Categorias: Vestibular

5 características de um vestibulando de Medicina para se destacar

A faculdade de Medicina é uma das mais cobiçadas pelos estudantes, portanto, a concorrência para ingressar é enorme. Se você está entrando agora nessa corrida, deve saber que os candidatos a essa carreira têm um padrão de comportamento comum ao longo de seus estudos e durante as provas.

Para que você o conheça, criamos este post com 5 características de um vestibulando de Medicina. Depois, deixamos algumas dicas de cuidados para você ter sucesso nas provas. Vamos lá?

5 características do vestibulando de Medicina

Para você ter sucesso, fique de olho nas seguintes características de quem está prestando vestibular para Medicina.

1. Disciplina

Você já notou o quanto os atletas se preparam para encarar uma competição de alto nível? Pois bem, com o vestibular de Medicina não é diferente. Para se ter uma ideia da concorrência, somente na USP São Paulo, em 2022, a relação candidato-vaga foi de 124,8 estudantes. 

Portanto, se você deseja se destacar, é preciso ter muita disciplina, não procrastinar os estudos e encarar uma rotina diária de muito treino ― tal qual fazem os atletas de elite. Do contrário, infelizmente, as chances de passar serão reduzidas.

2. Organização

Um estudante pode ser muito disciplinado, porém não saber se organizar de maneira prática. Como os conteúdos programáticos são extensos e cansativos, tanto quanto as provas, saber se organizar é o primeiro passo para ter melhor desempenho nos estudos e nos exames. 

Ao se organizar, você consegue focar em itens importantes e, principalmente, poupar energia para concluir com sucesso suas metas e objetivos para o vestibular.

3. Concentração

A concentração é outro ponto-chave em todos os momentos ― da fase de estudos até as provas. Essa habilidade de manter o foco no seu propósito e evitar distrações, seja com coisas que não têm a ver com sua atividade, seja com pensamentos que poluem a mente na hora do exame, é fundamental para ter melhores resultados.

Como estamos envoltos em muitas distrações, especialmente por causa da enxurrada de informações que nos invadem todo dia, é preciso saber separar o que é útil do que não é na hora de encarar as tarefas do vestibular de Medicina.

4. Agilidade

Assim como os atletas, outra das características de um vestibulando de Medicina é ser ágil, tanto na apreensão dos conteúdos quanto na resolução das questões de cada exame. Para isso, é preciso desenvolver um método pessoal que envolva concentração, memorização, foco, entre outros, além de técnicas de interpretação das questões.

Como agilidade é uma questão de treinamento, em vez de uma habilidade puramente inata, invista em conhecer formas de desenvolvê-la para ter menos estresse nos estudos e maior rendimento nas provas.

5. Capacidade de raciocínio lógico e memorização

Aqui, juntamos duas características de um vestibulando de Medicina, desenvolvidas por meio de técnicas de estudo. Não são poucos os candidatos dessa carreira que investem até mesmo em cursos focados no desenvolvimento do raciocínio lógico e memorização. 

Alguns desses métodos são consagrados pela neurociência, e acabam turbinando seu cérebro, como é o caso dos métodos mnemônicostécnicas de retenção e recordação de informações.

Quais cuidados você deve ter para se destacar nas provas

Agora que você conheceu algumas das principais características de um vestibulando de Medicina, vamos citar alguns cuidados importantes que você deve ter para desenvolvê-las.

  • tenha um plano de estudos adequado às exigências do vestibular de Medicina;
  • desenvolva um cronograma de estudos que colabore com sua produtividade;
  • crie um espaço de estudos organizado, limpo e livre de distrações;
  • use a tecnologia com sabedoria, evitando jogos, redes sociais, conversas em chats etc. durante os estudos;
  • pratique seu autocuidado (ter alimentação adequada, dormir bem, exercitar-se diariamente, dar-se momentos de lazer);
  • conte com o apoio de um curso preparatório online.

Todos esses cuidados contribuem para que você desenvolva fortemente as características de um vestibulando de Medicina, pois auxiliam que você crie sua própria estratégia de estudos e conquiste maior autoconhecimento e equilíbrio, itens indispensáveis para se dar bem nas melhores instituições do país.

Então, mãos à obra! Comece agora mesmo sua tática de estudos e, com certeza, a vaga será sua. Mas, antes de ir embora, assine já nossa newsletter para receber mais dicas!

Stoodi

Postagens recentes

Melhores universidades particulares do Mato Grosso

Para quem está em busca de uma universidade particular para fazer seus estudos e garantir…

% dias atrás

Como fazer um prompt perfeito

Para quem usa o ChatGPT como um aliado nos estudos, sabe que, muitas vezes, pode…

% dias atrás

Como escolher o melhor cursinho para o Enem?

Sempre é o melhor momento para começar a preparação para a prova do Enem, não…

% dias atrás

O que é Chat GPT?

Se você não esteve isolado da internet no último ano, com certeza já ouviu falar…

% dias atrás

Quais são as diferenças entre universidade municipal, estadual e federal?

O Ensino Médio é um momento de transição, no qual você está, provavelmente, já de…

% dias atrás

Isenção Enem 2024: confira as datas e como solicitar

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa já! Afinal,…

% dias atrás