais vestibulares tradicionais de Medicina em faculdades públicas? Então, é hora de ler os editais com calma e garantir a organização para não se perder em meio a todas essas datas, tá bom?
Já que você está aqui no blog, antes de sair, inscreva-se na nossa newsletter! Você terá acesso às principais novidades sobre os vestibulares e as universidades de todo o Brasil. Dessa forma, a desinformação não fará parte do seu dia a dia ao longo da sua preparação para o vestibular!
A Universidade Estadual de Campinas, mais conhecida como Unicamp, é uma das instituições de ensino…
Quem está começando a se aventurar no mundo dos concursos públicos ou já é concurseiro…
O Natal é uma época mágica: luzes piscando, árvores decoradas, crianças esperançosas e o bom…
Quer entrar na UNB? Então saiba tudo sobre a Universidade de Brasília: cursos, formas de…
O calor específico é um conceito fundamental da física térmica, utilizado para descrever a quantidade…
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das opções de universidades públicas no Paraná.…