Começar pelas questões mais fáceis é uma estratégia para administrar melhor o tempo
A professora Karina já havia contado algumas dicas de como se organizar para a Fuvest. Agora, ela ensina como se concentrar durante a prova. Confira:
1. Se perceber a ansiedade aumentando, principalmente aquela que nos acomete nos minutos iniciais, respire lentamente, inspirando pelo nariz e soltando pela boca. Observe o abdômen se expandir com a inspiração e “empurre” o umbigo contra as costas durante a expiração, bem devagar. Alguns minutos desse exercício restituem a tranquilidade.
2. Leia cuidadosamente cada questão. Sem pressa.
3. Comece pelas questões mais fáceis, depois faça as intermediárias e, por último, as mais difíceis. Além de ganhar tempo, isso ajuda a manter a autoconfiança. Se não souber uma questão, pule-a e deixe-a para o final.
4. Alongue-se durante a prova, na cadeira mesmo: estique as pernas, alongue braços, rotacione pescoço e punhos. Levante-se ao menos uma vez, para favorecer a circulação sanguínea.
5. Passe as respostas para o gabarito com muita atenção. Se puder, comece a passar antes, a cada dez ou quinze questões resolvidas.
6. Imagine-se a única pessoa na sala. Ignore o que fazem os demais; se respondem rápido, se saem cedo, se parecem nervosos, se ficam até o fim… Não se preocupe com a velocidade e concentre-se na sua prova. Nem sempre quem sai primeiro tem o melhor desempenho!
Se você já passou horas estudando e, dias depois, percebeu que esqueceu quase tudo, saiba…
O vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está entre os mais disputados do país.…
Estudar para o Enem e vestibulares exige estratégia, o que também envolve aprender o máximo…
Se você está buscando informações completas sobre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), chegou ao…
Você já ouviu falar na geração de 1945? Essa fase marca um novo momento da…
Se você é um candidato para vagas no Ensino Superior no próximo ano, um dos…